Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Capacidade de aquisição, reflexão e translação de conhecimentos inerentes à complexidade de cuidar de pessoas em situação de risco de vida, em contexto de emergência/urgência hospitalar. Capacidade de desenvolvimento de autocrítica numa perspetiva interdisciplinar e multicultural no cuidar de pessoas em situação de risco de vida, em situação de emergência/urgência em contexto hospitalar. Capacidade de análise compreensiva de situações complexas como suporte à tomada de decisão para a intervenção baseada na evidência, junto da pessoa em situação de risco de vida.
Conteúdos programáticos
A centralidade da pessoa no processo de cuidados em situação de risco de vida Triagem em emergência/urgência: contexto hospitalar A pessoa com alterações cardiorrespiratórias Suporte básico vida A pessoa com intoxicação química e medicamentosa, com lesões térmicas, politraumatizada A pessoa submetida a ventilação mecânica e não mecânica Cuidados em fim de vida e cuidados paliativos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os conteúdos organizam-se em torno da abordagem às pessoas em situação crítica de saúde, mobilizando as dimensões cognitiva, metodológica, tecnológica e linguística relacionadas com as competências instrumentais no âmbito da resposta a situações emergentes ou urgentes, reais ou potencialmente geradoras de risco de vida para a pessoa: paragem cardiorrespiratória (Suporte básico de vida), com necessidade de ventilação mecânica ou não mecânica, com queimaduras, com intoxicação química e medicamentosa, politraumatizada, com lesão medular, com traumatismo crânio encefálico e em fim de vida. A complexidade é uma característica da enfermagem em urgência/emergência pelo que se valorizam as competências interpessoais, nomeadamente a interdisciplinaridade e a multiculturalidade, mobilizando as competências sistémicas no âmbito da construção do conhecimento, da compreensão e da sensibilidade para a mobilização da centralidade da pessoa no processo de cuidados, numa perspetiva da prática baseada na evidência
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
A centralidade do estudante no processo de aprendizagem é pressuposto à organização e desenvolvimento da UC, numa abordagem a partir das conceções teóricas de enfermagem, com uma visão metaparadigmática no processo de cuidados singulares e complexos às pessoas/famílias em contextos complexos, através de ensino teórico com aulas presenciais. O trabalho autónomo é o tempo utilizado pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, promovendo a auto aprendizagem e, que corresponde à diferença entre as horas de contacto (HC) e as horas totais (HT) previstas na UC. A avaliação é de processo, um documento escrito (em grupo), de natureza reflexiva e crítica (45%) e de resultados, através de um teste escrito individual (45%).As Práticas Labotatoriais (PL serão avaliadas com recurso a Cenário virtual (10%), mobilizando competências instrumentais (Cognitivas); interpessoais (crítica, autocritica e ética) e sistémicas (Centralidade da pessoa em situação crítica) .
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Face ao estádio de aprendizagem dos estudantes no curso (3º ano), a lecionação de aulas teóricas, teórico práticas e práticas laboratoriais de simulação, com recurso a metodologias como seminários e conferências, bem como a utilização de
cenários virtuais, queocorrerão em simultâneo ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas de pesquisa e reflexão sobre os conteúdos, quer em grupo, quer individualmente, no sentido de responsabilizar o estudante pelo seu processo de aprendizagem de forma autónoma.
Com estas estratégias, pretende-se que o estudante adquira capacidades para analisar e intervir em todas as etapas do processo de cuidados perante situações reais ou potenciais que envolvem risco de vida para a pessoa, em contexto hospitalar. Os diferentes conteúdos são abordados numa perspetiva interdisciplinar com a colaboração de professores e conferencistas convidados (peritos da prática clínica) com experiências e saberes diversificados, quer da escola, quer externos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Baird, M. S. e Bethel, S. (2011). Manual of critical care nursing: Nursing interventions and collaborative management (6th ed.). St. Louis: Elsevier Mosby.
Coimbra, N. (Coord) (2021). Enfermagem de Urgência e Emergência. Lidel Edições Técnicas. 432 p. ISBN 978-989-752-574-2 Foster, J. G. W., & Prevost, S. S. (2012). Advanced practice nursing for adults in acute care. Philadelphia: F.A Davis Company. Seid, S. S., Amendoeira, J., & Ferreira, M. R. (2023). Self-Care and Quality of Life Among Adult Patients With Heart Failure: ScR. SAGE open nursing, 9, 23779608231193719. https://doi.org/10.1177/23779608231193719
Perry, A. G., Potter, P. A., Elkin, M. K., & Ostendorf, W. (2012). Nursing interventions & Clinical skills (5th ed.). Missouri: Elsevier-Mosby. Sapeta, P. (2011). Cuidar em fim de vida: Processo de interação enfermeiro-doente. Loures: Lusociência. Urden, L. D., Stacey, K. M., & Loug, M. E. (2010). Critical care nursing: Diagnosis and management (6th ed.). Missouri: Elsevier-Mosby.