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Mercados e Desenvolvimento Sustentável

Código: LAGPL1309    Sigla: MDS
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gestão e Marketing e Economia e Desenvolvimento (GMED)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRPL Despacho n.º 10342/2023 de 09/10 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LAGPL_3A

Teórico-Práticas: 0,00

LAGPL_3DIA

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O objetivo principal é o de proporcionar aos formandos a capacidade de compreender as políticas económicas explicativas do funcionamento dos mercados agrícolas nacionais e internacionais. Pretende-se que os alunos conheçam as principais características dos sectores agrícola e agroalimentares nacionais, sejam capazes de analisar as decisões de produtores e consumidores, estejam aptos a compreender e analisar a organização e o desempenho da economia, bem como os efeitos das políticas macroeconómicas e de mercado, compreendam as tendências do mercado integrando as análises da concorrência e da envolvente numa visão sistémica de melhoria competitividade da sua organização; definam a abordagem às variáveis de marketing e o impacto das suas políticas na estratégia da empresa e no impacto da sua atuação no agronegócio.

Conteúdos programáticos

Caracterização e evolução do sector agrícola em Portugal: as principais regiões de produção, as estruturas agrícolas, os produtos agrícolas e pecuários mais relevantes. Instituições e mercados agrícolas em Portugal. Noções de economia necessárias à compreensão dos mercados agrários. Mercados mundiais dos principais produtos alimentares. Sistemas alimentares sustentáveis - Produção e Consumo sustentável. Estratégia de marketing: da análise de oportunidades à definição dos objetivos e fontes de mercado. Políticas de marketing. Marketing territorial e desenvolvimento rural. Impactos ambientais e sociais dos mercados alimentares. Instrumentos e técnicas de apoio ao desenvolvimento rural. European Green Deal ¿ novas abordagens às políticas nas áreas da Biodiversidade, Farm to Fork; Agricultura sustentável, Ações climáticas, etc. Bioeconomia circular: oportunidades para a transição agroecológica e o desenvolvimento sustentável.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os mercados agrícolas e alimentares sofreram importantes alterações nas últimas décadas. O incremento da competitividade do agronegócio, potenciado por uma orientação de marketing, tem tido o seu foco no desenvolvimento de produtos que satisfaçam as preferências diversas de segmentos de mercado distintos. A natureza dinâmica e cada vez mais global dos sistemas agroalimentares aumenta a necessidade de skills em análise de mercados, planeamento e gestão de marketing. Esta unidade curricular aborda os conceitos básicos das teorias económicas e de marketing enquadrando-os no contexto da produção, transformação e distribuição dos produtos agrícolas, pecuários e agroalimentares. Os alunos irão adquirir uma compreensão dos aspetos estruturais, institucionais, organizacionais e políticos, que em permanente mudança afetam as cadeias agroalimentares, bem como as teorias e os conceitos económicos e de marketing fundamentais necessários para a análise e o funcionamento sustentável dos mercados.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As aulas serão constituídas pela apresentação e desenvolvimento dos fundamentos teóricos, debate sobre os temas e aplicação desses conhecimentos através de exercícios. O regime de avaliação reflete-o através da realização de um trabalho prático que analise um mercado de um produto agrícola. Serão utilizadas metodologias: expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos; ativa, através da resolução de casos práticos e sua discussão; colaborativa, através da realização de trabalho em grupo.
Dispensa de exame final: 1 prova escrita (com um peso de 60% na avaliação final) + 1 trabalho (com um peso de 40% na avaliação final). Trabalho de grupo com máx.de dois elementos e obrigatoriamente objeto de relatório escrito e apresentação oral e avaliação igual ou superior a 10 valores.
Admissão a exame final: Exame final: 1 prova escrita (60%) + classificação do trabalho de grupo (40% na avaliação final) ou Exame final: 1 prova escrita (100%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando as principais temáticas abordadas no contexto teórico-prático, procura-se estabelecer um equilíbrio entre os conhecimentos e as competências a adquirir. Considerando-se fundamental que os estudantes inscritos nesta u.c. tenham as competências adequadas para analisarem diferentes situações reais impõe-se a abordagem expositiva preponderante nas aulas iniciais.
As metodologias de ensino tentam responder às seguintes intenções:
- que os conteúdos programáticos sejam compreendidos e facilmente assimilados;
- que assegurem uma relação intensa entre conhecimento e prática;
- que garantam a consolidação dos conhecimentos adquiridos, nesta fase, ou em fases posteriores, a nível profissional ou quando pretendam dar continuidade a outros ciclos de estudos.

As metodologias de ensino que se pretendem adotar respondem à definição dos objetivos expressos e à tipologia, essencialmente teórico-prática da unidade curricular. Isto é, para a aquisição dos conceitos teóricos fundamentais considera-se que o mais adequado é o método expositivo, o que não implica que o estudante não seja obrigado a participar na identificação dos conceitos a difundir. Se para os conceitos estruturantes de economia, marketing e políticas e respetivas funções, não se esgotam as metodologias expositivas, para que os estudantes dominem as dinâmicas dos mercados juntam-se outras metodologias que permitem a aquisição de competências para analisar, compreender e decidir entre os diferentes cenários a opção estratégica a adotar na sua organização. Acresce ainda a existência de linhas orientadoras e suporte bibliográfico específico que é disponibilizado pelo(s) docente(s) na forma de acompanhamento tutorial para a realização dos desafios lançados e para que os estudantes tenham a informação necessária para a tomada de decisão perante os vários cenários alternativos nos problemas que hoje são propostos ou que com que poderão vir a ser confrontados num contexto profissional.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Avillez, F. et all (2010). A agricultura portuguesa e o futuro da PAC pós¿2013
Avillez, F. et all (2004). Rendimento e Competitividade agrícolas em Portugal: evolução recente, situação atual e perspetivas futuras. AGRO.GES.
De Baynast, A.; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P. & Rodrigues, V. (2018): Mercator 2018 25 Anos - O Marketing na era digital. (17ª ed.). Lisboa: Publicações Dom Quixote, Grupo Leya.
GPP (2015). Cultivar: cadernos de Análise e Prospetiva, nº 1
GPP (2016). Cultivar: cadernos de Análise e Prospetiva nº 6
GPP (2023). Cultivar: cadernos de Análise e Prospetiva nº 28
Krugman, P. e Wells, R. (2007). Introdução à Economia, 3ª reimpressão, Elsevier, Brasil.


Na página Moodle serão indicados outros elementos para consulta