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Educação Física I

Código: LEBA20412    Sigla: EF 1
Área Científica: Formação na Área de Docência - Expressões

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 71 Despacho n.º 7346/2020 4
Despacho nº 15080/2014 4 48 108

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA1-B

Teórico-Práticas: 0,00

LEBA1-A

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,40
Ana Luíza Cândido da Silva Rodrigues Serrão Arrais   1,60
David Paulo Ramalheira Catela - ESD   1,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
David Paulo Ramalheira Catela - ESD Responsável
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica
David Paulo Ramalheira Catela - ESD Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer padrão de evolução das proporções corporais e consequências no desenvolvimento motor. Conhecer aquisições sensoriomotoras e percetivomotoras no desenvolvimento na infância. Saber marcos essenciais no desenvolvimento motor típico na infância Identificar capacidades coordenativas no desenvolvimento motor na infância e períodos críticos de estimulação. Saber identificar brincar funcional e período crítico no desenvolvimento ludomotor da criança. Compreender função do contacto físico no desenvolvimento emocional e social da criança. Saber aplicar a imitação de gestemas e praxemas no desenvolvimento da comunicação não verbal na infância. Saber identificar indicadores motores de potencial desenvolvimento atípico na infância. Conhecer normas de segurança de espaços e materiais lúdicos.

Conteúdos programáticos

Desenvolvimento sensoriomotor e percetivomotoras na 1ª infância. Gestação, nascimento e desenvolvimento motor na 1ª infância. Padrão de crescimento físico e do sistema nervoso e desenvolvimento motor na 1ª infância. Marcos do desenvolvimento motor na motricidade reflexa e adaptativa.. Affordances e constrangimentos físicos, parentais e sociais no desenvolvimento motor na 1ª infância. Mecanismos sensoriomotores e percetivomotores na 1ª infância. Desenvolvimento das capacidades coordenativas na 1ª infância. Desenvolvimento ludomotor na 1ª infância. Modos de contacto físico e comunicação ludomotora e sociomotora com infantes. Indicadores de desenvolvimento motor atípico na 1.º infância (hipotonia, dispraxia, paralisia cerebral). Normas de qualidade de espaços e materiais ludomotores para a 1ª infância. Aspectos ergonómicos de equipamentos e instrumentos do dia-a-dia para a 1ª infância.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos permitirão a estudante adquirir as ferramentas básicas para avaliar e/ou implementar estratégias e ações, conducentes a uma compreensão do papel do desenvolvimento motor na 1ª infância e no desenvolvimento do infante, e a uma mais ajustada capacidade de intervenção, através no papel do corpo, das atividades motoras e lúdicas. Objetivos e conteúdos estão articulados nos seguintes módulos: crescimento físico e maturação, desenvolvimento das habilidades motoras, desenvolvimento lúdico, inteligência sensoriomotora e percetivo-motora, comunicação não verbal, desenvolvimento motor atípico, espaços lúdicos, ergonomia de equipamentos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Regime misto (expositivo e descoberta guiada), com caráter aplicativo. Decorrem em tempo de contacto, com bibliografia disponível on-line. Incentivada a pesquisa bibliográfica técnica e científica. Incentivo a produção e divulgação de conhecimento. Avaliação contínua centrada no/a estudante, em pequenos grupos. Fichas de aplicação conhecimentos (5 valores), em regime de resolução de problemas. Estudo em regime de investigação aplicada (15 valores). Manutenção em avaliação contínua com mínimo de 8 fichas e projeto de estudo, podendo ir a exame. Classificação mínima de 10 valores para aprovação. Exames: Teste escrito individual (10 valores) e Oral de projeto de estudo individual (10 valores). Para aceder à Defesa Oral, tem que obter pontuação mínima de 8 valores no teste escrito. Classificação resulta de soma de elementos de avaliação.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Perfil de saída do curso Educação Básica requer conhecimentos essenciais para creche e pré-escolar, na área da Motricidade. Ensino politécnico também requer investigação aplicada. São conciliados ambos fatores através das fichas de aplicação de conhecimentos, com exploração crítica e de aplicabilidade, tendo em consideração o padrão de desenvolvimento motor na 1ª infância. Projeto de estudo propicia produção e aprofundamento conhecimento sobre os conteúdos transmitidos, proporcionando o contacto real com infantes. Projeto também propicia interdisciplinaridade com unidade curricular "Investigação em Educação e Problemas Sociais". Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (75h) é distribuída da seguinte forma: pesquisa (65h); aplicação de conhecimentos (10h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cerejeira et al. (2023). Orientação e desenho realista. CIEQV-II Congress. Matos et al. (2019). Orientação espacial e rotação mental ISBN: 978-989-654-605-2. Catela et al. (2018). Touch Perception and Language Development. doi:10.17265/2159-5542/2018.11.004. Catela et al. (2021). Iconic gestures and oral language development https://www.cieqv.pt/congress/. Catela et al. (2021). Desenvolvimento motor e brincar https://www.sdmc16.uevora.pt/. Correia et al. (2019). Mouth haptic perception and infants¿ exploratory play. doi:10.17265/2159-5542/2019.08.004. Rezendes, P., & Catela, D. (2019). Affordances motoras em contexto familiar. ISBN: 978-989-654-605-2. Silva, C., et al. (2018). Localização de objeto e uso das mãos. ISBN: 978-898-121-1. Santana et al. (2023). materiais soltos a atividades não estruturadas. CIEQV-II Congress. 

