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Investigação em Educação e Problemas Sociais

Código: LEBA20410    Sigla: IEPS
Área Científica: Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:http://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/749
Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 69 Despacho n.º 7346/2020 3
Despacho nº 15080/2014 3 36 81

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA1-B

Teórico-Práticas: 3,00

LEBA1-A

Teórico-Práticas: 3,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 4,80
António Fernando Saldanha Portelada   1,20
David Alexandre Assunção da Paz Beirante   1,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Fernando Saldanha Portelada Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Com esta unidade curricular (UC) pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
O1. Desenvolver capacidades de realização de trabalhos investigativos em educação e outros aspetos da realidade física e social.
O2. Conhecer as características de diferentes tipos de investigação;
O3. Compreender as potencialidades e as limitações de diferentes desenhos de investigação;
O4. Conhecer procedimentos necessários à operacionalização de diferentes tipos de investigação;
O5. Compreender as potencialidades e as limitações de diferentes instrumentos de recolha de dados;
O6. Construir e aplicar diferentes instrumentos de recolha de dados;
O7. Conhecer procedimentos de análise de dados;
O8. Conhecer software e recursos online com potencialidades no apoio à investigação.
O9. Compreender as questões éticas envolvidas na investigação;
O10. Conhecer os procedimentos necessários à redação de propostas e relatos de investigação.

Conteúdos programáticos

CP1. Em regime presencial
CP1.1. A investigação em ciência, educação e problemas sociais
CP1.2.1. Alguns tipos de investigação: Investigação por survey; Investigação por estudo de caso; Investigação-ação
CP1.2.2. O papel da investigação em educação e problemas sociais.
CP1.2.3. Questões éticas em investigação.

CP2. Em regime b-learning
CP2.1. Plano de investigação
CP2.1.1. Formulação do problema ou pergunta de partida
CP2.1.2. Opção por um tipo de investigação
CP2.1.3. A revisão da literatura através da pesquisa em livros, revistas, bases de dados e fontes online
CP2.1.4. Decisões metodológicas
CP2.1.5. Redação do plano de investigação

CP2.2. Trabalho de campo
CP2.2.1. Obter acesso ao campo
CP2.2.2.Inquéritos
CP2.2.3. Entrevistas
CP2.2.4. Documentos elaborados pelos participantes
CP2.2.5. Fotografia e filmagem
CP2.3. Análise de dados.
CP2.4. Relatório de investigação.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Todos os conteúdos visam capacitar os estudantes a realizar trabalhos investigativos (O1). Para a sua concretização, familiarizam-se os estudantes com práticas investigativas na área da educação e problemas sociais (CP1.1). Exploram-se diferentes tipos de investigação para que compreendam os tipos de investigação (O2) e as suas potencialidades e limitações (O3). Na fase de investigação, a construção de um plano de investigação (CP2.1) permite conhecer procedimentos para operacionalizar uma investigação (O4) e recursos online (O8), selecionar e construir os instrumentos de recolha de dados (O5; O6) e ter em consideração as questões éticas (O9). O trabalho de campo (CP2.2) leva à aplicação dos instrumentos de recolha de dados (O6). A análise de dados (CP2.3) permite o conhecimento deste processo (O7) e de software de apoio à sua análise (O8). A abordagem às normas de redação de um relatório de investigação (CP2.4) conduz a que conheçam os procedimentos da sua elaboração (O10). 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Esta unidade curricular funciona em regime de b-learning, incluindo aulas presenciais e através da Moodle. Privilegia-se: a) o trabalho individual e em grupo; b) a consulta de diferentes fontes de informação; c) a crítica de textos diversificados; d) a realização de investigações sobre a realidade social; e) a apresentação e discussão dos trabalhos realizados ao nível do grupo turma.
A avaliação basear-se-á na:
a) assiduidade dos discentes, participação ativa nas aulas e nas investigações realizadas (25%) ;
b) realização, apresentação e discussão em grupo de uma investigação em educação, a apresentar sob  forma de um póster (75%). 


Está também prevista a avaliação por exame (de natureza teórica) para os alunos que optarem por esta modalidade. (100%)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Uma metodologia de ensino em b.learning visa potenciar a formação teórica e aprendizagem orientada através de tutorias presenciais, permitindo ainda uma maior agilidade no que respeita à gestão de tempo e à aprendizagem autónoma, em sessões não presenciais, através do uso da plataforma e.raízes_redes e outros recursos online. Estas dinâmicas têm como objetivo favorecer o desenvolvimento de capacidades de realização de trabalhos investigativos em educação ou sobre outros aspetos da realidade física e social (O1).
Nesse sentido, as primeiras aulas, teóricas e presenciais, visam que os estudantes consultem diferentes fontes de informação e critiquem textos diversificados, tais como dissertações académicas e artigos científicos, para melhor compreenderem os diferentes tipos de investigação nomeadamente a sua importância, potencialidades e limitações (O2; O3). Para a recolha de informação científica fidedigna, os estudantes devem usar recursos online, como as plataformas b-on, RCAAP e os repositórios institucionais (O8).
A vertente prática é ministrada em b-learning. Depois de os estudantes terem definido os grupos de trabalho, reúnem-se semanalmente com o(s) docente(s) responsável(eis) em sessões tutorias presenciais, acompanhadas por sessões de trabalho em e-learning, com o suporte técnico da equipa de apoio ao e-learning da escola. Essas sessões práticas serão responsáveis por promover o seu conhecimento quanto aos procedimentos necessários à operacionalização de diferentes tipos de investigação (O4). Uma vez selecionada a temática a investigar, determinada a questão-problema e os objetivos de investigação, bem como realizada a revisão da literatura, os estudantes optam por uma dada metodologia (O4), tendo sempre em consideração as questões éticas (O9). Aquando da definição dos participantes, deverão indicar quais o/s instrumento/s de recolha de dados a utilizar, necessitando, para isso, de compreender as suas potencialidades e limitações (O5) para construir e aplicar aqueles que selecionarem (O6). Uma vez os dados recolhidos, a análise seguinte requer o conhecimento deste procedimento (O7) e o uso de software de apoio (O8).
O trabalho final deverá ser de teor académico, pelo que os estudantes serão conduzidos a conhecerem os procedimentos de referenciação bibliográfica, assim como a estrutura de um relato de investigação (O10). Deverão, ainda, apresentar e discutir os trabalhos de investigação realizados de modo a evidenciarem as competências adquiridas com a investigação realizada (O10). Nesse momento, apresentam também uma análise crítica dos conteúdos da UC e das atividades realizadas para aprofundarem os seus conhecimentos quanto à realização de trabalhos investigativos (O1). Os trabalhos realizados, sempre que possível, serão apresentados em iniciativas científicas e divulgados no repositório IPSantarém.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cavadas, B., & Linhares, E. (2014). A elaboração de pósteres como método de iniciação à investigação na formação inicial de educadores e professores. http://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/908
Linhares, E., & Cavadas, B. (2012). O papel da investigação na formação de professores e educadores: Um estudo de caso. http://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/749
Oliveira, L., Pereira, A., & Santiago, R. (2004). Investigação em educação. Porto Editora.
Pardal, L., & Correia, E. (2011). Métodos e técnicas de investigação social. Areal Editores.
Pereira, A. (2002). Educação para a Ciência. Lisboa: Universidade Aberta.
Quivy, R., & Campenhoudt, L. (1999). Manual de investigação em ciências sociais. Gradiva.
Tuckman, B. W. (2005). Manual de investigação em educação (3ª Edição). Serviço de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian.
Vilelas, J. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Edições Sílabo.

Observações