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Nutrição Vegetal e Fertilização

Código: LAGPL1203    Sigla: NVF
Área Científica: Produção Agrícola

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Geociências - Geoc

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRPL 16 Despacho n.º 14199/2014 de 24/11 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LAGPL_2DIA

Teórico-Práticas: 46,00

LAGPL_2A

Teórico-Práticas: 48,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Angela Cristina de Brandão Fonseca Oliveira Prazeres - ESA   3,47
Samuel Pedrosa Guerreiro - ESA   0,53

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Angela Cristina de Brandão Fonseca Oliveira Prazeres - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer os nutrientes vegetais e estar familiarizado com o seu comportamento no solo e dentro da planta. Inferir sobre os efeitos do solo no crescimento vegetal. Conhecer as melhores práticas de fertilização para obter uma melhor produção, tendo em atenção o incremento da fertilidade do solo e a qualidade ambiental.

Conteúdos programáticos

Crescimento vegetal. Fatores que afetam o crescimento vegetal. Elementos essenciais à nutrição das plantas. Azoto nas plantas e no solo. Fósforo nas plantas e no solo. Potássio nas plantas e no solo. Cálcio magnésio e enxofre. Micronutrientes. Ciclos biogeoquímicos e interações entre nutrientes. Principais métodos de avaliação da fertilidade do solo. Análises de terras, parâmetros a analisar e colheita de amostras. Análises de plantas. Métodos laboratoriais e de campo. Fertilizantes, características gerais dos vários tipos de adubos e corretivos. Utilização dos fertilizantes. Utilização de adubos e corretivos em termos de qualidade, quantidade, épocas e técnicas de aplicação. Fertilização em condições especiais, produção integrada, agricultura biológica e em hidroponia. A fertilização das principais culturas. Cálculos de fertilização das culturas. Aspetos económicos e ambientais da fertilização. A fertilização como meio de poluição e de despoluição dos solos, ar e água.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O estudante ao conhecer os nutrientes do solo, as suas interações e as relações com o meio exterior, nomeadamente com as plantas e com o Homem, será capaz de tomar decisões acerca do modo de agir quando confrontado com a necessidade de analisar as terras, fertilizar os solos de modo a nutrir as plantas, de uma forma sustentada, tendo em atenção a proteção do meio ambiente, o carácter económico das várias atividades e a legislação nacional adaptada à região.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O ensino teórico e prático assenta em sessões de exposição das temáticas, apoiadas por lecionação clássica apoiada ou não por apresentações em PowerPoint. A aprendizagem teórica e prática passa pelo conhecimento global da fertilidade do solo e da fertilização em que o estudante vai desenvolver competências através do estudo de um solo por ele escolhido deste a sua colheita até à recomendação de fertilização. Através da orientação tutorial é complementado o conhecimento específico da fertilização estudada.

- Assistência às aulas: Facultativa;
- Avaliação contínua: Duas provas escritas e dois trabalhos;
- Condições para admissão a exame final: estar legalmente inscrito na UC;
- Fórmula de dispensa de exame final: Média das provas escritas * 70% + trabalhos * 30% > 10 valores;
- Exame final: Uma prova escrita.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A existência de dois testes de avaliação permitirá ao estudante acompanhar as matérias lecionadas ao longo do semestre. A existência de dois trabalhos de aplicação de conhecimentos das atividades práticas de campo e laboratório, leva a uma atividade contínua do estudante ao longo das semanas estando sempre enquadrado com os assuntos em análise.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Brandy, Nyle C.; Weil, Ray R.2016. The Nature and Properties of Soils. 15.ª edição. Pearson Education, Ltd, USA,
INIAP - Laboratório Químico-Agrícola Rebelo da Silva. 2006. Manual de Fertilização das Culturas. INIAP. Lisboa.
MADRP. 1997. Código de boas práticas agrícolas para a protecção da água contra a poluição com nitratos de origem agrícola. MADRP. Lisboa.
Risdales, Samuel et all. 2016. Soil Fertility and Fertilizers. 8.ª Ed. Pearson Education, Ltd, London
Santos, J. Q. 2012. Fertilização. Fundamentos da Utilização de Adubos e Corretivos. 4.ª ed. Publicações Europa-América. Lisboa.
Varennes, Amarilis. 2003. Produtividade dos solos e ambiente. Escolar Editora. Lisboa.

Observações

Metodologias de ensino (avaliação incluída): De acordo com o Despacho N.º 16/2021 da direção da ESAS, as aulas teóricas são ministradas em sala, com a presença de estudantes até ao limite da lotação da mesma. Num modelo de rotação semanal, os demais estudantes têm acesso às aulas teóricas a distância. As aulas práticas são presenciais. As provas de avaliação periódicas e os exames são presenciais. Nota: Caso ocorra um agravamento da epidemia da Covid-19, poderá haver redução da proporção das aulas presenciais ou mesmo a sua total substituição por ensino a distância.