Código: | LEBA20426 | Sigla: | EP | |
Área Científica: | Formação na Área de Docência - Matemática |
Página Web: | https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=34 |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LEBA1 | 63 | Despacho nº 15080/2014 | 2º | 6 | 72 | 162 |
Despacho n.º 7346/2020 | 2º | 6 |
Teórico-Práticas: | 80,25 |
Teórico-Práticas: | 80,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos sejam capazes de:
O1. Explorar, analisar, interpretar e utilizar informação de natureza estatística;
O2. Selecionar e usar métodos estatísticos adequados à análise de dados;
O3. Conceber e realizar investigações estatísticas de modo a interpretar e analisar resultados, formulando conjeturas a partir destes;
O4. Explorar situações aleatórias que envolvam o conceito de acaso;
O5. Conhecer, compreender e utilizar conceitos de probabilidades;
O6. Desenvolver a capacidade de perspetivar o trabalho a desenvolver com os seus futuros alunos promovendo nestes:
O6.1. a capacidade de compreender e de produzir informação estatística;
O6.2. a compreensão e utilização de conceitos de probabilidades.
1. Estatística
1.1. Conceitos básicos de Estatística
1.2. Conceito de Investigação Estatística
1.3. Organização e representação de dados
1.4. Medidas de tendência central e de dispersão
1.5. Utilização de software na exploração de dados
1.6. Perspetivas no ensino da Estatística
2. Probabilidades
2.1. Conceitos básicos de Probabilidade
2.2. Perspetivas no ensino de Probabilidades
O conhecimento e a compreensão de conceitos de estatística, processos de organização e representação de dados e de medidas estatísticas, fazendo uso de software de exploração de dados, permitem que os alunos explorem, analisem, interpretem e utilizem informação estatística, utilizando métodos apropriados. Conhecer e compreender o conceito de investigação estatística permite aos alunos planear e realizar investigações estatísticas, analisando resultados e formulando conjeturas. De maneira a colocar os alunos a explorar situações aleatórias e a conhecer, compreender e utilizar conceitos de probabilidades, abordam-se conceitos básicos de probabilidade. Por último, de modo a que desenvolvam a capacidade de perspetivar o trabalho a desenvolver com os seus futuros alunos acerca destes temas, são discutidas diferentes perspetivas no ensino da Estatística e de Probabilidades.
O desenvolvimento das aulas privilegiará o trabalho colaborativo através da resolução de problemas e também atividades de natureza exploratória ou investigativa, onde os alunos deverão conceber investigações para abordar uma determinada questão. Realizar-se-á a recolha de dados através de vários instrumentos de modo que, com a sua análise, se possa responder às questões inicialmente propostas. Será ainda proposto a análise de situações de sala de aula dos primeiros anos de escolaridade sobre estes tópicos de modo a identificar as principais dificuldades, estratégias, recursos utilizados e conhecimentos mobilizados. A avaliação contínua baseia-se a) na realização de um teste individual escrito, com um mínimo de 8,0 valores (50%) e b) na realização de trabalhos individuais ou de grupo (50%).
A metodologia que se sugere centrada quer em momentos de trabalho individual quer coletivo, visando a partilha de experiências e conhecimentos, proporciona uma dinâmica propícia a¿ concretização dos objetivos. A resolução de problemas e de atividades investigativas e exploratórias pretende servir de contexto para desenvolver nos alunos a capacidade de trabalhar com dados estatísticos, usando diferentes métodos estatísticos, explorar situações aleatórias que envolvam o conceito do acaso e trabalhar com conceitos de probabilidade. O facto de se recolherem dados através de vários meios para responder a questões desenvolve nos alunos o sentido crítico e a compreensão sobre como planear e realizar investigações estatísticas. O objetivo de desenvolver nos alunos a capacidade de perspetivar o trabalho a desenvolver no futuro concretiza-se através da análise de situações de sala de aula dos primeiros anos. Esta unidade curricular tem uma carga horária de 162 horas. Destas 162 horas, 72 são horas de contacto direto e 90 horas de trabalho autónomo. Estas últimas horas serão repartidas em estudo para a prova de avaliação teórica (20h), estudo de bibliografia especializada (20h), prática de uso de software específico (15h), realização individual de exercícios práticos (15h), elaboração de trabalhos de grupo (15h), preparação de apresentações orais (5h).
- Albuquerque, C., Veloso, E., Rocha, I., Santos, L., Serrazina, L. & Nápoles, S. (2006). A Matemática na Formação Inicial de Professores. Lisboa: Associação de Professores de Matemática e Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
- Castro, J., & Rodrigues, M. (2008). Sentido de número e organização de dados, Textos de apoio para Educadores de Infância. Lisboa: ME-DGIDC. Disponível também em http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/textos/sent_num_net.pdf
- Martins, M., Loura, L. & Mendes, M. (2007). Análise de Dados, Texto de Apoio para os Professores do 1.º ciclo. Lisboa: ME-DGIDC. Disponível também em http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/ 2008%202009/analise_dados.pdf
- Martins, M.E.G. & Ponte, J.P. (2011). Organização e Tratamento de Dados. Lisboa: ME - DGIDC.
- Palhares, P. (2004). Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lisboa: Editora Lídel.
- Palhares, P., Gomes, A., & Amaral, E. (2011). Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lisboa: Editora Lídel.