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Biologia Animal

Código: LBBA1105    Sigla: BA
Área Científica: Biologia e Bioquímica

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LBBA 22 Despacho n.º 7512/2022 de 15/06 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LBBA_1

Teórico-Práticas: 60,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,33
Ensino Prático e Laboratorial: 0,67

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,33
João André Evaristo de Matos Gago - ESA   1,11
Maria Fernanda da Silva Pires Fernandes Ribeiro - ESA   1,11
Marília Oliveira Inácio Henriques - ESA   1,11
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 0,67
João André Evaristo de Matos Gago - ESA   0,23
Maria Fernanda da Silva Pires Fernandes Ribeiro - ESA   0,22
Marília Oliveira Inácio Henriques - ESA   0,22

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João André Evaristo de Matos Gago - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer a biodiversidade zoológica e a Sistemática do Reino Animal.
Fornecer ao estudante o conhecimento integrado e comparativo da evolução dos processos biológicos de funcionamento do corpo dos animais.
Conhecimento especializado da fisiologia dos sistemas cardiorrespiratório, músculo-esquelético, digestivo, reprodutor e nervoso do ser humano como modelo de animal vertebrado com elevado grau de complexidade e especialização funcional.
Análise aplicada e comparativa da anatomofisiologia de aves e mamíferos de interesse zootécnico.

Conteúdos programáticos

Perspetiva evolutiva da diversidade zoológica existente na Terra.
Sistemática da Biodiversidade Animal. Descrição das principais características dos animais pertencentes aos diferentes Filos animais. Análise da evolução e da complexidade anatomofisiológica dos organismos pertencentes aos diferentes Filos.
Fisiologia e especialização do sistema esquelético, muscular, digestivo, reprodutor, excretor, nervoso e endócrino do ser humano.
Análise, avaliação e identificação de aspetos particulares da anatomofisiologia de aves e mamíferos com interesse zootécnico com aplicações diretas no maneio da sua produção.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando as principais temáticas abordadas no contexto teórico e prático, procura-se estabelecer um equilíbrio entre os conhecimentos e as competências a adquirir. Primeiramente é enquadrada uma perspetiva biológica, evolutiva e ecológica sobre a diversa biodiversidade animal dotando os estudantes de conhecimentos teóricos e práticos ao nível da identificação zoológica dos diversos filos e classes de animais, assim como da evolução comparativa ao nível do aumento da complexidade do funcionamento dos órgãos e sistemas.
Posteriormente os conteúdos programáticos irão permitir que os estudantes adquiram conhecimentos especializados sobre a fisiologia dos principais, órgãos, sistemas e aparelhos que operam na vida do ser humano.
Finalmente, é enquadrada a anatomofisiologia dos animais de produção relacionando-a com o maneio zootécnico.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Ensino-aprendizagem: Aulas teórico-práticas, com exposição e demonstração. O ensino teórico é efetuado através de sessões de exposição das temáticas definidas nos conteúdos programáticos. Nas sessões de ensino teórico-prático são usados organismos tipo como moluscos, crustáceos, insetos, peixes e equinodermes e também modelos anatómicos específicos que permitem uma melhor compreensão da anatomia e fisiologia do homem e das aves e mamíferos com interesse zootécnico. Para estes últimos também será feita a observação direta dos organismos existentes na exploração pecuária da Quinta do Galinheiro.
Avaliação:
1 - Condições para admissão a exame final
Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final.
2 - Condições de dispensa a exame final
- Os estudantes devem realizar 2 provas escritas, ambas com classificação superior a 8,0 valores, e cuja média seja maior ou igual a 10 valores.
3 - Exame final
Consta da realização de uma prova escrita.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino associam uma componente mais teórica, expositiva e de integração, relacionada com a transmissão de conhecimentos (diversidade zoológica, sua organização, classificação e fisiologia), com uma componente mais prática e demonstrativa, realizada dentro e fora da sala de aula (identificação de exemplares de organismos mais simples, visualização de modelos anatómicos, órgãos, esqueletos, e contacto com animais da exploração pecuária da ESAS) que pretende dotar os estudantes de algumas competências ao nível da identificação do todo e das partes funcionais dos organismos. As sessões tutoriais são momentos de interação com os estudantes com o objetivo de apoiar a análise e integração das diferentes matérias.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Eckert R., Randall D., Burggren W. & French K. (2001). Animal Physiology - Mechanisms and Adaptations (5th ed.). W.H.Freeman & Co Ltd.
Frandson, R.D., Lee Wilke, W. & Anna Dee Fails (2009). Anatomy and Physiology of Farm Animals. Ames, Iowa: Wiley-Blackwell.
Hickman C., Roberts L., Keen S., Larson A. & Eisenhour D. (2008). Integrated Principles of Zoology (14th ed.). New York: McGraw-Hill Education.
Seeley, R. R., Stephen, T.D., & Tate, P. (2011). Anatomia e fisiologia (8ª ed.). Lisboa: Lusociência.