• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LE-ES
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Empreendedorismo em Saúde

Código: LE-ES    Sigla: ES
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:https://siessaude.ipsantarem.pt/essaude/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=LE-ES&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2019
Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
L3ENF1 21 Licenciatura Enfermagem 3

Horas Efetivamente Lecionadas

36 ce

Ensino Teórico: 13,33
Teórico-Práticas: 13,33
Seminários: 10,00
Orientação Tutorial: 3,33

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,13
Teórico-Práticas: 1,07
Seminários: 0,80
Orientação Tutorial: 0,27

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,13
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira   1,13
Teórico-Práticas Totais 1 1,07
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira   1,07
Seminários Totais 1 0,80
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira   0,80
Orientação Tutorial Totais 1 0,27
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira   0,27

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira Responsável
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE Coordenação Científica
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de geração de novas ideias com espirito de iniciativa e empreendedorismo
Compreende e manipula ideias demonstrando habilidades de gestão de informação decorrentes de políticas de saúde e sociais que promovam respostas a projetos de saúde que cada pessoa vive e persegue.
Habilidades para trabalhar em grupo e comunicar com especialistas noutras áreas para além das ciências da saúde


Conteúdos programáticos

Conceito de empreendedor e empreendedorismo. Evolução histórica
Formas de empreendedorismo. O empreendedorismo start-up
Características do empreendedor
Mercado da saúde. O contexto social, económico e as oportunidades
Modelo de empreendedorismo
Empreendedorismo, inovação e gestão. Geração de ideias
Plano de negócios

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O empreendedorismo enquanto arte e disciplina pode ser aprendido e colocado em ação pelo que a identificação de características e conceitos a ele associados permitem fomentar o espirito empreendedor num mundo que hoje é global e desafiante numa perspetiva de abordagem económica, social e de gestão.
O conhecimento sobre os recursos existentes e as políticas de saúde e sociais, bem como os determinantes da saúde numa perspetiva individual, familiar ou comunitária contribui para a identificação de oportunidades que permite promover respostas a projetos de saúde que cada pessoa vive e persegue.
A criatividade e inovação, tendo por base um modelo de empreendedorismo, desempenham um papel empreendedor substancial para a geração de (novas) ideias de negócio contribuindo como um recurso para a pessoa/família e comunidades que enfrentam desafios na área da saúde, culminando numa proposta de plano de negócios.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Recorre-se ao método expositivo com ilustração, sempre que possível, de casos práticos. Os estudantes serão motivados a aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, método ativo, participativo, incluindo, atividade de rolleplaying - geração de uma ideia de negócio.

Nas horas de trabalho autónomo o estudante pode recorrer a pesquisa, análise e preparação dos conteúdos para resposta às aprendizagens preconizadas.

Avaliação:
Trabalho escrito de grupo - 50%; apresentação e discussão fundamentada da ideia de negócio - 25% .
trabalho individual- esquema de proposta de valor- 25%.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias planeadas encontram-se centradas no trabalho do estudante, coadjuvadas por informação estruturada fornecida pelo professor.
A componente expositiva da UC permitirá transmitir os conhecimentos teóricos necessários para promover a capacidade de gerar ideias de negócio sustentáveis. Pretende-se uma articulação teórico-prática estimuladora de criatividade e inovação, mobilizando-se para o efeito fundamentos teóricos e geradores de desafios com sustentabilidade. Valoriza-se o aprender fazendo através da realização de trabalhos de grupo (metodologia ativa, participativa) ao longo do desenvolvimento da UC permitindo o desenvolvimento do espírito de iniciativa e empreendedorismo.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bessant, J. & Tidd, J. (2019). Inovação e empreendedorismo. 3ª. Ed. Bookman
Ferreira, M.P. Santos, J.C. & Serra, F.R. (2010). Ser Empreendedor. Pensar, criar e moldar a nova empresa. 2ª ed. Lisboa: Edições Silabo
Carvalho, L.C. & Costa, T. (2022). Empreendedorismo. Uma visão global e integradora. 2ª Ed. Edições Silabo
Marques, A. (2014). Marketing relacional. Como transformar a fidelização de clientes numa vantagem competitiva. 2.ed. Lisboa: Edições Silabo
Sabino A., Pimentel, L. & Soares, R. (2020). O livro do empreendedorismo. Guia teórico-prático para criar um negócio de sucesso. Actual Editora
Smith D. (2021). As ideias e métodos de negócio bem-sucedidos. Nascente