Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Capacidade de aquisição, análise e síntese de conhecimentos interdisciplinares relativos à gravidez no ciclo de vida da mulher/par e da família integrada no processo de transição para a parentalidade Integração de conhecimentos interdisciplinares para a resolução de problemas de saúde/doença à mulher/par e família no ciclo gravídico-puerperal Capacidade de crítica individual e em grupo numa perspetiva interdisciplinar no cuidar durante a gravidez da mulher/par e família no processo de transição para a parentalidade, incluindo reflexões sobre a tomada de decisão ética Capacidade de análise e tomada de decisão no processo de cuidados à mulher/par e família no ciclo gravídico-puerperal sustentada numa perspetiva interdisciplinar baseada na evidência científica
Conteúdos programáticos
A saúde sexual e reprodutiva Conceitos de saúde reprodutiva e saúde sexual e reprodutiva O programa nacional de saúde sexual e reprodutiva Dados epidemiológicos O planeamento familiar no contexto da saúde reprodutiva A gravidez no ciclo de vida da mulher/par e da família numa perspetiva de saúde/doença Período pré concecional Período pré-natal Parto e nascimento Puerpério A transição para a parentalidade As implicações socio antropológicas da maternidade e paternidade A multiculturalidade na gravidez e nascimento A proteção na parentalidade As situações ético-deontológicas associadas à gravidez e parentalidade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os conteúdos desta área específica do conhecimento em enfermagem sustentam-se no conjunto de aprendizagens já adquiridas pelos estudantes nas dimensões académica e profissional da enfermagem, pelo que se valoriza a perspetiva interdisciplinar na abordagem dos diferentes aspetos. A organização dos conteúdos assenta numa visão abrangente e complexa dos fenómenos da maternidade, paternidade e parentalidade situados na enfermagem e discutidos nas dimensões bio fisiológicas, psicológicas, socioculturais e éticas ao nível das competências instrumentais. Estimula-se a construção da profissionalidade no estudante, contextualizada às áreas da saúde sexual e reprodutiva em situação de saúde/doença; desenvolve-se a capacidade de auto e hétero crítica, análise e tomada de decisão no processo de cuidados, particularmente à mulher/par e família no ciclo gravídico-puerperal numa perspetiva da prática baseada na evidência.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Privilegia-se um modelo ativo que atribua um papel central ao estudante como sujeito ativo da sua aprendizagem com recurso a diferentes métodos e estratégias de ensino e aprendizagem. Sessões com exposição teórica e teórico-práticas, realização de exercícios práticos a partir de cenários criados com base nas caraterísticas das pessoas e das suas situações de saúde/doença. Realização de trabalhos de grupo onde se pretende refletir sobre a intervenção do enfermeiro ao nível da SSR. A componente autónoma da unidade curricular deverá ser realizada pelo estudante através de: leitura, análise e sistematização das ideias fundamentais a partir de bibliografia científica recomendada e específica para cada tema abordado. A avaliação será operacionalizada por um teste escrito individual (50%), e por um trabalho escrito de grupo com apresentação em seminário (50%). A classificação do seminário será obtida fazendo a média aritmética entre a classificação da apresentação e a do trabalho escrito.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Pretende-se que a utilização de diferentes metodologias em relação à tipologia de ensino favoreça no estudante o conhecimento dos diferentes conteúdos programáticos, bem como desenvolva capacidades de análise crítica numa perspetiva interdisciplinar e de integração para a resolução de problemas de saúde/doença. Considerando o estádio do estudante, o recurso a cenários contextualizados, permite que o mesmo desenvolva as suas capacidades individuais e de grupo. Estas capacidades são enquadradas com o estudante, aos diferentes níveis do processo de cuidados numa lógica interdisciplinar, em contexto académico ¿ promovendo-se a sua translação em contextos reais de cuidados.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Dias, H. (2020). Sexualidade. In R. Santos-Rocha (Ed.), Guia da gravidez ativa e Atividade física, exercício físico, desporto e saúde na gravidez e pós-parto (pp.13-15). Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Instituto Politécnico de Santarém. Direção Geral da Saúde (2015). Programa nacional para a vigilância da gravidez de baixo risco. Direção Geral da Saúde Direção Geral da Saúde (2008). Saúde reprodutiva: Planeamento familiar (Ed. revista e atualizada). Direção Geral da Saúde Graça, L. M. (2018). Medicina Materno Fetal (5ª ed.). Lidel Néné, M., Marques, R., & Batista, M. (Coods.). (2016). Enfermagem de saúde materna e obstetrícia. Lidel Reis,T.A. & Almeida, L.P. (2021). Enfermagem na Prática Materno-Neonatal. (2ªed.). Guanabara Koogan. Santiago, C., Figueiredo, M. H., & Basto, M. (2020). Meanings attributed by migrant women to nursing care during pregnancy to postpartum. Rev ROL Enferm 43(1), 146-153. https://e-rol.es/producto/suplemento-enero-2020/