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Investigação II

Código: LE-I2    Sigla: I2
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://siessaude.ipsantarem.pt/essaude/ficha_disciplina.editar?p_cad_codigo=LE-I1&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2019&pv_copia_dados=N
Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
L3ENF1 75 Licenciatura Enfermagem 3

Horas Efetivamente Lecionadas

37B

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 22,50

37 ce

Ensino Teórico: 15,00
Teórico-Práticas: 0,00

37A

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 22,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,41
Teórico-Práticas: 1,87

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 2 2,82
Delfina Ana Pereira Ramos Teixeira   0,13
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE   1,27
Teórico-Práticas Totais 4 7,48
Delfina Ana Pereira Ramos Teixeira   1,73
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE Responsável
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de reconhecimento dos princípios metodológicos e técnicas de investigação utilizadas no processo de investigação, da qualidade metodológica e da validade e fidelidade dos instrumentos de medida

Capacidade de identificação nos artigos de investigação dos aspetos teóricos, metodológicos e empíricos transferíveis

Capacidade de análise de dados empíricos quantitativos e qualitativos, utilizando as ferramentas informáticas

Aquisição de conhecimento sobre as formas de divulgação de resultados de investigação científica


Conteúdos programáticos

Técnicas e instrumentos de recolha de informação

Qualidade metodológica e validade dos instrumentos

Recursos informáticos no tratamento e análise de dados quantitativos

Divulgação dos resultados de investigação

Distribuições amostrais

Estatística paramétrica e não paramétrica

Análise de dados qualitativos


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A aquisição de conhecimentos e competências é fundamental para que o estudante compreenda os princípios metodológicos dos estudos de investigação realizados e os recursos que permitem o desenvolvimento do processo de investigação.    

Os conteúdos programáticos desta UC desenvolvem-se com enfoque nas técnicas de investigação, na análise quantitativa e qualitativa de dados empíricos, bem como na redação e divulgação da investigação, o que permite aos estudantes atingirem os objectivos de aprendizagem previstos para esta unidade curricular.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)


A  abordagem  dos conteúdos de Investigação efetua-se de forma expositiva, com estimulo à participação dos estudantes.

Os estudantes terão aulas de Estatística/Informática  com recurso a um programa informático, que permite o desenvolvimento das actividades programadas para  atingir os objectivos.

As horas de trabalho autónomo serão utilizadas pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo dos conteúdos da UC.

A avaliação: teste que terá uma ponderação na classificação da UC de 70% e apresentação de uma análise efetuada a artigos de investigação (30%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A consecução dos objectivos de domínio cognitivo, promove-se através das aulas expositivas, das leituras de textos e da discussão centrada nos conteúdos programáticos. Os objectivos centrados nas competências analíticas, exigem leitura e análise crítica. Os objectivos que se realizam na aquisição de competências operacionais requerem o recurso a estratégias mais activas, como a utilização prática de ferramentas informáticas.   Para que os estudantes atinjam os objectivos previstos é essencial que desenvolvam trabalho de aprendizagem para além dos tempos lectivos de contacto (estudo em obras de referência indicadas na bibliografia, e realização de exercícios propostos pelos professores). Nas aulas teórico práticas, os estudantes são iniciados na utilização de programas informáticos de análise qualitativa de dados e dão continuidade à análise de dados quantitativos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo (3ª ed.).  Edições 70.

Bryman, Alan. (2012). Social Research Methods. (4º Edition). Oxford University Press.  809pp. ISBN 978-0-19-958805-3

Flick, U. (2005). Métodos qualitativos na investigação científica. Monitor.

Fortin, M. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Lusodidacta.

Gonçalves, S.; Gonçalves, J & Marques, C. (2021). Manual de Investigação Qualitativa. Pactor editora

Lessard-Hébert, M., Boutin, G., & Goyette, G. (2013). Investigação qualitativa (5ª ed.). Instituto Piaget.

Delaunay, C., Augusto, A., & Santos, M. (2020). Invisible Vulnerabilities: Ethical, Practical and Methodological Dilemmas in Conducting Qualitative Research on the Interaction with IVF Embryos. Societies, 10, 7; doi:10.3390/soc10010007   

Observações