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Biologia Humana e Saúde

Código: LEBA20416    Sigla: BHS
Área Científica: Formação na Área de Docência - CN, HST e GP

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 50 Despacho nº 15080/2014 5 60 135
Despacho n.º 7346/2020 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA2-B

Teórico-Práticas: 61,75

LEBA2-A

Teórico-Práticas: 64,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Carla Maria Correia Loureiro   1,00
Sara Catarina Ludovino Sacramento   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sara Catarina Ludovino Sacramento Responsável
Marisa Sofia Monteiro Correia Coordenação Científica
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira Coordenação Científica
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Com esta unidade curricular (UC) pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
O1. Mobilizar saberes sobre a importância da saúde e da sua promoção para o bem-estar individual e coletivo;
O2. Reconhecer o papel das escolas como instituições promotoras de saúde e as orientações e programas da saúde escolar;
O3. Conhecer a constituição e explicar o funcionamento integrado dos vários sistemas de órgãos humanos;
O4. Realizar atividades práticas laboratoriais e investigativas sobre a constituição e funcionamento do corpo humano;
O5. Caraterizar os tipos de acidentes infantis, conceber estratégias para a sua prevenção e conhecer procedimentos básicos de primeiros-socorros;
O6. Caracterizar os comportamentos de risco e necessidades de saúde especiais das crianças;
O7. Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns sobre saúde e a sua promoção.

Conteúdos programáticos

Parte I - Introdução (Regime presencial)
Saúde, promoção da saúde e seus determinantes (perspetiva evolutiva e empowerment).
Escolas promotoras de saúde (Dimensão curricular, psicossocial, ecológica e comunitária) e saúde escolar (Orientações, programas).


Parte II - Homeostasia e equilíbrio dinâmico (Regime b-learning) 
Sistema digestivo e alimentação (Nutrientes, determinantes do comportamento alimentar, erros alimentares, ementas escolares, segurança alimentar).
Sistema cardiovascular e o papel do exercício físico. Sistemas linfático e imunitário. Plano nacional de vacinação e doenças de evicção escolar;
Sistema respiratório;
Sistema neurohormonal;
Sistema excretor;
Sistema reprodutor;
Sistema esquelético;
Órgãos dos sentidos.

Parte III - Diferentes dimensões da saúde
Indicadores de saúde (Evolução e significado);
Acidentes (Dimensão, vulnerabilidade, tipologia, prevenção, primeiros socorros);
Educar para o risco 
Necessidades de saúde especiais

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


Todos os conteúdos visam capacitar os estudantes para mobilizarem conhecimentos sobre a importância da promoção da saúde para o bem-estar individual e coletivo (O1; Parte I) e reconhecerem o papel dos docentes e escolas nessa promoção (O2; Parte I). Para a sua concretização, irão conhecer a constituição e explicar o funcionamento integrado dos órgãos humanos (O3; Parte II) através de atividades práticas (O4; Parte II). Essa abordagem será cruzada com a caracterização de diferentes dimensões da saúde (O5; O6 e O7, Parte III). Nesse processo, visa-se que cooperem com os outros em tarefas e projetos comuns (O7; Parte I, II e III), realizando trabalhos de grupo que os capacitem para serem agentes promotores da saúde. Para tal, deverão: i) caracterizar os acidentes infantis e identificar formas de os prevenir (O5; Parte III) e ii) caracterizar comportamentos de risco  e as principais necessidades de saúde especiais das crianças (O6; Parte III).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)


