Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Capacidade de geração de novas ideias com espirito de iniciativa e empreendedorismo Compreende e manipula ideias demonstrando habilidades de gestão de informação decorrentes de políticas de saúde e sociais que promovam respostas a projetos de saúde que cada pessoa vive e persegue. Habilidades para trabalhar em grupo e comunicar com especialistas noutras áreas para além das ciências da saúde
Conteúdos programáticos
Conceito de empreendedor e empreendedorismo. Evolução histórica Formas de empreendedorismo. O empreendedorismo start-up Características do empreendedor Mercado da saúde. O contexto social, económico e as oportunidades Modelo de empreendedorismo Empreendedorismo, inovação e gestão. Geração de ideias Plano de negócios
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O empreendedorismo enquanto arte e disciplina pode ser aprendido e colocado em ação pelo que a identificação de características e conceitos a ele associados permitem fomentar o espirito empreendedor num mundo que hoje é global e desafiante numa perspetiva de abordagem económica, social e de gestão. O conhecimento sobre os recursos existentes e as políticas de saúde e sociais, bem como os determinantes da saúde numa perspetiva individual, familiar ou comunitária contribui para a identificação de oportunidades que permite promover respostas a projetos de saúde que cada pessoa vive e persegue. A criatividade e inovação, tendo por base um modelo de empreendedorismo, desempenham um papel empreendedor substancial para a geração de (novas) ideias de negócio contribuindo como um recurso para a pessoa/família e comunidades que enfrentam desafios na área da saúde, culminando numa proposta de plano de negócios.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Recorre-se ao método expositivo com ilustração, sempre que possível, de casos práticos. Os estudantes serão motivados a aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, método ativo, participativo, incluindo, atividade de rolleplaying - geração de uma ideia de negócio.
Nas horas de trabalho autónomo o estudante pode recorrer a pesquisa, análise e preparação dos conteúdos para resposta às aprendizagens preconizadas.
Avaliação: Trabalho escrito de grupo - 50%; apresentação e discussão fundamentada da ideia de negócio - 25% . trabalho individual- esquema de proposta de valor- 25%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias planeadas encontram-se centradas no trabalho do estudante, coadjuvadas por informação estruturada fornecida pelo professor. A componente expositiva da UC permitirá transmitir os conhecimentos teóricos necessários para promover a capacidade de gerar ideias de negócio sustentáveis. Pretende-se uma articulação teórico-prática estimuladora de criatividade e inovação, mobilizando-se para o efeito fundamentos teóricos e geradores de desafios com sustentabilidade. Valoriza-se o aprender fazendo através da realização de trabalhos de grupo (metodologia ativa, participativa) ao longo do desenvolvimento da UC permitindo o desenvolvimento do espírito de iniciativa e empreendedorismo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bessant, J. & Tidd, J. (2019). Inovação e empreendedorismo. 3ª. Ed. Bookman Ferreira, M.P. Santos, J.C. & Serra, F.R. (2010). Ser Empreendedor. Pensar, criar e moldar a nova empresa. 2ª ed. Lisboa: Edições Silabo Carvalho, L.C. & Costa, T. (2022). Empreendedorismo. Uma visão global e integradora. 2ª Ed. Edições Silabo Marques, A. (2014). Marketing relacional. Como transformar a fidelização de clientes numa vantagem competitiva. 2.ed. Lisboa: Edições Silabo Sabino A., Pimentel, L. & Soares, R. (2020). O livro do empreendedorismo. Guia teórico-prático para criar um negócio de sucesso. Actual Editora Smith D. (2021). As ideias e métodos de negócio bem-sucedidos. Nascente