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Bioquímica

Código: LAGPL1158    Sigla: BIOQ
Área Científica: Biologia e Bioquímica

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRPL 22 Despacho n.º 10342/2023 de 09/10 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LAGPL_1DIA

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 16,00

LAGPL_1A

Ensino Teórico: 12,00
Teórico-Práticas: 16,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA   1,00
Rute Maria Filipe Vitor - ESA   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Filipa Cristiana Reis Oliveira - ESA   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição dos conhecimentos essenciais no que respeita à estrutura e propriedades das moléculas biológicas e vias metabólicas mais importantes. Estudo dessas propriedades e aprendizagem de técnicas laboratoriais

Conteúdos programáticos

Teóricos:
1. Biomoléculas: 1.1. Glúcidos. 1.2. Proteínas. 1.3. Lípidos. 1.4. Vitaminas. 2. Catálise enzimática e regulação enzimática. 3. Ácidos nucleicos e transferência da informação genética. 4. Principais vias catabolicas: 4.1. Introdução ao metabolismo, a energia nas reacções biológicas. 4.2.Vias de oxidação da glucose. 4.3. Degradação dos acilgliceróis . 4.4. Catabolismo proteico. 5. Fotossíntese: 5.1. Fotossistemas e fotofosforilação. 5.2. Ciclo redutor da pentose-fosfato. 5.3. Diferenças nas plantas C3, C4 e CAM.
Laboratoriais
Preparação de amostras. 2. Métodos espectroscópicos para doseamento de proteínas e ácidos nucleicos. 3. Métodos de separação. 4. Catálise enzimática.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se dar os princípios dos processos químicos que ocorrem no organismo, focando para isso primeiro as moléculas biológicas, caracterização e propriedades, para seguidamente focar os principais processos de obtenção de energia e de síntese de moléculas biológicas

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologia de Ensino: sessões expositivas interativas; aulas laboratoriais e teórico-práticas para aquisição de competências práticas, análise e tratamento de resultados.
Avaliação contínua: Componente teórica (CT), 2 provas escritas (T1 e T2), com inscrição obrigatória no LMS. Componente prática (CP), até quatro fichas/relatórios em grupo.
Classificação Final = 0.70 (CT)+ 0,30 (CP), CT= média de T1 e T2, e CP = média das fichas/relatórios.
Para dispensa é obrigatória a presença nas aulas laboratoriais e nenhuma das componentes poderá ter nota inferior a 8/20.
Exame: prova escrita, Classificação Final = 0.70 (CT)+0,30 (CP). Dispensa parcial de exame desde que a nota da componente prática ou teórica tenha sido igual ou superior a 10.
Em caso de não aprovação na UC, o/a estudante pode manter a nota da componente prática ou teórica até 1 ano letivo. Caso não deseje manter estas condições o/a estudante deve informar por e-mail a responsável da UC até 15 dias após o início das aulas.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas sessões teóricas pretende-se dar os fundamentos teóricos relativos às moléculas biológicas e metabolismo. Nas sessões laboratoriais os estudantes irão adquirir competências relativamente às técnicas aplicadas à análise de biomoléculas. Nas sessões tutoriais pretende-se analisar artigos científicos e estudos caso relevantes para a unidade.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bettelheim, F. A. & Landesberg, J. M.(2001), Laboratory experiments for organic and biochemistry, 4th ed.
Harcourt, 299 pp.
Bettelheim, F. A., Brown, W. H. & March, J.( 2001), Introduction to organic & biochemistry, 4th ed.
Harcourt, 463 pp
Campos, L. S. (2005), Entender a bioquímica, 4ª ed. Escolar Editora, 683 pp.
Martinho Simões, J. A.,. Botas Castanho, M. A. R, Lampreia, I. M. S., Santos, F. J. V., Nieto de Castro, C. A., Norberto, M. F., Pamplona, M. T., Mira, L. & Meireles M. M., (2008). Guia do laboratório de química e bioquímica, 2ª ed, LIDEL, D.L, 203 pp
Quintas, A.; Freire, A.P. & Halpern, M.J. (2008), Bioquímica - Organização Molecular da Vida, Lidel- Edicões Técnicas Lda, Lisboa, 758 pp
Stryer, L.(1988), Biochemistry, 3rd ed., Freeman, N.Y, 1089 pp
Voet, D., Voet, J. G. & Pratt, C. W.(2013), Fundamentals of Biochemistry: Life at the Molecular Level, 4th ed. John Wiley & Sons, 1077 pp. 

Observações