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Literatura para a Infância

Código: LEBA20420    Sigla: LI
Área Científica: Formação na Área de Docência - Português

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Línguas e Literaturas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 59 Despacho n.º 7346/2020 5
Despacho nº 15080/2014 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA2-B

Ensino Teórico: 20,00
Teórico-Práticas: 0,00

LEBA2-A

Ensino Teórico: 20,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 2 4,00
Ana Patrícia Antunes Fanha Rodrigues   2,00
Teórico-Práticas Totais 2 4,00
Teresa Claudia Esteves Oliveira Tavares   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Patrícia Antunes Fanha Rodrigues Responsável
Teresa Claudia Esteves Oliveira Tavares Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)


1. Compreender conceitos e problemáticas nucleares da Literatura para a Infância (LI) 
2. Caracterizar as funções lúdica, estética e ética da LI 
3. Conhecer os principais marcos da História da LI 
4. Identificar géneros, correntes e vozes mais representativos da LI em Portugal 
5. Caracterizar e interpretar criticamente obras literárias para a infância, dos pontos de vista textual e imagético 
6. Avaliar ética, estética e pragmaticamente as obras literárias para a infância, relacionando-as com os valores e princípios orientadores do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória 
7. Reconhecer a LI como potenciadora de atividades pedagógicas

Conteúdos programáticos


1. Conceitos e problemáticas: 
Literatura, Cânone, Literatura Infantil e Juvenil, Literatura oral Vs. de autoria, Literatura anexada, Funções da LI 
 
2. Modos e géneros da LI 
2.1. Narrativa 
2.2. Poesia 
2.3. Teatro 
2.4. Outros 
 
3. Breve História da LI 
3.1. Séc. XVII e XVIII 
3.2. Séc. XIX e Séc. XX (até 1950) 
3.3. Séc. XX (de 1950 à atualidade) 
 
4. A Literatura para a Infância em Portugal 
4.1. Cronologia 
4.2. Temas 
4.3. Autores/as 
4.4. Públicos 

5. A Ilustração para a Infância 
5.1. Funções da imagem
5.2. Autores/as
5.3. Estilos
5.4. Relação texto-imagem
5.5. O livro-álbum e outros livros de imagens
 
6. Práticas
6.1. Animação da leitura
6.2. Propostas de atividades em contextos diversificado

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


Esta UC desenvolve os conhecimentos gerais básicos sobre literatura que o/a estudante adquiriu previamente e foca-os no estudo da LPI. Procura providenciar ao/à estudante uma introdução histórica à LPI e às questões que se lhe associam na cultura contemporânea e, em última análise, permitir-lhe escolher livros para crianças adaptados ao público-alvo. Assim, o 1.º e o 2.º objetivos concretizam-se no ponto 1 dos conteúdos programáticos, enquanto o 3.º e o 4.º objetivos se concretizam, respetivamente, nos pontos 3 e 4 dos conteúdos. Por sua vez, o 5.º objetivo é transversal a todos os conteúdos. Finalmente, tanto o 6.º como o 7.º objetivo se concretizam no ponto 6 dos conteúdos e na metodologia de ensino (ver infra).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)


Metodologia
1. Sistematização e exposição teórica dos temas pela docente, integrando intervenções e contribuições dos/as estudantes. 
2. Questionários (escritos e/ou orais) semanais sobre os conteúdos abordados. 
3. Trabalhos em grupo de produção e análise de obras para a infância. 
4. Acompanhamento pela docente dos trabalhos dos/as estudantes. 

Avaliação 
1. Assiduidade e participação (oral/escrita) individual nas aulas, na plataforma Moodle e em eventos científicos promovidos na ESES (qualidade, frequência e relevância) - 20% 
2. Teste individual sobre os conteúdos programáticos - 40% (Nota mínima: 8 valores em 20)
3. Trabalho em grupo (escrito/oral) - 40%


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


Como mencionado acima, esta UC visa três grandes fins: fornecer aos/às estudantes conhecimentos básicos sobre a LI; prepará-los/las para escolher (e até produzir) obras para crianças adaptados ao público-alvo; ensinar-lhes a apresentar estas obras a uma audiência infantil. Pressupõe-se que a apreensão de conhecimentos deriva da sua aplicação continuada - individual e em grupo - sob supervisão. Assim, a 1ª e 2ª metodologias de ensino visam facilitar a apreensão do conjunto de conhecimentos necessários para a concretização da totalidade dos objetivos da UC. A 3ª e 4ª metodologias permitem concretizar os objetivos 5º, 6º e 7º. 

A esta UC (5ECTS) correspondem 60TP de contacto e 75h de trabalho autónomo, distribuídas da seguinte forma: preparação de elaboração e apresentação de trabalhos (20h), resolução de fichas de atividades ou outros trabalhos (20h), preparação de prova de avaliação (20h) e resolução de trabalhos no Moodle (15h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


Bastos, G. (1999). Literatura Infantil e Juvenil. UAb
Colomer, T. (1998), La formación del lector literário. Fundación Germán Sánchez Ruipérez
Diogo, A. L. (1994). Literatura Infantil. História, Teoria, Interpretações. Porto Editora
Gomes, J. A. (1998). Para uma História da Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude. MC/IPLB
- (2020). A literatura portuguesa para crianças e jovens. Máthesis, (7), 329-350
Pires, M. N. (2005): Pontes e Fronteiras. Da literatura tradicional à literatura contemporânea. Caminho
Ramos, A. M. (2012). Tendências contemporâneas da LIJ. Tropelias & Companhia
Rocha, N. (2001). Breve história da literatura para crianças. Caminho
Rodrigues, C. (2013). Palavras e imagens de mãos dadas. Tese de Doutoramento. UA
Silva, S. R. da (2012). Entre Textos. Perspectivas sobre a LIJ. Tropelias & Companhia
Van der Linden, S. (2007). Lire l'album. L'atelier du poisson soluble

Ao longo do semestre, indicar-se-ão outras referências e materiais bibliográficos.

Observações