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Biologia Vegetal

Código: LBBA1150    Sigla: BV
Área Científica: Biologia e Bioquímica

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LBBA 22 Despacho n.º 7512/2022 de 15/06 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LBBA_1

Teórico-Práticas: 44,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
João Manuel Rodrigues de Oliveira - ESA   1,00
Sara Lobo Dias - ESA   2,00
Sílvia Carneiro Alves - ESA   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sílvia Carneiro Alves - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O objetivo da unidade curricular de Biologia Vegetal é: (i) aprofundar conhecimentos sobre a organização estrutural e funcional das plantas (com maior ênfase nas plantas com semente), o seu desenvolvimento, a sua diversidade e a sua interação com o meio ambiente; (ii) dotar os estudantes de competências nos domínios da identificação de plantas e da recolha e análise de dados sobre as condições fisiológicas das plantas. 

Conteúdos programáticos

1. Diversidade: evolução e classificação das plantas; sistemática; introdução à taxonomia e à nomenclatura vegetal; algas verdes, briófitos, pteridófitos e espermatófitos.
2. Estrutura e desenvolvimento dos espermatófitos: desenvolvimento do embrião e da semente; germinação; desenvolvimento vegetativo e morfologia e anatomia dos órgãos vegetativos; desenvolvimento reprodutivo e seu controlo genético, e morfologia e anatomia dos órgãos reprodutivos; senescência e morte.
3. Fisiologia dos espermatófitos: hormonas vegetais e a regulação do crescimento e do desenvolvimento; fatores externos no crescimento e desenvolvimento vegetal (tropismos, ritmos circadianos, foto-periodismo, vernalização); a água no sistema solo-planta-atmosfera; nutrição mineral e transporte de nutrientes; fotossíntese, respiração e fotorrespiração; translocação de foto-assimilados; fisiologia do stress.
4. Sistemática de espermatófitos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O primeiro capítulo repassa todo o mundo vegetal e a complexidade e critérios para a sua classificação; o segundo capítulo ocupa-se da estrutura e desenvolvimento das plantas com semente, continuando o estudo deste último no terceiro capítulo, que trata da fisiologia dessas plantas. Por fim, o último capítulo aprofunda a sistemática das plantas com semente.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O ensino é ministrado em aulas teórico-práticas.
A avaliação é um exame final teórico-prático. Todos os estudantes estão admitidos a exame.
É possível a dispensa parcial de exame. Para o efeito existe 1 prova teórico-prática (na plataforma LMS). A obtenção de um mínimo de 10 nessa prova permite a dispensa dessa componente teórica no exame final. Os estudantes com dispensa parcial terão de obter um mínimo de 10 no remanescente realizado em exame final para poderem concluir a unidade curricular.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pela natureza dos conteúdos programáticos, a organização em aulas teórico-práticas permite dosear a componente expositiva e a componente prática de cada tema na proporção mais consentânea.
A oportunidade de uma prova para dispensa parcial de exame final, pretende ser um compromisso entre uma avaliação desconcentrada relativamente à época de exame, e a separação entre o tempo da aprendizagem e o tempo da avaliação.