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Enfermagem de Saúde Familiar e Comunitária

Código: LE-ESFC    Sigla: ESFC
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
L3ENF1 101 Licenciatura Enfermagem 3

Horas Efetivamente Lecionadas

36B

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 16,67
Ensino Prático e Laboratorial: 7,50

36A

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 16,83
Ensino Prático e Laboratorial: 7,50

36 ce

Ensino Teórico: 12,50
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,07
Teórico-Práticas: 1,40
Ensino Prático e Laboratorial: 0,80

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 2 2,14
Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira   0,60
Catarina Inês Costa Afonso   0,27
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira   0,20
Teórico-Práticas Totais 2 2,80
Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira   0,93
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira   0,93
Catarina Inês Costa Afonso   0,93
Ensino Prático e Laboratorial Totais 8 6,40
Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira   0,27
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira   1,47
Catarina Inês Costa Afonso   1,47

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira Responsável
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira Responsável
Gina Maria da Silva Marques Coordenação Científica
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de compreensão do potencial de saúde da família e comunidade na adoção de estilos de vida saudáveis nas diferentes etapas do crescimento e desenvolvimento;

Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas no contexto da família e da comunidade com base em modelos teórico-conceptuais de enfermagem; 

Capacidade de análise das opções de intervenção do enfermeiro com famílias e comunidade, integrando a especificidade dos programas do Plano Nacional de Saúde, aos vários níveis de prevenção.

Conteúdos programáticos

Ciclo de vida familiar
A multiculturalidade das famílias
A família e a experiência de doença: potenciais riscos e mecanismos de coping
Teorias e modelos de enfermagem familiar; Estratégias de avaliação, planeamento e intervenção na família
Desenvolvimento dos conceitos de comunidade, saúde comunitária e enfermagem comunitária
Promoção da saúde na comunidade: conceitos, teorias e modelos 
Estratégias de avaliação, planeamento e intervenção na comunidade como cliente
Comunidade geopolítica e grupos populacionais
Desenvolvimento de parcerias - Intervenção em rede
Programas e projetos de âmbito nacional, regional e local     

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular integra uma abordagem de enfermagem, dirigida para o coletivo e/ou o bem comum, estruturando-se a intervenção para a família e comunidade na procura de mudanças saudáveis para benefício do todo. O estudante desenvolve capacidades do potencial de saúde da família e comunidade nas diferentes etapas do crescimento e desenvolvimento, para a importância da tomada de decisão e resolução de problemas nos diferentes contextos com base em modelos teórico-conceptuais de enfermagem. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A  unidade curricular desenvolve-se em sessões expositivas, com recurso a videogramas apelando à análise crítica e reflexiva numa perspetiva familiar e comunitária. Promove-se o treino de resolução de problemas estimulantes da capacidade de análise e síntese de dados à família e comunidade em aulas teórico-práticas e práticas laboratoriais. A componente autónoma da unidade curricular deve ser realizada pelo estudante através de: análise da bibliografia científica sobre os temas abordados e outras consideradas complementares ao desenvolvimento de competências.

Avaliação: Atividades desenvolvidas em tipologia de Práticas Laboratoriais, correspondem a 10% da nota final; um trabalho de grupo apresentado e discutido oralmente, correspondendo a 50% da nota final e uma reflexão individual escrita, correspondendo a 40% da nota final. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O recurso às metodologias interativas para sistematização de conceitos nas sessões teóricas, a mobilização de metodologias analíticas e reflexivas através da caraterização de situações estímulo de aprendizagem, possibilitam mobilizar em contexto de sala de aula os conhecimentos necessários à resolução dos problemas colocados no âmbito das famílias e da comunidade. O estudante através das situações estímulo de aprendizagem caraterizados no âmbito da intervenção familiar e comunitária analisa situações, identificando as relações entre os diferentes intervenientes, mobilizando modelos e teorias de enfermagem. A capacidade de análise crítica e reflexiva em contexto de sala de aula, revela-se fundamental para adquirir conhecimentos e desenvolver competências na tomada de decisão e resolução de problemas no contexto da família e da comunidade, considerando-se diferentes abordagens teórico-concetuais. Com esta metodologia pretende-se que os estudantes utilizem instrumentos de avaliação da saúde familiar, identifiquem situações de saúde familiar e apliquem estratégias de enfermagem familiar na resolução de problemas de saúde/doença ao longo do ciclo de vida familiar. Pretende-se, igualmente que os estudantes utilizem instrumentos de avaliação de saúde comunitária, identifiquem situações de intervenção de enfermagem para a comunidade como cliente e apliquem estratégias de enfermagem aos vários níveis de prevenção. Os estudantes reconhecem estratégicas de intervenção familiar e comunitária de promoção e educação para a saúde, demonstrando capacidade de mobilizar recursos na família e comunidade, valorizando os recursos e o desenvolvimento de parcerias. Pretende-se que os estudantes, nas sessões letivas e trabalho de grupo reconheçam e analisem as orientações dos programas de saúde e contextualizem em sala de aula, situações de intervenção educativa à família, comunidade geopolítica e a grupos populacionais. O estudante deve demonstrar-se apropriado dos conteúdos trabalhados e da sua inter-relação, no desenvolvimento de competências, a mobilizar na intervenção com famílias e comunidade. A discussão final sobre as situações trabalhadas e a reflexão individual promovem a articulação das dimensões da compreensão, da afetividade e do conhecimento pelos estudantes. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Figueiredo, M. (2012). Modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar: Uma abordagem colaborativa em enfermagem de família. Lisboa: Lusociência.
Figueiredo, Maria; Madeira, Ana; Reis, Alcinda; Santos, Maria; Santiago, Maria; Ferreira, Maria; Dias, Hélia. "Aprendizagem do cuidar a família na comunidade: Usabilidade do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar". Revista de Enfermagem Referência VI Série Nº 1 (2022): 1-8. http://dx.doi.org/10.12707/rv21073.
Melo, P. (2021). Consultas de Enfermagem nos Cuidados de Saúde Primários - Guia de Decisão Clínica. Lisboa: Lidel.
Melo, P. (2020). Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Lisboa: Lidel.
Neuman, B., & Fawcett, J. (Eds.). (2011). The Neuman systems model (5th ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson.
Stanhope, M., & Lancaster, J. (Org.). (2011). Enfermagem de Saúde Pública: Cuidados de saúde na comunidade centrados na população (7ª ed.). Lisboa: Lusodidacta.