• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LBBA1104
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Aplicações em Ciência e Tecnologia

Código: LBBA1104    Sigla: ACT
Área Científica: Informática na Óptica do Utilizador

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Tecnologias da Informação - TInf

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LBBA 20 Despacho n.º 7512/2022 de 15/06 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LBBA_1

Teórico-Práticas: 52,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Albertina Maria Gomes Ferreira - ESA   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Albertina Maria Gomes Ferreira - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os estudantes desenvolvam as competências fundamentais para explorar e dominar folhas de cálculo e bases de dados, no âmbito da aquisição e tratamento de dados de forma a: desenvolver competências a nível da organização e estruturação de dados; utilizar com desenvoltura as ferramentas informáticas na resolução de problemas e perceber a sua importância na tomada de decisões; compreender os diferentes tipos de dados e como a sua organização pode afetar as tomadas de decisão; desenvolver a capacidade de apresentar e discutir dados/informação assim como a capacidade de responsabilização em projetos de trabalho em equipa.

Conteúdos programáticos

Conceito e estrutura da folha de cálculo: visualização e manipulação das folhas de trabalho.
Entrada e tipos de dados: texto, números, data e hora, combinar texto e números, preenchimento de séries, retorno automático de texto.
Formatação de dados: automática e personalizada.
Fórmulas, funções e operadores: linguagem natural, tipos de referências, funções matemáticas, funções de texto, funções data/hora, funções de pesquisa e referência, funções estatísticas, funções de base de dados.
Validação de dados.
Ordenação, subtotais, filtros automáticos e avançados, criação de listas personalizadas, transferência de dados entre aplicações, impressão da informação.
Gráficos, tabelas e gráficos dinâmicos.
Ambiente de base dados relacionais.
Tabelas: estrutura, chaves primárias, relacionamentos, propriedades.
Pesquisa de informação: consultas.
Formulários e relatórios: funções, campos calculados, propriedades.
Macros: ações, associação de macros a botões.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Abordagem integradora do funcionamento das tecnologias de informação no âmbito do tratamento de dados com a execução de exercícios práticos e recurso a ferramentas e dados que possibilitam a concretização dos objetivos da unidade curricular.
Aplicação, de forma criativa e crítica, dos conhecimentos, capacidades e atitudes na resolução de atividades concretas no âmbito da unidade curricular.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas teórico-práticas com exposição de matéria e desenvolvimento de exercícios práticos. Nestes exercícios o estudante deverá aplicar os conhecimentos adquiridos a situações concretas utilizando as ferramentas disponíveis.

AVALIAÇÃO
1. Condições para admissão a exame final
Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final.
2. Condições de dispensa a exame final
Realização de 2 provas práticas que poderão facultar a dispensa de exame final.
Para que ocorra dispensa de exame final é necessário que a média das provas práticas seja igual ou superior a 10 valores. Nenhum dos elementos de avaliação pode ter uma classificação inferior a 8 valores.
3. Exame final
Consta da realização de uma prova prática.

Em qualquer prova é obrigatória uma inscrição no moodle, realizada até ao final do terceiro dia anterior à data marcada para a prova.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas aulas serão expostos os conceitos e teorias que posteriormente serão aplicados no desenvolvimento dos exercícios práticos.
Deverá ser executado trabalho complementar, fora do horário letivo, com apoio tutorial, garantindo os objetivos propostos.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Alexander, M., Kusleika, R., & Walkenbach, J. (2018). Excel 2019 Bible. USA: John Wiley & Sons.
Alexander, M., & Kusleika, R. (2018). Access 2019 Bible. USA: John Wiley & Sons.
Carlberg, C. (2014). Statistical Analysis: Microsoft excel 2013. Indianapolis, IN: Que Publishing.
Carvalho, A. (2018). Access Para Gestão. Lisboa: Edições FCA.
Gouveia, F. (2021). Bases de Dados - Fundamentos e Aplicações. 2.ª edição aumentada. Lisboa: FCA - Editora de informática.
Manzano, A. & Manzano, J. (2019). Excel 2019: Avançado. São Paulo: Edições Érica.
Marques, P. C. & Costa, N. (2014). Fundamental do EXCEL. Lisboa: FCA - Editora de informática.
Martins, A. (2019). Aprenda Excel com Casos Práticos. Lisboa: Edições Sílabo.
Pataro, A. (2019). Dominando o Excel 2019. São Paulo: Edições Novatec.