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Educação Física II

Código: LEBA20141    Sigla: EFII
Área Científica: Formação na Área de Docência - Expressões

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 56 Despacho nº 15080/2014 4 48 108
Despacho n.º 7346/2020 4

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA2-B

Teórico-Práticas: 52,50

LEBA2-A

Teórico-Práticas: 52,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,40
David Paulo Ramalheira Catela - ESD   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
David Paulo Ramalheira Catela - ESD Responsável
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica
David Paulo Ramalheira Catela - ESD Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer padrão de crescimento pré-púbere e púbere. Detetar potenciais problemas posturais. Saber aplicar leis e modelos da aprendizagem motora. Saber aplicar técnicas de ensino da escrita cursiva e identificar disgrafia. Saber aplicar técnicas corporais de relaxação. Saber implementar atividades interdisciplinares baseadas em conteúdos do programa de Educação Física. Compreender relação entre práticas corporais tradicionais, interação social e valores identitários e de pertença. Compreender processos da semiótica motora. Identificar períodos críticos do desenvolvimento motor e indicadores desenvolvimento motor atípico. Conhecer normas essenciais de segurança dos espaços lúdicos.

Conteúdos programáticos

Padrão de crescimento dos sistemas físico e hormonal na puberdade e efeitos na capacidade física pré-púbere e púbere. Deteção de potenciais problemas posturais. Técnicas respiratórias e regulação do nível de vigilância e dos sinais vitais. Lei da prática, Hipótese da variabilidade das condições de prática, e Modelo dos constrangimentos na organização da prática das técnicas motoras. Jogos tradicionais, diversidade cultural, efeito paradoxal, sincronização e sintonia. Imitação e demonstração de habilidade motoras. Gestema e praxema nas atividades sócio-motoras. Escrita cursiva e disgrafia. Orientação e exploração da natureza. Nós e interação social. Semiótica motora e espaço físico urbano. Segurança e estética nos materiais e equipamentos ludomotores.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Conteúdos programáticos permitirão a estudante adquirir as ferramentas básicas para avaliar e/ou implementar estratégias e ações, conducentes a compreensão do papel das expressões físico-motoras no desenvolvimento da criança, e na facilitação da aquisição de competências básicas, através do corpo, das atividades físico-motoras e ludomotoras. Objetivos e conteúdos estão articulados nos seguintes módulos: crescimento físico e maturação, desenvolvimento das habilidades motoras, desenvolvimento ludomotor, comunicação não verbal, desordens motoras, espaços lúdicos para a infância, estilos de vida e hábitos físico-motores, ergonomia de equipamentos. Carga média de trabalho autónomo (75h), distribuída da seguinte forma: pesquisa e divulgação de conhecimento (65h); fichas de aplicação de conhecimentos (10h).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Regime misto (expositivo, resolução de problemas descoberta guiada convergente e divergente), com caráter aplicativo; em tempo de contacto e com suporte bibliográfico disponível. Incentivo a produção de conhecimento em regime de interdisciplinaridade, e a sua divulgação em eventos científicos. Avaliação contínua: Pequenos grupos. Cumprimento de 10 fichas de aplicação de conhecimentos, com acesso a exame, seja qual for a classificação obtida. Aprovação com classificação mínima de 10 valores. Fichas de aplicação de conhecimentos (7 val.) + Projeto de estudo (13 val.). Projeto de estudo em forma de poster (template fornecido). Exames: Individual. Teste escrito de desenvolvimento, aplicativo (15 val.) + Oral com defesa de projeto de estudo (5 val.). Acesso à Oral com pontuação mínima de 8 valores no teste escrito.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Perfil de saída requer conhecimentos essenciais do 1º ciclo do ensino básico, para área Educação Física. Adicionalmente, ensino politécnico requer investigação aplicada. Pretende-se conciliação destes fatores na apropriação do papel da motricidade no desenvolvimento da criança. Fichas de aplicação de conhecimentos permitirão exploração da aplicabilidade de princípios e leis do comportamento motor a situações reais da intervenção profissional, para aquisição de habilidades motoras essenciais, e exploração de interdisciplinaridade com outros conteúdos do 1º ciclo (autónomo- 20h). Projeto de estudo permitirá aprofundamento de conhecimento, contacto real com crianças, explorar suas capacidades, hábitos e estilos de vida nas práticas corporais, e potencial das práticas corporais na apropriação de competências essenciais para a vida (autónomo- 40h). Propicia interdisciplinaridade com "Iniciação à Prática Profissional II", "Estatística e Probabilidades", e "Biologia Humana e Saúde".

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Catela, D., et al. (2018). BMC Health Services Research, 18 (Suppl 2,0170):89-90. Catela, D., et al. (2021). Coutinho, B., et al. (2023). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI. Maia, Portugal: Universidade da Maia.Duarte, et al. (2019). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança. Universidade da Beira Interior/CIDESD. Pacheco, P. (2011). Dissertação de mestrado. Universidade dos Açores., A., et al. (2011). Pereira, M., et al. (2023). FPF360, 48, 57.Torres, D., et al. (2022). Seminário em Desenvolvimento Motor da Criança XV. Escola Superior de Educação e Comunicação-Universidade do Algarve.

Observações

O Plano Reajustado de Atividades Letivas e de Acompanhamento de Alunos desta uc encontra-se em curso desde o dia 12 de março de 2019, tanto para as aulas teóricas como para as aulas teórico-práticas. Chaves de sessões Zoom (Colibri) e documentação de apoio são enviados para mail institucional das/os estudantes. É assegurado via mail institucional adicional esclarecimento de dúvidas e orientação nas atividades de avaliação contínua. Para as atividades que requeiram recolha de dados, procedeu-se à reconfiguração da avaliação contínua, com recurso a questionário on line e observações durante os períodos de estágio. Sempre que necessário, bibliografia de apoio tem sido indicada ou fornecida (via mail institucional, Sigarra), estando também disponível no Google Académico. São implementadas sessões síncronas, via Zoom, para as aulas teóricas e mistas para as aulas teórico-práticas, conforme diretiva institucional. Para as épocas de exame, mantém-se o formato previsto no programa da uc, em sessões síncronas on line (Zoom, Colibri). Os procedimentos para exame são previamente transmitidos: i) até à véspera da data do exame de época normal, o/a estudante tem que informar o regente que deseja realizá-lo, via e-mail institucional, ii) no dia e à hora previsto para o exame, o regente fornece teste escrito individual, distinto por estudante, via e-mail institucional; iii) após realização de teste escrito e no prazo de 48 horas, cada estudante receberá informação de pontuação obtida, individualmente, pelo regente, via e-mail institucional; iv) caso obtenha pontuação suficiente no teste escrito, a oral será realizada pelo regente, via Zoom (Colibri), individualmente, no prazo de 48 horas; v) concluída a oral, cada estudante receberá imediata informação de respetiva classificação final; vi) caso não obtenha pontuação suficiente no teste escrito, cada estudante receberá informação devida; vii) até à data dos exames, o docente manter-se-á disponível para esclarecimento de dúvidas, via e-mail institucional.

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.