Código: | LEBA20403 | Sigla: | CFQ | |
Área Científica: | Formação na Área de Docência - CN, HST e GP |
Página Web: | https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2203 |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LEBA1 | 77 | Despacho nº 15080/2014 | 1º | 5 | 60 | 135 |
Despacho n.º 7346/2020 | 1º | 5 | 60 | 135 |
Teórico-Práticas: | 56,00 |
Teórico-Práticas: | 56,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
O1. Compreender os principais fenómenos relacionados com a evolução do Universo, desde o Big-Bang à formação da Terra. O2. Relacionar as interações entre o subsistema Sol-Terra-Lua com os seus efeitos. O3. Compreender os processos de transferência de energia entre sistemas termodinâmicos. O4. Compreender fenómenos ondulatórios num meio material como a propagação de vibrações mecânicas nesse meio, conhecer grandezas físicas características de ondas e os atributos do som. O5. Compreender a constituição básica do mundo material e as suas transformações; O6. Analisar dados recolhidos e interpretar resultados de um procedimento experimental à luz de um determinado modelo ou quadro teórico. O7. Argumentar de forma científica, utilizando um discurso lógico e racional que evidencie um pensamento crítico.
1. O Universo e o planeta Terra. Do Big Bang à formação da Terra. i. Teorias da formação do Universo e do Sistema Solar. ii. Constituição do sistema solar. iii. Subsistema Sol-Terra e Lua. O Sol como fonte de energia. i. Fontes de energia e transferências de energia. 2. A Terra: um sistema em equilíbrio dinâmico. Constituição do mundo material. i. Composição e constituição dos materiais. ii. Propriedades e transformações dos materiais. iii. Fenómenos meteorológicos. iv. Mistura de substâncias. v. Reações químicas. Produção e transmissão do som. i. Sistemas vibratórios. ii. Ondas. iii. A intensidade do som e a audição.
Todos os conteúdos programáticos (CP1; CP2) visam fornecer um conjunto integrado de conhecimentos fundamentais sobre a Física e a Química e a sua interligação (O1, O2, O3, O4, O5). Através da exploração das temáticas relacionadas com os movimentos da Terra e a sua influência na vida do planeta (CP1), e dos elementos constituintes da Terra e com os fenómenos que nela ocorrem (CP2.) pretende-se que os estudantes integrem os conhecimentos científicos adquiridos na interpretação de fenómenos e na resolução de problemas do quotidiano (O8). Pretende-se, também, que os conteúdos desta unidade curricular sejam abordados de modo a que os estudantes sejam capazes de analisar dados recolhidos e interpretar resultados de um procedimento experimental (O6). Para além disto, os conteúdos tratados promovem a capacidade dos estudantes de analisar criticamente situações e evidências científicas e de argumentarem de forma sustentada as suas ideias (O7).
Esta UC funciona em regime b-learning, incluindo aulas presenciais e acessibilidade à plataforma Moodle de forma a proporcionar um processo de ensino e aprendizagem estimulador da comunicação, autonomia, reflexão e ação. Nas sessões será privilegiada: a recolha e análise de informação de diferentes proveniências; a realização de atividades laboratoriais; a discussão de relatos de descobertas científicas; e a utilização de linguagem científica na interpretação e discussão de fontes de informação, na análise e produção de argumentos e na comunicação oral e escrita. A avaliação contínua basear-se-á na: a) participação ativa dos estudantes nas atividades propostas (30%); b) elaboração e apresentação de um projeto (20%); c) realização de teste(s) escrito(s) (50%). A aprovação à unidade curricular está condicionada a uma classificação média mínima de 9,0 valores no(s) teste(s) escrito(s), independentemente da obtenção de uma classificação positiva nos restantes elementos de avaliação.
A adoção de métodos e estratégias ativas de ensino, que incluam o recurso a atividades e materiais diversificados, individuais ou em grupo, presenciais ou online, é fundamental para o cumprimento de todos os objetivos propostos. Para tal, ao longo das aulas, serão proporcionados diversos momentos de análise de evidências e de situações que permitam a aquisição de conhecimento científico (O1, O2, O3, O4, O5), necessário à interpretação de fenómenos (O8). Serão implementadas atividades laboratoriais que conduzam os estudantes a aprofundar os conhecimentos científicos (O1, O2, O3, O4, O5) e a analisar e interpretar resultados experimentais à luz de um quadro teórico (O6). As atividades letivas assentes na recolha e análise de informação de diferentes proveniências concorrem para a promoção nos estudantes de uma cultura científica avançada (O8). Para além disso, diversas experiências educativas dinamizadas, como a apresentação de trabalhos individuais e de grupo, possibilitam aos estudantes desenvolver competências de argumentação científica (O7). Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (75h) é distribuída da seguinte forma: realização de trabalhos de pesquisa (20h); elaboração de trabalhos de grupo (25h); preparação de apresentações orais (5h); preparação de atividades práticas (5h); estudo para o(s) teste(s) escrito(s) (25h).
Beran, J. A. (2010). Laboratory Manual for Principles of General Chemistry (9.ª Ed.). John Wiley & Sons, Inc.
Goldsby, K., & Chang, R. (2012). Química (11.ª Ed.). McGraw-Hill.
Grego, P. (2009). Explora a Terra. Texto Editores.
Hawking, S. (2011). A Brief History Of Time From Big Bang To Black Holes. Transworld Publishers Ltd.
Lago, T. (2006). Descobrir o Universo. Gradiva Publicações.
McEvoy, J. P. (2010). A Brief History of the Universe. Running Press.
Ridpath, I. (2006). Astronomia ¿ Guias Essenciais. Civilização Editora.
Serway, R. A. & Jewett, J. W. (2004). Physics for Scientists and Engineers (8.ª Ed.). Cengage Learning.
Singh, S. (2010). Big Bang. Gradiva Publicações.
Teixeira, W., Toledo, M. C., Fairchild, T, & Taioli, F. (2009). Decifrando a Terra (2.ª Ed.). Oficina de Textos.