Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Adquirir, desenvolver e aprofundar "conhecimentos e capacidade de compreensão" relativamente à "linguagem" musical, à importância da música e da educação musical no desenvolvimento da formação estética do indivíduo e à complexa rede de relações que a música estabelece; - "Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional" na conceção e dinamização de atividades na área da música e da expressão musical junto das crianças e dos jovens; - Desenvolver a "capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante" na promoção e divulgação da música e da expressão musical que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizam e os juízos que emitem; - Desenvolver "competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia" relativamente às áreas artísticas, em geral, e à Música em particular, procurando vivenciar experiências musicais variadas que promovam, entre outras coisas, o desenvolvimento da sensibilidade e das competências musicais propriamente ditas procurando, ainda, conhecer e aprofundar questões ligadas à pedagogia musical.
Conteúdos programáticos
- Algumas questões fundamentais - o papel da Música na formação global do indivíduo e a Música como área transversal e promotora de autêntica interdisciplinaridade; - A voz como instrumento primeiro - técnicas de produção do som e preparação de um conjunto diversificado de canções; - Desenvolvimento auditivo (a nível melódico, rítmico e harmónico); - Conhecimentos básicos teóricos e sua aplicação (incluindo terminologia, conceitos e código musicais); - A capacidade criadora (improvisação livre e pequenas composições sonoras/musicais); - Prática instrumental (conhecimento de instrumentos de diferentes famílias, domínio de diferentes técnicas instrumentais elementares, pesquisa e preparação de um pequeno reportório).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os conteúdos programáticos permitem a operacionalização dos objetivos de
aprendizagem, nomeadamente, a aquisição de conhecimentos relativos à
"linguagem musical" (aqui incluindo terminologia, conceitos, código e técnicas), bem como a sua aplicação prática em diferentes
contextos e situações, de forma a contribuir para uma efectiva integração curricular da educação artística (ao nível da Educação Pré-escolar e do 1o CEB) e para o enriquecimento
cultural das crianças e dos jovens, através da conceção e dinamização de
atividades e projetos no âmbito da música e da expressão musical,
evidenciando autonomia e capacidade de fundamentação das propostas.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
A metodologia terá por base a permanente
articulação da teoria com a prática, pois dado o caráter fundamentalmente
prático da Música, só esta articulação constante poderá proporcionar a
aquisição sólida e tecnicamente correta de conhecimentos. Ao longo das aulas existirão momentos de exposição
teórica e momentos de trabalho prático, privilegiando-se, no que respeita à
prática musical instrumental, o trabalho em pequeno grupo. A reflexão e discussão em grupo, decorrentes dos
diferentes conteúdos, serão uma constante no decorrer das aulas. A avaliação será feita com base em 3 elementos: participação
(frequência, qualidade e relevância)dos estudantes nas atividades propostas durante
as aulas, assumindo a assiduidade uma particular importância (20%); teste
escrito (40%); trabalho em pequeno grupo, (pesquisa, seleção e
preparação de um conjunto de peças que incluam as vertentes vocal e
instrumental) a apresentar pelos vários grupos ao grupo turma (40%). A UC não admite avaliação por exame.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A concretização dos objetivos propostos pressupõe a criação de um ambiente de sala de aula estimulador da ação, da comunicação, da criatividade, da reflexão e da autonomia. A metodologia a utilizar, ao implicar a constante articulação Teoria/Prática, o trabalho colaborativo e a reflexão em grupo facilita a aquisição de conhecimentos e permite o desenvolvimento de competências indispensáveis ao futuro profissional de educação.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
BENNET,R. (1990), Elementos Básicos da Música. Jorge Zahar Editor. JALADIS, M.-Cl.(1985), L'éducation musicale. Une contribution originale à l' interdisciplinarité. Paris: INRP. LACAZE, M.F.,(1984), Le geste créateur en éducation musicale. Col. Psychologie et Pédagogie de la Musique. Issy-les-Moulineaux :EAP. LEGAND, M. e S., A Criança e a Música. Lisboa: Publicações Europa-América. MARTINS, M.L.,(1991), Canções Tradicionais Infantis. Lisboa: Livros Horizonte. SOUSA, A.B.,(2003), Educação pela Arte e Artes na Educação - Música e Artes Plásticas. Col. Horizontes Pedagógicos. Lisboa: Instituto Piaget. STORMS, G.,(1989), 100 Jogos Musicais. Edições ASA. VIEIRA, E., Teoria da Música (1a e 2a partes). Lisboa: Valentim de C
Observações
Número de ECTS: 6
Docente: Margarida Togtema
Língua de ensino: Português
Dada a sua natureza oficinal, a UC será avaliada exclusivamente através de avaliação contínua, não admitindo, por isso, avaliação por exame.