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Educação Artística-Musical

Código: LEBA20417    Sigla: EAM
Área Científica: Formação na Área de Docência - Expressões

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 63 Despacho nº 15080/2014 6 72 162
Despacho n.º 7346/2020 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA2-B

Teórico-Práticas: 0,00

LEBA2-A

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 9,60
Ana Margarida Almeida de Pinho Neno Togtema   4,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Margarida Almeida de Pinho Neno Togtema Responsável
Ana Margarida Almeida de Pinho Neno Togtema Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Adquirir, desenvolver e aprofundar "conhecimentos e capacidade de compreensão" relativamente à "linguagem" musical, à importância da música e da educação musical no desenvolvimento da formação estética do indivíduo e à complexa rede de relações que a música estabelece;
- "Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional" na conceção e dinamização de atividades na área da música e da expressão musical junto das crianças e dos jovens;
- Desenvolver a "capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante" na promoção e divulgação da música e da expressão musical que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizam e os juízos que emitem;
- Desenvolver "competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia" relativamente às áreas artísticas, em geral, e à Música em particular, procurando vivenciar experiências musicais variadas que promovam, entre outras coisas, o desenvolvimento da sensibilidade e das competências musicais propriamente ditas procurando, ainda, conhecer e aprofundar questões ligadas à pedagogia musical.

Conteúdos programáticos

- Algumas questões fundamentais - o papel da Música na formação global do indivíduo e a Música como área transversal e promotora de autêntica interdisciplinaridade;
- A voz como instrumento primeiro - técnicas de produção do som e preparação de um conjunto diversificado de canções;
- Desenvolvimento auditivo (a nível melódico, rítmico e harmónico);
- Conhecimentos básicos teóricos e sua aplicação (incluindo terminologia, conceitos e código musicais);
- A capacidade criadora (improvisação livre e pequenas composições sonoras/musicais);
- Prática instrumental (conhecimento de instrumentos de diferentes famílias, domínio de diferentes técnicas instrumentais elementares, pesquisa e preparação de um pequeno reportório).

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


Os conteúdos programáticos permitem a operacionalização dos objetivos de aprendizagem, nomeadamente, a aquisição de conhecimentos relativos à "linguagem musical" (aqui incluindo terminologia, conceitos, código e técnicas), bem como a sua aplicação prática em diferentes contextos e situações, de forma a contribuir para uma efectiva integração curricular da educação artística (ao nível da Educação Pré-escolar e do 1o CEB) e para o enriquecimento cultural das crianças e dos jovens, através da conceção e dinamização de atividades e projetos no âmbito da música e da expressão musical, evidenciando autonomia e capacidade de fundamentação das propostas.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia terá por base a permanente articulação da teoria com a prática, pois dado o caráter fundamentalmente prático da Música, só esta articulação constante poderá proporcionar a aquisição sólida e tecnicamente correta de conhecimentos.
Ao longo das aulas existirão momentos de exposição teórica e momentos de trabalho prático, privilegiando-se, no que respeita à prática musical instrumental, o trabalho em pequeno grupo.
A reflexão e discussão em grupo, decorrentes dos diferentes conteúdos, serão uma constante no decorrer das aulas.
A avaliação será feita com base em 3 elementos: participação (frequência, qualidade e relevância)dos estudantes nas atividades propostas durante as aulas, assumindo a assiduidade uma particular importância (20%); teste escrito (40%); trabalho em pequeno grupo, (pesquisa, seleção e preparação de um conjunto de peças que incluam as vertentes vocal e instrumental) a apresentar pelos vários grupos ao grupo turma (40%).
A UC não admite avaliação por exame.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A concretização dos objetivos propostos pressupõe a criação de um ambiente de sala de aula estimulador da ação, da comunicação, da criatividade, da reflexão e da autonomia. A metodologia a utilizar, ao implicar a constante articulação Teoria/Prática, o trabalho colaborativo e a reflexão em grupo facilita a aquisição de conhecimentos e permite o desenvolvimento de competências indispensáveis ao futuro profissional de educação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

BENNET,R. (1990), Elementos Básicos da Música. Jorge Zahar Editor.
JALADIS, M.-Cl.(1985), L'éducation musicale. Une contribution originale à l' interdisciplinarité. Paris: INRP.
LACAZE, M.F.,(1984), Le geste créateur en éducation musicale. Col. Psychologie et Pédagogie de la Musique. Issy-les-Moulineaux :EAP.
LEGAND, M. e S., A Criança e a Música. Lisboa: Publicações Europa-América.
MARTINS, M.L.,(1991), Canções Tradicionais Infantis. Lisboa: Livros Horizonte.
SOUSA, A.B.,(2003), Educação pela Arte e Artes na Educação - Música e Artes Plásticas. Col. Horizontes Pedagógicos. Lisboa: Instituto Piaget.
STORMS, G.,(1989), 100 Jogos Musicais. Edições ASA.
VIEIRA, E., Teoria da Música (1a e 2a partes). Lisboa: Valentim de C

Observações

Número de ECTS: 6
Docente: Margarida Togtema
Língua de ensino: Português

Dada a sua natureza oficinal, a UC será avaliada exclusivamente através de avaliação contínua, não admitindo, por isso, avaliação por exame.