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Macroeconomia

Código: LCFB10116    Sigla: MACEC
Área Científica: Estatística

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LCFB1 53 Despacho n.º 7709/2018, de 10 de agosto 4,5

Horas Efetivamente Lecionadas

LCF-TA_TB

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Nuno Carlos Prazeres Marques Leitão - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Carlos Prazeres Marques Leitão - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular pretende proporcionar uma introdução à teoria macroeconómica. Procura-se compreender a existência económica do país, bem como o funcionamento da economia nacional com o resto do mundo. É esperado que os estudantes obtenham competências no uso de técnicas e instrumentos de análise que lhe permitam compreender os mecanismos de funcionamento da atividade económica e os diversos circuitos económicos.

Conteúdos programáticos

1. Porquê estudar Macroeconomia
2. Contabilidade Nacional
3. Modelos Keynesianos
4. Mercado Real e Mercado Monetário
5. Política Cambial
6. Crescimento Económico
7. Mercado de Trabalho 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade curricular pretende proporcionar uma introdução à teoria macroeconómica. Procura-se compreender os diversos circuitos económicos, bem como a política orçamental e monetária, o crescimento económico e a sua associação com o mercado de trabalho. É esperado que os estudantes obtenham competências no uso de técnicas e instrumentos de análise económica, que lhe permitam entender os mecanismos de funcionamento dos mercados de bens e serviços em ambiente de economia aberta. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A unidade curricular integrará o estudo de conceitos e técnicas de análise macroeconómica no âmbito de cada capítulo, acompanhadas pela resolução de exercícios práticos, bem como a realização de um trabalho individual, que serão entregues ao professor na aula em data previamente estabelecida. Esta unidade curricular requer uma intensa participação dos estudantes na resolução de exercícios práticos. Tal, permite uma aprendizagem interativa e aplicativa.
A avaliação será realizada através de teste escrito no final do semestre.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade curricular de Macroeconomia articula conhecimentos da contabilidade nacional, dos modelos Keynesianos, da política orçamental e monetária em economia interna e com o resto do mundo, bem como o crescimento económico e do mercado de trabalho.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Burda M., Wyploz, C. Macroeconomics, A European Text 6ª Edition, Oxford University Press, 2012.
Krugman, P, Wells, R. Macroeconomics, Worth Publishers, 2009.
Nabais C, Ferreira, R.V. Macroeconomia, Lições & Exercícios, LIDEL Portugal, 2012.
Sousa, M. E. F, Gomes O., M., C. Análise Económica, Conceitos e Exercícios Resolvidos, Edições Sílabo, 2015.