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Ciências Sociais e Humanas I

Código: LE-CSH1    Sigla: CSH1
Área Científica: Ciências Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://academicos.ipsantarem.pt/disciplinas_geral.formview?p_cad_codigo=LE-CSH1&pv_periodo_pe=1S&p_ano_lectivo=2022
Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
L3ENF1 99 Licenciatura Enfermagem 6

Horas Efetivamente Lecionadas

38B

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 14,33

38 ce

Ensino Teórico: 69,17
Teórico-Práticas: 0,00

38A

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 13,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 5,60
Teórico-Práticas: 1,07

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 2 11,20
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD   3,00
Nuno Francisco Mendes Santos Jorge   2,53
Teórico-Práticas Totais 2 2,14
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD   1,07
Nuno Francisco Mendes Santos Jorge   1,07

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD Responsável
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Capacidade de compreensão do desenvolvimento humano no ciclo de vida, aos níveis psicossocial, cognitivo e moral, na perspetiva de diversas abordagens teóricas;
- Capacidade de compreensão da importância da cooperação e da responsabilidade individual no grupo, através de dinâmicas de interação pessoa - grupo;
- Capacidade de compreensão da pessoa enquanto ser socio-antropológico, em contextos sociais e culturais diversos.

Conteúdos programáticos


1. As principais correntes psicológicas
2. As principais teorias da personalidade
3. A pessoa nas dimensões individual e em grupo
4. Psicologia do desenvolvimento no ciclo de vida 
5. A construção sociológica da realidade social
6. A pessoa na família, na comunidade e na sociedade 
7. Diversidade de contextos sociológicos
8. A mediação da cultura na construção socio antropológica da realidade social
9. A diversidade antropológica e cultural na relação com a saúde

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


O programa apresentado concorre para a consecução dos objetivos, ao capacitar os estudantes com conhecimentos e competências de análise face ao desenvolvimento humano, articulando as dimensões psicológica e sociológica enquanto vetores de construção humana e social indissociáveis.  
Os conteúdos relativos à interação pessoa-grupo, bem como da cultura enquanto mediadora da construção socio antropológica da realidade social, desenvolvem nas estudantes habilidades interpessoais e de comunicação face à diversidade e à multiculturalidade, fundamentais para a aprendizagem da relação interpessoal.
Os conteúdos propostos promovem o desenvolvimento, nos estudantes, da capacidade de adaptação a novas situações e de compreensão de outras culturas e tradições, numa perspetiva abrangente de saúde e desenvolvimento humano.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Método expositivo-interativo. 
Dinâmica de grupos em sala.
Leitura e análise de textos e situações-problema.
A avaliação será individual, através de 2 testes escritos, com ponderação de 50% cada um.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


A metodologia de ensino utilizada promove no estudante a construção dos conhecimentos e capacidades pretendidas, dada a diversidade e interatividade das estratégias utilizadas, nomeadamente a leitura e análise de textos e situações-problema, discussão em sala de aula e as dinâmicas de grupo promovidas. 
As capacidades de análise e reflexão assim desenvolvidas permitem compreender o desenvolvimento humano numa perspetiva psicossociológica, na diversidade cultural que caracteriza a sociedade atual. 
As dinâmicas de grupos, em particular, permitem o desenvolvimento de habilidades de crítica e autocrítica, bem como de habilidades interpessoais, compatíveis com as competências interpessoais que se pretende desenvolver.
No seu conjunto, as metodologias de ensino assinaladas concorrem para o desenvolvimento da capacidade para aplicar conhecimentos com base na compreensão de outras culturas e da miscigenação cultural. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


Cooke, H., & Philpin, S. (2011). Sociologia em enfermagem e cuidados de saúde. Lusociência.

Golse, B. (Coord.). (2006). O desenvolvimento afectivo e intelectual da criança. Climepsi.

Guiddens, A. (2013). Sociologia (9ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.

Honeycutt, A., & Milliken, M.E. (2012). Understanding Human Behavior: A Guide for Health Care Providers, 8th Ed. Cengage Learning.

Leal, I, & Pais-Ribeiro, J. (Eds.) (2021). Manual de Psicologia da Saúde. Pactor. ISBN: 9789896931056

Papalia, D.E., & Feldman, R.D. (2012). Desenvolvimento Humano, 12ª ed. Artmed / McGraw Hill.

Richard, M. (2001). As correntes da psicologia. Instituto Piaget.

Shaffer, D., Kipp, K., Willoughby, T., & Wood, E. (Eds) (2013). Developmental Psychology: Childhood and Adolescence. 4th ed.. Nelson Education.

Silva, L.F. (Org.) (2002). Promoção da saúde. Universidade Aberta.

Silva, L.F. (2004). Sócio-antropologia da saúde: sociedade, cultura e saúde/doença. Universidade Aberta.