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Enfermagem na Maternidade e Paternidade

Código: LE-EMP    Sigla: EMP
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
L3ENF1 93 Licenciatura Enfermagem 7

Horas Efetivamente Lecionadas

35 ce

Ensino Teórico: 43,33
Teórico-Práticas: 0,00
Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

35A

Ensino Teórico: 0,83
Teórico-Práticas: 32,50
Seminários: 10,00
Orientação Tutorial: 3,50

35B

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 32,50
Seminários: 10,00
Orientação Tutorial: 3,33

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,73
Teórico-Práticas: 2,80
Seminários: 0,80
Orientação Tutorial: 0,27

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 3,73
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   0,67
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,67
Maria de Lourdes Ramos Caraça   0,67
Sara Elisabete Cavaco Palma   0,73
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   1,00
Teórico-Práticas Totais 2 5,60
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,67
Sara Elisabete Cavaco Palma   3,06
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   1,87
Seminários Totais 4 3,20
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,13
Sara Elisabete Cavaco Palma   0,13
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,27
Orientação Tutorial Totais 8 2,16
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,53
Sara Elisabete Cavaco Palma   0,53
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,53

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS Responsável
Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira Coordenação Científica
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de aquisição, análise e síntese de conhecimentos interdisciplinares relativos à gravidez no ciclo de vida da mulher/par e da família integrada no processo de transição para a parentalidade
Integração de conhecimentos interdisciplinares para a resolução de problemas de saúde/doença à mulher/par e família no ciclo gravídico-puerperal
Capacidade de crítica individual e em grupo numa perspetiva interdisciplinar no cuidar durante a gravidez da mulher/par e família no processo de transição para a parentalidade, incluindo reflexões sobre a tomada de decisão ética
Capacidade de análise e tomada de decisão no processo de cuidados à mulher/par e família no ciclo gravídico-puerperal sustentada numa perspetiva interdisciplinar baseada na evidência científica    

Conteúdos programáticos

A saúde sexual e reprodutiva
Conceitos de saúde reprodutiva e saúde sexual e reprodutiva
O programa nacional de saúde sexual e reprodutiva
Dados epidemiológicos
O planeamento familiar no contexto da saúde reprodutiva
A gravidez no ciclo de vida da mulher/par e da família numa perspetiva de saúde/doença
Período pré concecional
Período pré-natal
Parto e nascimento
Puerpério
A transição para a parentalidade
As implicações socio antropológicas da maternidade e paternidade
A multiculturalidade na gravidez e nascimento
A proteção na parentalidade
As situações ético-deontológicas associadas à gravidez e parentalidade.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos desta área específica do conhecimento em enfermagem sustentam-se no conjunto de aprendizagens já adquiridas pelos estudantes nas dimensões académica e profissional da enfermagem, pelo que se valoriza a perspetiva interdisciplinar na abordagem dos diferentes aspetos.
A organização dos conteúdos assenta numa visão abrangente e complexa dos fenómenos da maternidade, paternidade e parentalidade situados na enfermagem e discutidos nas dimensões bio fisiológicas, psicológicas, socioculturais e éticas ao nível das competências instrumentais. Estimula-se a construção da profissionalidade no estudante, contextualizada às áreas da saúde sexual e reprodutiva em situação de saúde/doença; desenvolve-se a capacidade de auto e hétero crítica, análise e tomada de decisão no processo de cuidados, particularmente à mulher/par e família no ciclo gravídico-puerperal numa perspetiva da prática baseada na evidência.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Privilegia-se um modelo ativo que atribua um papel central ao estudante como sujeito ativo da sua aprendizagem com recurso a diferentes métodos e estratégias de ensino e aprendizagem. Sessões com exposição teórica e teórico-práticas, realização de exercícios práticos a partir de cenários criados com base nas caraterísticas das pessoas e das suas situações de saúde/doença. Realização de trabalhos de grupo onde se pretende refletir sobre a intervenção do enfermeiro ao nível da SSR. A componente autónoma da unidade curricular deverá ser realizada pelo estudante através de: leitura, análise e sistematização das ideias fundamentais a partir de bibliografia científica recomendada e específica para cada tema abordado. A avaliação será operacionalizada por um teste escrito individual (50%), e por um trabalho escrito de grupo com apresentação em seminário (50%). A classificação do seminário será obtida fazendo a média aritmética entre a classificação da apresentação e a do trabalho escrito.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se que a utilização de diferentes metodologias em relação à tipologia de ensino favoreça no estudante o conhecimento dos diferentes conteúdos programáticos, bem como desenvolva capacidades de análise crítica numa perspetiva interdisciplinar e de integração para a resolução de problemas de saúde/doença. Considerando o estádio do estudante, o recurso a cenários contextualizados, permite que o mesmo desenvolva as suas capacidades individuais e de grupo. Estas capacidades são enquadradas com o estudante, aos diferentes níveis do processo de cuidados numa lógica interdisciplinar, em contexto académico ¿ promovendo-se a sua translação em contextos reais de cuidados.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Dias, H. (2020). Sexualidade. In R. Santos-Rocha (Ed.), Guia da gravidez ativa e Atividade física, exercício físico, desporto e saúde na gravidez e pós-parto (pp.13-15). Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Instituto Politécnico de Santarém.
Direção Geral da Saúde (2015). Programa nacional para a vigilância da gravidez de baixo risco. Direção Geral da Saúde
Direção Geral da Saúde (2008). Saúde reprodutiva: Planeamento familiar (Ed. revista e atualizada). Direção Geral da Saúde
Graça, L. M. (2018). Medicina Materno Fetal (5ª ed.). Lidel
Néné, M., Marques, R., & Batista, M. (Coods.). (2016). Enfermagem de saúde materna e obstetrícia. Lidel
Reis,T.A. & Almeida, L.P. (2021). Enfermagem na Prática Materno-Neonatal. (2ªed.). Guanabara Koogan.
Santiago, C., Figueiredo, M. H., & Basto, M. (2020). Meanings attributed by migrant women to nursing care during pregnancy to postpartum. Rev ROL Enferm 43(1), 146-153. https://e-rol.es/producto/suplemento-enero-2020/