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Ciências Físicas e Químicas

Código: LEBA20403    Sigla: CFQ
Área Científica: Formação na Área de Docência - CN, HST e GP

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2203
Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 77 Despacho nº 15080/2014 5 60 135
Despacho n.º 7346/2020 5 60 135

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA1-B

Teórico-Práticas: 56,00

LEBA1-A

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Marisa Sofia Monteiro Correia   2,50
Teresa Armanda Alves Ribeirinha   1,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marisa Sofia Monteiro Correia Responsável
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Coordenação Científica
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira Coordenação Científica
Marisa Sofia Monteiro Correia Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1. Compreender os principais fenómenos relacionados com a evolução do Universo, desde o Big-Bang à formação da Terra. O2. Relacionar as interações entre o subsistema Sol-Terra-Lua com os seus efeitos. O3. Compreender os processos de transferência de energia entre sistemas termodinâmicos. O4. Compreender fenómenos ondulatórios num meio material como a propagação de vibrações mecânicas nesse meio, conhecer grandezas físicas características de ondas e os atributos do som. O5. Compreender a constituição básica do mundo material e as suas transformações; O6. Analisar dados recolhidos e interpretar resultados de um procedimento experimental à luz de um determinado modelo ou quadro teórico. O7. Argumentar de forma científica, utilizando um discurso lógico e racional que evidencie um pensamento crítico.

Conteúdos programáticos

1. O Universo e o planeta Terra. Do Big Bang à formação da Terra. i. Teorias da formação do Universo e do Sistema Solar. ii. Constituição do sistema solar. iii. Subsistema Sol-Terra e Lua. O Sol como fonte de energia. i. Fontes de energia e transferências de energia. 2. A Terra: um sistema em equilíbrio dinâmico. Constituição do mundo material. i. Composição e constituição dos materiais. ii. Propriedades e transformações dos materiais. iii. Fenómenos meteorológicos. iv. Mistura de substâncias. v. Reações químicas. Produção e transmissão do som. i. Sistemas vibratórios. ii. Ondas. iii. A intensidade do som e a audição.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Todos os conteúdos programáticos (CP1; CP2) visam fornecer um conjunto integrado de conhecimentos fundamentais sobre a Física e a Química e a sua interligação (O1, O2, O3, O4, O5). Através da exploração das temáticas relacionadas com os movimentos da Terra e a sua influência na vida do planeta (CP1), e dos elementos constituintes da Terra e com os fenómenos que nela ocorrem (CP2.) pretende-se que os estudantes integrem os conhecimentos científicos adquiridos na interpretação de fenómenos e na resolução de problemas do quotidiano (O8). Pretende-se, também, que os conteúdos desta unidade curricular sejam abordados de modo a que os estudantes sejam capazes de analisar dados recolhidos e interpretar resultados de um procedimento experimental (O6). Para além disto, os conteúdos tratados promovem a capacidade dos estudantes de analisar criticamente situações e evidências científicas e de argumentarem de forma sustentada as suas ideias (O7).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Esta UC funciona em regime b-learning, incluindo aulas presenciais e acessibilidade à plataforma Moodle de forma a proporcionar um processo de ensino e aprendizagem estimulador da comunicação, autonomia, reflexão e ação. Nas sessões será privilegiada: a recolha e análise de informação de diferentes proveniências; a realização de atividades laboratoriais; a discussão de relatos de descobertas científicas; e a utilização de linguagem científica na interpretação e discussão de fontes de informação, na análise e produção de argumentos e na comunicação oral e escrita. A avaliação contínua basear-se-á na: a) participação ativa dos estudantes nas atividades propostas (30%); b) elaboração e apresentação de um projeto (20%); c) realização de teste(s) escrito(s) (50%). A aprovação à unidade curricular está condicionada a uma classificação média mínima de 9,0 valores no(s) teste(s) escrito(s), independentemente da obtenção de uma classificação positiva nos restantes elementos de avaliação.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A adoção de métodos e estratégias ativas de ensino, que incluam o recurso a atividades e materiais diversificados, individuais ou em grupo, presenciais ou online, é fundamental para o cumprimento de todos os objetivos propostos. Para tal, ao longo das aulas, serão proporcionados diversos momentos de análise de evidências e de situações que permitam a aquisição de conhecimento científico (O1, O2, O3, O4, O5), necessário à interpretação de fenómenos (O8). Serão implementadas atividades laboratoriais que conduzam os estudantes a aprofundar os conhecimentos científicos (O1, O2, O3, O4, O5) e a analisar e interpretar resultados experimentais à luz de um quadro teórico (O6). As atividades letivas assentes na recolha e análise de informação de diferentes proveniências concorrem para a promoção nos estudantes de uma cultura científica avançada (O8). Para além disso, diversas experiências educativas dinamizadas, como a apresentação de trabalhos individuais e de grupo, possibilitam aos estudantes desenvolver competências de argumentação científica (O7). Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (75h) é distribuída da seguinte forma: realização de trabalhos de pesquisa (20h); elaboração de trabalhos de grupo (25h); preparação de apresentações orais (5h); preparação de atividades práticas (5h); estudo para o(s) teste(s) escrito(s) (25h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Beran, J. A. (2010). Laboratory Manual for Principles of General Chemistry (9.ª Ed.). John Wiley & Sons, Inc.
Goldsby, K., & Chang, R. (2012). Química (11.ª Ed.). McGraw-Hill.
Grego, P. (2009). Explora a Terra. Texto Editores.
Hawking, S. (2011). A Brief History Of Time From Big Bang To Black Holes. Transworld Publishers Ltd.
Lago, T. (2006). Descobrir o Universo. Gradiva Publicações.
McEvoy, J. P. (2010). A Brief History of the Universe. Running Press.
Ridpath, I. (2006). Astronomia ¿ Guias Essenciais. Civilização Editora.
Serway, R. A. & Jewett, J. W. (2004). Physics for Scientists and Engineers (8.ª Ed.). Cengage Learning.
Singh, S. (2010). Big Bang. Gradiva Publicações.
Teixeira, W., Toledo, M. C., Fairchild, T, & Taioli, F. (2009). Decifrando a Terra (2.ª Ed.). Oficina de Textos.