Código: | LEBA20412 | Sigla: | EF 1 | |
Área Científica: | Formação na Área de Docência - Expressões |
Área de Ensino: | Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LEBA1 | 71 | Despacho n.º 7346/2020 | 1º | 4 | ||
Despacho nº 15080/2014 | 1º | 4 | 48 | 108 |
Teórico-Práticas: | 48,75 |
Teórico-Práticas: | 48,75 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
Conhecer padrão de evolução das proporções corporais e consequências no desenvolvimento motor. Conhecer aquisições sensoriomotoras e percetivomotoras no desenvolvimento na infância. Saber marcos essenciais no desenvolvimento motor típico na infância Identificar capacidades coordenativas no desenvolvimento motor na infância e períodos críticos de estimulação. Saber identificar brincar funcional e período crítico no desenvolvimento ludomotor da criança. Compreender função do contacto físico no desenvolvimento emocional e social da criança. Saber aplicar a imitação de gestemas e praxemas no desenvolvimento da comunicação não verbal na infância. Saber identificar indicadores motores de potencial desenvolvimento atípico na infância. Conhecer normas de segurança de espaços e materiais lúdicos.
Desenvolvimento sensoriomotor e percetivomotoras na 1ª infância. Gestação, nascimento e desenvolvimento motor na 1ª infância. Padrão de crescimento físico e do sistema nervoso e desenvolvimento motor na 1ª infância. Marcos do desenvolvimento motor na motricidade reflexa e adaptativa.. Affordances e constrangimentos físicos, parentais e sociais no desenvolvimento motor na 1ª infância. Mecanismos sensoriomotores e percetivomotores na 1ª infância. Desenvolvimento das capacidades coordenativas na 1ª infância. Desenvolvimento ludomotor na 1ª infância. Modos de contacto físico e comunicação ludomotora e sociomotora com infantes. Indicadores de desenvolvimento motor atípico na 1.º infância (hipotonia, dispraxia, paralisia cerebral). Normas de qualidade de espaços e materiais ludomotores para a 1ª infância. Aspectos ergonómicos de equipamentos e instrumentos do dia-a-dia para a 1ª infância.
Os conteúdos programáticos permitirão a estudante adquirir as ferramentas básicas para avaliar e/ou implementar estratégias e ações, conducentes a uma compreensão do papel do desenvolvimento motor na 1ª infância e no desenvolvimento do infante, e a uma mais ajustada capacidade de intervenção, através no papel do corpo, das atividades motoras e lúdicas. Objetivos e conteúdos estão articulados nos seguintes módulos: crescimento físico e maturação, desenvolvimento das habilidades motoras, desenvolvimento lúdico, inteligência sensoriomotora e percetivo-motora, comunicação não verbal, desenvolvimento motor atípico, espaços lúdicos, ergonomia de equipamentos.
Regime misto (expositivo e descoberta guiada), com caráter aplicativo. Decorrem em tempo de contacto, com bibliografia disponível on-line. Incentivada a pesquisa bibliográfica técnica e científica. Incentivo a produção e divulgação de conhecimento. Avaliação contínua centrada no/a estudante, em pequenos grupos. Fichas de aplicação conhecimentos (5 valores), em regime de resolução de problemas. Estudo em regime de investigação aplicada (15 valores). Manutenção em avaliação contínua com mínimo de 8 fichas e projeto de estudo, podendo ir a exame. Classificação mínima de 10 valores para aprovação. Exames: Teste escrito individual (10 valores) e Oral de projeto de estudo individual (10 valores). Para aceder à Defesa Oral, tem que obter pontuação mínima de 8 valores no teste escrito. Classificação resulta de soma de elementos de avaliação.
Perfil de saída do curso Educação Básica requer conhecimentos essenciais para creche e pré-escolar, na área da Motricidade. Ensino politécnico também requer investigação aplicada. São conciliados ambos fatores através das fichas de aplicação de conhecimentos, com exploração crítica e de aplicabilidade, tendo em consideração o padrão de desenvolvimento motor na 1ª infância. Projeto de estudo propicia produção e aprofundamento conhecimento sobre os conteúdos transmitidos, proporcionando o contacto real com infantes. Projeto também propicia interdisciplinaridade com unidade curricular "Investigação em Educação e Problemas Sociais". Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (75h) é distribuída da seguinte forma: pesquisa (65h); aplicação de conhecimentos (10h).
Cerejeira et al. (2023). Orientação e desenho realista. CIEQV-II Congress. Matos et al. (2019). Orientação espacial e rotação mental ISBN: 978-989-654-605-2. Catela et al. (2018). Touch Perception and Language Development. doi:10.17265/2159-5542/2018.11.004. Catela et al. (2021). Iconic gestures and oral language development https://www.cieqv.pt/congress/. Catela et al. (2021). Desenvolvimento motor e brincar https://www.sdmc16.uevora.pt/. Correia et al. (2019). Mouth haptic perception and infants¿ exploratory play. doi:10.17265/2159-5542/2019.08.004. Rezendes, P., & Catela, D. (2019). Affordances motoras em contexto familiar. ISBN: 978-989-654-605-2. Silva, C., et al. (2018). Localização de objeto e uso das mãos. ISBN: 978-898-121-1. Santana et al. (2023). materiais soltos a atividades não estruturadas. CIEQV-II Congress.