As atividades letivas serão organizadas em aulas teóricas, teórico-práticas, práticas e em e-learning. A avaliação contínua dos estudantes basear-se-á nos seguintes elementos: a) Participação ativa dos alunos nas atividades letivas a desenvolver em sala de aula (5%). b) Realização de trabalhos individuais ou em grupo (45%); c) Realização de teste(s) escrito(s) (50%); A aprovação à unidade curricular está condicionada a uma classificação média (aritmética ou ponderada) superior a 9,5 valores no(s) teste(s) escrito(s), independentemente da obtenção de uma classificação positiva nos restantes elementos de avaliação. Na modalidade de avaliação por exame, a classificação do aluno resulta exclusivamente da classificação obtida numa prova teórica.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino em b.learning visa potenciar a formação teórica e a aprendizagem orientada através de sessões presenciais, permitindo uma maior agilidade quanto à gestão de tempo e à aprendizagem autónoma, em sessões não presenciais, através do uso da plataforma Moodle onde serão disponibilizados vários recursos e atividades de suporte às aulas. Estas dinâmicas têm como objetivo principal que os estudantes mobilizem saberes sobre a importância da saúde e da sua promoção para o bem-estar individual e coletivo (O1). As primeiras aulas, teóricas e presenciais, visam mostrar aos estudantes a importância da saúde e da sua promoção para esse bem-estar (O1) e o papel das escolas enquanto instituições promotoras da saúde, essencialmente através da pesquisa, análise e discussão de diferentes fontes de informação sobre o assunto, como as orientações legislativas e programas da saúde escolar (O2). Seguidamente, as aulas organizar-se-ão em sessões b-learning. Algumas sessões correspondem a aulas presenciais onde serão abordadas a constituição e o funcionamento integrado dos sistemas de órgãos humanos (O3), com o recurso a aulas teóricas e práticas (O4). Essas aulas serão complementadas com sessões em e-learning através dos recursos pedagógicos de plataformas de ensino a distância, maioritariamente destinadas à resolução de atividades sobre a constituição e o funcionamento integrado dos órgãos humanos. Será, ainda, fomentada a discussão de diferentes aspetos relacionados com a saúde e a sua promoção (O7), nomeadamente através da organização de visitas de estudo ou a participação em iniciativas científicas nacionais (Congressos, Seminários, Palestras, Aulas-abertas, etc.) ou de extensão à comunidade que abordem as seguintes temáticas: i) os principais tipos de acidentes, estratégias para a sua prevenção e procedimentos básicos de primeiros-socorros (O5); ii) os comportamentos de risco, nomeadamente os sexuais, na perspetiva da educação sexual, e o consumo de álcool, tabaco e outras drogas lícitas e ilícitas, e as necessidades de saúde especiais das crianças (O7). Esses assuntos serão discutidos entre os estudantes e os monitores ou palestrantes, de modo a possam apresentar as suas ideias sobre as situações problemáticas apresentadas e desenvolver capacidades de comunicação usando linguagem científica. As instituições da comunidade envolvente serão chamadas a colaborar no ensino dos primeiros-socorros básicos a crianças. Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (75h) é distribuída da seguinte forma: estudo para duas provas de avaliação teóricas (30h); estudo de bibliografia da especialidade (10h); resolução de atividades do recurso Biologia Humana e Saúde: para educadores e professores em formação inicial (15h); realização de relatórios de atividades práticas (20h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Costa, F. L. da (2021). Como adoecem os portugueses: Saúde, estilos de vida. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Dias, A., Duque, A., Silva, M., & Durá, E. (2004). Promoção da saúde. O renascimento de uma ideologia? Análise Psicológica, 3(XXII), 463-473. 
Drake, R. L., Vogl, A. W., & Mitchell, A. W. M. (2010). Gray Anatomia para Estudantes (2.ª ed.). Rio de Janeiro: Elsevier 
Gomes, J. P. (2009). As Escolas Promotoras de Saúde: uma via para promover a saúde e a educação para a saúde da comunidade escolar. Porto Alegre, 32(1), 84-91. 
Graça, P. (2021). Como comem os portugueses. Alimentação. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
OpenStax (2021). Anatomy & Phisiology. OpenStax.Houston Texas. 
Purvies, W., Sadava, D., Orians, G. & Heller, H. (2004). Life: The Science of biology. Sunderland: Sinauer Associates. 
Seeley, R.R., Stephens, T.D., & Tate, P. (2012). Anatomia e Fisiologia (8.ª ed.). Porto: Lusodidacta.