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Gestão de Recursos Humanos

Código: LCFB10123    Sigla: GRH
Área Científica: Gestão de Recursos Humanos

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Gestão de Recursos Humanos

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LCFB1 45 Despacho n.º 7709/2018, de 10 de agosto 4,5

Horas Efetivamente Lecionadas

LCF-2-TA

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Fábio Mousinho Pinto - ESGTS   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fábio Mousinho Pinto - ESGTS Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

  • Perspetivar o sistema de gestão de recursos humanos no contexto da gestão global da Organização, bem como conhecer as principais tendências da Gestão de Pessoas.
  • Caracterizar as técnicas e procedimentos de gestão de recursos humanos quanto à sua utilidade, às suas características de aplicação e respetivos fatores de sucesso.
  • Compreender a importância da dimensão humana e social como variável fundamental para o sucesso das organizações.
  • Criar saberes e competências com vista a possibilitar o desenvolvimento de contextos de trabalho propícios à competitividade das organizações e à valorização dos recursos humanos / pessoas.

Conteúdos programáticos

I - A Gestão de Pessoas alinhada com a estratégia da Organização

  1. Principais tendências organizacionais e Conceitos
  2. Enquadramento da gestão de pessoas no atual contexto social, político e económico
  3. Planeamento Estratégico de Recursos Humanos
  4. A gestão por competências


II ¿ Práticas de Gestão de Recursos Humanos

  1. Recrutamento & Seleção
  2. Avaliação e Gestão do Desempenho
  3. Gestão e Desenvolvimento de Carreiras
  4. Formação e Desenvolvimento
  5. Gestão de Remunerações

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

No racional, ao qual obedecem os conteúdos programáticos da unidade curricular, procurou-se que os/as alunos/as, após compreenderem o enquadramento socioeconómico e estratégico da função de recursos humanos, se munissem das técnicas próprias à função que permitem a concretização dos objetivos organizacionais a par da gestão da motivação das pessoas e da capacidade de inovação e desenvolvimento que estas denotam num contexto que aposte no conhecimento e as reconheça como um ativo vital ao sucesso organizacional.


Todo este percurso é acompanhado pelo quadro legal que protege o bem-estar dos trabalhadores e pelas respostas que a gestão deverá organizar na resposta aos novos desafios de responsabilidade social e de desenvolvimento sustentável.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

trabalho de grupo (30% da nota final)

duas atividades (10% da nota final)
Exame individual, composto por prova escrita (60% da nota final)

Consideram-se aprovados os alunos que, no computo das anteriores provas, obtenham nota igual ou superior a 10 (dez) valores não podendo, em cada um dos elementos de avaliação, a nota ser inferior a 9 (nove) valores. 

A metodologia adotada implica tanto os métodos expositivo e interrogativo, assim como o estudo de casos.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Ancorando a aquisição de competências nas três dimensões do saber (saber saber, saber fazer e saber ser), considera-se importante que a metodologia de aprendizagem se adense na utilização plural de várias ferramentas de apropriação e de realização que permitam aos alunos e alunas o enriquecimento pela aprendizagem vicariante, a reflexão pela análise e pelo debate, e a transferência de conhecimentos pela simulação.

Desta forma, pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de compreender a gestão de recursos humanos enquanto disciplina das ciências empresariais; sejam capazes de caracterizar e de utilizar as políticas e técnicas de gestão de recursos humanos e, por fim, sejam competentes na compreensão da importância do fator humano para o sucesso organizacional.

Objetivos
  • Proporcionar maior competitividade e colocar a organização entre as melhores da área;
  • Alinhar todas as equipas com a estratégia global da organização;
  • Contar com pessoas motivadas e comprometidas com os resultados;
  • Aumentar a satisfação de todas as pessoas que lidam com a organização (e.g., colaboradores/as, acionistas, fornecedores, clientes ¿ stakeholders);
  • Garantir um bom equilíbrio entre a dimensão laboral e dimensão pessoal/familiar (work-life balance);
  • Promover transformações organizacionais;
  • Ajudar a maximizar a produtividade e a redução de custos;
  • Gerir a diversidade existente na força de trabalho.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Câmara, P. B., Rodrigues, J. V., & Guerra, P. B. (2013). Humanator XXI - Recursos Humanos e Sucesso Empresarial (6ª ed.). Lisboa: Dom Quixote. 
  • Pina e Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., Alves Marques, C., & Gomes, J. F. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, Coleção Gestão. 
  • Dessler, G. (2018). Fundamentals of Human Resource Management (5th Edition). New York: Pearson
  • Lisboa- Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH.
  • Tyson, S. e York, A. (2005) Essentials of HRM. Burlington: Elsevier. - Crawshaw, Budhwar & Davis (Eds.) (2014). HRM: Strategic and International Perspective. Sage.
  • Sekiou, Blondin, Fabi, Peretti, Bayad, Alis e Chevalier (2009). Gestão dos Recursos Humanos. Lisboa, Instituto Piaget.
  • Martinez, L., Ferreira, A. E Lopes, M. (2013). Gerir pessoas: Exemplos de boas práticas em Portugal. Lisboa: Edições Sílabo.