• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LBBA1155
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Genética

Código: LBBA1155    Sigla: GEN
Área Científica: Biologia e Bioquímica

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LBBA 22 Despacho n.º 7512/2022 de 15/06 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LBBA_1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 60,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Angelo Mendes Pinto de Figueiredo - ESA   0,67
Carla Marisa Reis Varanda - ESA   0,00
Sílvia Carneiro Alves - ESA   1,33
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Ana Maria Gomes de Sousa Neves - ESA   0,00
Angelo Mendes Pinto de Figueiredo - ESA   0,67
Carla Marisa Reis Varanda - ESA   0,00
Sílvia Carneiro Alves - ESA   1,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sílvia Carneiro Alves - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimento da estrutura, função, regulação e transmissão dos genes. Compreensão das relações entre fenótipo, genótipo e ambiente e das potencialidades da intervenção sobre os genótipos para o melhoramento dos fenótipos. Conhecimento dos fundamentos e dos produtos das principais aplicações tecnológicas da genética.

Conteúdos programáticos

Estrutura e função do gene: evolução do conceito, categorias e organização dos genes.
2. Diversidade genotípica: mutações génicas; recombinação homóloga; transposição; mutações cromossómicas e genómicas; seleção e migração; introdução à genética das populações.
3. Diversidade fenotípica: expressão génica e sua regulação; RNA e a história da vida; fenótipos qualitativos e quantitativos; introdução à genética quantitativa.
4. Transmissão de genes e da sua expressão: replicação e transmissão de ácidos nucleicos; imprinting parental.
5. Genética aplicada: (i) Melhoramento genético: da domesticação ao melhoramento sustentado cientificamente; objetivos e produtos; métodos de obtenção de variabilidade genética; teoria e métodos de seleção. (ii) Técnicas em biologia molecular. Biotecnologia moderna e seus pilares. Análise do genoma e identificação de genes (iii) Engenharia genética: transformação genética, produção de OGM e novas técnicas de melhoramento; aplicações em diversos domínios.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os quatro primeiros capítulos do programa percorrem os conceitos fundamentais da Genética, as causas da diversidade genética, os processos reguladores que a fazem refletir-se na diversidade fenotípica e a transmissão genética e epigenética. O quinto capítulo articula a informação precedente na conceção de instrumentos, técnicas e métodos de aplicação ao desenvolvimento de produtos e serviços, com ênfase na área alimentar.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O ensino inclui aulas teóricas e práticas.
A avaliação é um exame final, com pesos das componentes teórica e prática de, respetivamente, 2/3 e 1/3. Todos os estudantes estão admitidos a exame.
É possível a dispensa parcial de exame. Para o efeito existem 1 prova teórica (na plataforma LMS) e 1 ficha prática (em papel ou na plataforma LMS). A obtenção de um mínimo de 10 na prova teórica permite a dispensa dessa componente teórica no exame final. A obtenção de um mínimo de 10 na ficha prática permite a dispensa da componente prática de exame final. Os estudantes com dispensa parcial terão de obter um mínimo de 10 no remanescente realizado em exame final para poderem concluir a unidade curricular.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas expositivas são fundamentais para apoiar a compreensão de conceitos e processos e integrá-los nas aplicações conducentes ao desenvolvimento de produtos e serviços. A resolução de exercícios nas aulas práticas procura a utilização em rotina de conceitos e a consolidação da compreensão dos processos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Arraiano, C. M. & Fialho, A. M. (Coord.) (2007). O Mundo do RNA: Novos Desafios e Perspectivas Futuras. Lisboa: Lidel, 296 pp.
Griffiths, A. J. F. et al. (2020). An Introduction to Genetic Analysis (12th ed.). New York: W. H. Freeman & Co Ltd., 891 pp.
Hartl, D. L. & Jones, E. W. (2004). Genetics: Analysis of Genes and Genomes (6th ed.). Burlington: Jones and Bartlett Publishers, Inc., 854 pp.
Hayward, M. D., Bosemark, N.O. & Romagosa, I. (Eds) (1993). Plant Breeding: Principles and Prospects. London: Chapman & Hall, 550 pp.
Telo da Gama, L. (2002). Melhoramento Genético Animal. Lisboa: Escolar Editora, 306 pp.
Watson, J. et al. (2007). Recombinant DNA: Genes and Genomes - A Short Course. Cary: Cold Spring Harbor Laboratory Press, 474 pp.