Observações

O Plano Reajustado de Atividades Letivas e de Acompanhamento de Alunos desta uc encontra-se em curso desde o dia 12 de março, tanto para as aulas teóricas como para as aulas teórico-práticas, data em que foi enviada informação sobre procedimentos para as aulas teórico-práticas, e aviso de necessidade de estudantes consultarem regularmente seu mail institucional, para recolha de material informativo das aulas teóricas e fichas de aulas teórico-práticas, bem como disponibilidade de docente para esclarecimento de dúvidas e orientação nas atividades de avaliação contínua. Para evitar deslocação de estudantes às instalações da ESE, para as aulas teórico-práticas, procedeu-se à reconfiguração das atividades, de modo a estas poderem ser realizadas autonomamente, no local de residência. Os conteúdos para ambas as aulas (teórica e teórico-prática), têm sido enviados semanalmente, via e-mail institucional (Sigarra), com possibilidade de esclarecimento de dúvidas também por esta via. Sempre que necessário, bibliografia de apoio tem sido indicada ou fornecida (via mail institucional, Sigarra), estando também disponível no Google Académico. Serão implementadas sessões síncronas, via Zoom, para debate dos conteúdos das aulas teóricas e teórico-práticas. A avaliação contínua está a ser assegurada através de fichas de aplicação de conhecimentos, fornecidas via e-mail institucional (Sigarra), e através de apoio a estudo exploratório, com possibilidade de esclarecimento de dúvidas via e-mail institucional. Para os estudos em que era necessário realizar recolhas in vivo, procedeu-se a ajustamento para que estes possam ser realizados através de questionário sou inquéritos, ou envolvendo parentes na recolha dos dados. Para as épocas de exame, mantém-se o formato previsto no programa da uc. Esta informação será transmitida a estudantes do curso, via e-mail institucional, bem como quais os procedimentos que devem cumprir para a realização de determinado exame, e que são: - Até à véspera da data do exame de época normal, o/a estudante tem que informar o regente que deseja realizá-lo, via e-mail institucional. No dia e à hora previsto para o exame, o regente fornecerá individualmente teste escrito, que será distinto de estudante para estudante, via e-mail institucional; - Para as restantes épocas de exame, cumprem-se procedimentos e prazos de inscrição estabelecidos na ESDRM; - Após realização de teste escrito e no prazo de 48 horas, cada estudante receberá informação de pontuação obtida, individualmente, pelo regente, via e-mail institucional; - Caso obtenha pontuação suficiente no teste escrito, a oral será realizada pelo regente, via Skype, individualmente, no prazo de 48 horas. Concluída a oral, cada estudante receberá imediata informação de aprovação e respetiva classificação final ou de reprovação; - Caso não obtenha pontuação suficiente no teste escrito, cada estudante receberá informação devida, explicitando sua reprovação; - Até à data dos exames, os docentes do módulo manter-se-ão disponíveis para esclarecimento de dúvidas, via e-mail institucional.

Na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas com presença de estudantes em todas as instituições de Ensino Superior iniciada no dia 16 de março de 2020, no âmbito das medidas extraordinárias e de caráter urgente do Governo em resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus/Covid-19, reavaliada a 9 de abril e com base no deliberado pelo despacho nº 82/2020, de 11 de março, e pelo despacho n.º 115/2020, de 9 de abril, do Sr. Presidente Interino do I