Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimentos teóricos e práticos sobre enologia. Na enologia moderna o vinho é esboçado do copo até à uva ("from glass to grape"). Pretende-se que os estudantes conheçam e saibam utilizar as ferramentas tecnológicas que hoje estão ao dispor dos enólogos para elaborar vinhos de diferentes estilos de acordo com os consumidores a que se destinam.
Conteúdos programáticos
1. Introdução. 2. Vinificação de vinhos: brancos, tintos, rosados, espumantes. 3. Vinificações especiais. 4. Composição do vinho e sua ligação com a análise sensorial. 5. Estabilização do vinho. 6. Colagem. 7. Filtração. 8. O uso da madeira (barricas ou alternativos) no vinho. 9. Doenças e contaminações. 10. Higienização da adega. 11. Resolução de exercícios. 12. Ensaios laboratoriais. 13. Avaliação de Boletins de análise de vinhos. 14. Introdução à prova de vinhos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A aprendizagem das matérias acima referidas tem por objetivo dotar o aluno de uma base técnicocientífica para compreender e integrar os conceitos, por forma a ficarem aptos a poderem trabalhar em adega, na produção de vinhos, no controlo da qualidade de vinhos, e comunicar, de forma eficaz, com profissionais de marketing e do ramo comercial.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões teórico-práticas. As sessões teóricas, expositivas, serão complementadas com as sessões práticas.
Todos os estudantes legalmente inscritos estão admitidos a exame.
Avaliação contínua: realização de duas provas escritas (PE) e um trabalho de pesquisa (TP), nenhum dos elementos de avaliação pode ter classificação mínima inferior a 8 (oito) valores.
- Classificação final de dispensa de exame = PE*0,7 + TP* 0,3 (50% escrito + 50% apresentação oral).
O exame consta de uma prova teórica escrita (PE) e uma prova laboratorial escrita (PP).
- Classificação de exame = PE * 0,7 + PP * 0,3, nenhuma das provas pode ter classificação mínima inferior a 8 (oito) valores; (caso não tenha optado por avaliação continua).
Classificação de exame = PE * 0,6 + PP * 0,2 + TP * 0,2; nenhuma das provas pode ter classificação mínima inferior a 8 (oito) valores; (caso não tenha obtido classificação positiva na avaliação continua).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões expositivas serão apresentados os conceitos e metodologias fundamentais à compreensão dos conteúdos programáticos, complementados nas aulas práticas laboratoriais e na adega.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Curvelo-Garcia, A.S., Barros, P. (2023) - Química enológica - métodos analíticos. Avanços recentes no controlo da qualidade de vinhos e de outros produtos vitivinícolas. 2ª Ed. Agrobook. 803 pp. Dias-Cardoso, A. (2019). O vinho: da uva à garrafa. 2ª Ed. Agrobook. 444pp. Iland, P.; Bruer, N.; Ewart, A.; Markides, A.; Sitters, J. (2004). Monitoring the winemaking process from grapes to wine techniques and concepts. 116pp. Iland, P; Edward, G.; Wilkes, E.; Bruer, N. (2004). Chemical Analysis of Grapes and Wine: Techniques and Concept Jackson, R.S. (2002). Wine Tasting: a professional handbook. U.F.S.C. (editora). Ribéreau-Gayon, P.; Dubourdieu, D., Donèche, B.; Lonvaud, A. (2006). Handbook of Enology. Volume 1: The Microbiology of Wine and Vinifications; Volume 2: The Chemistry of Wine Stabilization and Treatments. John Wiley & Sons. Robinson, J. (2001). Guia de castas. Cotovia.