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Educação Artística - Dramática

Código: LEBA10110    Sigla: EA_D
Área Científica: Formação na Área de Docência - Expressões

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 61 Despacho nº 15080/2014 6 72 162
Despacho n.º 7346/2020 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA1-B

Teórico-Práticas: 70,00

LEBA1-A

Teórico-Práticas: 65,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 9,60
Juliana Jardim Barboza   4,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Juliana Jardim Barboza Responsável
Ana Margarida Almeida de Pinho Neno Togtema Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

a ) Desenvolver capacidades físicas de forma a movimentar-se de forma livre e pessoal.

b) Desenvolver o domínio da projeção e do volume da voz.

c) Explorar a deslocação e orientação no espaço. 

d) Explorar a manipulação e utilização de objetos diversificados.

e) Encontrar soluções criativas e inovadoras para os exercícios e trabalhos propostos.

f) Responder a diferentes técnicas de estimulação criativa.

g) Utilizar criativamente o espaço, a luz, imagens, objetos, sons, e diferentes meios tecnológicos.

h) Reconhecer as principais componentes da linguagem dramática.

i) Utilizar a linguagem dramática como meio de expressão e comunicação.



Conteúdos programáticos

1 - Corpo

2 - Voz

3 - Espaço

4 - Objetos

5 - Noções essenciais da linguagem teatral

6 - Exercícios práticos de improvisação e construção de cenas teatrais

7 - Composição e construção plástica de pequeno espetáculo teatral



Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos foram definidos em correspondência com os objetivos da unidade curricular: o ponto 1 dos conteúdos programáticos pretende desenvolver capacidades físicas e a expressividade de movimentos e gestos (objetivo a,); o ponto 2 pretende desenvolve os recursos da voz (objetivo b); o ponto 3 pretende a exploração, deslocação e a orientação no espaço de forma criativa (objetivo c); o ponto 4 pretende a exploração criativa de objetos diversificados (objetivo d); o ponto 5 pretende o reconhecimento das principais componentes da linguagem dramática e a sua utilizem como meio de expressão e comunicação (objetivo h); o ponto 6 pretende a realização de exercícios práticos de improvisação e construção de cenas teatrais (objetivos e, h, i,); o ponto 7 pretende a criação de um pequeno espetáculo teatral (objetivos e, f, g, h, i, j).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As aulas serão de natureza teórico-prática permitindo a apropriação de conteúdos e a prossecução dos objetivos definidos, solicitando-se a participação ativa dos alunos em atividades de perceção, experimentação e discussão.

Avaliação contínua:

- Participação no trabalho em aula e realização das atividades propostas - 50%;
- Trabalho final prático - 40%;
- Trabalho final escrito individual - 10%.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tratando-se de uma UC cujos objetivos de aprendizagem se focalizam fundamentalmente na aquisição de conhecimentos e de competências de nível comunicacional e artístico, justifica-se que o trabalho a desenvolver seja essencialmente vivencial e reflexivo. Trabalho autónomo (90 horas): Trabalho de pesquisa ¿ 20 horas Produção de relatório de trabalho prático ¿ 20 horas Elaboração de trabalhos de grupo ¿ 50 horas

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Azevedo, Sónia Machado de (2002). O papel do corpo no corpo do actor. São Paulo, Editora Perspectiva.
Boal, Augusto (2004): Jeux pour acteurs et non acteurs. Paris, Éditions La Découverte.
Courtney, Richard (2003). Jogo, Teatro & Pensamento ¿ as bases intelectuais do teatro na educação. São Paulo: Editora Perspectiva.
Lobo, L., Navas, C. (2003). Teatro do Movimento. Brasília, L.G.E. Editora.
Melo, Maria do Céu de (2005). A expressão dramática. Lisboa, Livros Horizonte.
Molinari, Cesare (2010). História do Teatro. Lisboa, Edições 70.
Morrisson, Catherine (2001). 40 exercices d¿improvisation théâtrale. Arles, Actes Sud Junior.
Perrier, Jean, CHAUVEL Denise (1992). La voix ¿ 50 jeux pour l¿expression vocale et corporelle. Paris, Édition Retz.
Romano, L. (2005). O Teatro do Corpo manifesto: Teatro Físico. São Paulo, Editora
Solmer, Antonino (2003). Manual de teatro. Lisboa, Cadernos Contracena e Temas e Debates.