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Enfermagem à Pessoa em Risco de Vida

Código: LE-EPRV    Sigla: EPRV
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
L3ENF1 101 Licenciatura Enfermagem 3

Horas Efetivamente Lecionadas

36B

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 17,50
Ensino Prático e Laboratorial: 10,00

36A

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 17,50
Ensino Prático e Laboratorial: 10,17

36 ce

Ensino Teórico: 13,33
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,07
Teórico-Práticas: 1,40
Ensino Prático e Laboratorial: 0,80

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 2 2,14
Isilda Maria Duarte Ferreira   0,33
Sandra Alice Gomes da Costa   0,73
Teórico-Práticas Totais 2 2,80
Isilda Maria Duarte Ferreira   1,33
Sandra Alice Gomes da Costa   1,47
Ensino Prático e Laboratorial Totais 8 6,40
Delfina Ana Pereira Ramos Teixeira   1,60
Isilda Maria Duarte Ferreira   1,60
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE   0,80
Sandra Alice Gomes da Costa   0,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sandra Alice Gomes da Costa Responsável
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE Coordenação Científica
Gina Maria da Silva Marques Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de aquisição, reflexão e translação de conhecimentos inerentes à complexidade de cuidar de pessoas em situação de risco de vida, em contexto de emergência/urgência hospitalar.
Capacidade de desenvolvimento de autocrítica numa perspetiva interdisciplinar e multicultural no cuidar de pessoas em situação de risco de vida, em situação de emergência/urgência em contexto hospitalar.
Capacidade de análise compreensiva de situações complexas como suporte à tomada de decisão para a intervenção baseada na evidência, junto da pessoa em situação de risco de vida.

Conteúdos programáticos

A centralidade da pessoa no processo de cuidados em situação de risco de vida
Triagem em emergência/urgência: contexto hospitalar
A pessoa com alterações cardiorrespiratórias
Suporte básico vida
A pessoa com intoxicação química e medicamentosa, com lesões térmicas, politraumatizada
A pessoa submetida a ventilação mecânica e não mecânica
Cuidados em fim de vida e cuidados paliativos 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos organizam-se em torno da abordagem às pessoas em situação crítica de saúde, mobilizando as dimensões cognitiva, metodológica, tecnológica e linguística relacionadas com as competências instrumentais no âmbito da resposta a situações emergentes ou urgentes, reais ou potencialmente geradoras de risco de vida para a pessoa: paragem cardiorrespiratória (Suporte básico de vida), com necessidade de ventilação mecânica ou não mecânica, com queimaduras, com intoxicação química e medicamentosa, politraumatizada, com lesão medular, com traumatismo crânio encefálico e em fim de vida. A complexidade é uma característica da enfermagem em urgência/emergência pelo que se valorizam as competências interpessoais, nomeadamente a interdisciplinaridade e a multiculturalidade, mobilizando as competências sistémicas no âmbito da construção do conhecimento, da compreensão e da sensibilidade para a mobilização da centralidade da pessoa no processo de cuidados, numa perspetiva da prática baseada na evidência

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A centralidade do estudante no processo de aprendizagem é  pressuposto à organização e desenvolvimento da UC, numa abordagem a partir das conceções teóricas de enfermagem, com uma visão metaparadigmática no processo de cuidados singulares e complexos às pessoas/famílias em contextos complexos, através de ensino teórico com aulas presenciais. O trabalho autónomo é o tempo utilizado pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, promovendo a auto aprendizagem e, que corresponde à diferença entre as horas de contacto (HC) e as horas totais (HT) previstas na UC.
A avaliação é de processo, um documento escrito (em grupo), de natureza reflexiva e crítica (45%) e de resultados, através de um teste escrito individual 
(45%). As Práticas Labotatoriais (PL serão avaliadas com recurso a Cenário virtual (10%), mobilizando  competências instrumentais (Cognitivas); interpessoais (crítica, autocritica e ética) e sistémicas (Centralidade da pessoa em situação crítica) .


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Face ao estádio de aprendizagem dos estudantes no curso (3º ano), a lecionação de aulas teóricas, teórico práticas e práticas laboratoriais de simulação, com recurso a metodologias como seminários e conferências, bem como a utilização de cenários virtuais, que ocorrerão em simultâneo ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas de pesquisa e reflexão sobre os conteúdos, quer em grupo, quer individualmente, no sentido de responsabilizar o estudante pelo seu processo de aprendizagem de forma autónoma.
Com estas estratégias, pretende-se que o estudante adquira capacidades para analisar e intervir em todas as etapas do processo de cuidados perante situações reais ou potenciais que envolvem risco de vida para a pessoa, em contexto hospitalar.
Os diferentes conteúdos são abordados numa perspetiva interdisciplinar com a colaboração de professores e conferencistas convidados (peritos da prática clínica) com experiências e saberes diversificados, quer da escola, quer externos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Baird, M. S. e Bethel, S. (2011). Manual of critical care nursing: Nursing interventions and collaborative management (6th ed.). St. Louis: Elsevier Mosby.
Coimbra, N. (Coord) (2021). Enfermagem de Urgência e Emergência. Lidel Edições Técnicas. 432 p. ISBN 978-989-752-574-2
Foster, J. G. W., & Prevost, S. S. (2012). Advanced practice nursing for adults in acute care. Philadelphia: F.A Davis Company.
Seid, S. S., Amendoeira, J., & Ferreira, M. R. (2023). Self-Care and Quality of Life Among Adult Patients With Heart Failure: ScR. SAGE open nursing, 9, 23779608231193719. https://doi.org/10.1177/23779608231193719
Perry, A. G., Potter, P. A., Elkin, M. K., & Ostendorf, W. (2012). Nursing interventions & Clinical skills (5th ed.). Missouri: Elsevier-Mosby.
Sapeta, P. (2011). Cuidar em fim de vida: Processo de interação enfermeiro-doente. Loures: Lusociência.
Urden, L. D., Stacey, K. M., & Loug, M. E. (2010). Critical care nursing: Diagnosis and management (6th ed.). Missouri: Elsevier-Mosby.

Observações