• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LEBA20431
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Educação Artística-Plástica II

Código: LEBA20431    Sigla: EAPII
Área Científica: Formação na Área de Docência - Expressões

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 58 Despacho nº 15080/2014 4 48 108
Despacho n.º 7346/2020 4

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA3-A

Teórico-Práticas: 39,00

LEBA3-B

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,40
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Responsável
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica
Jose Manuel Basto Soares Coordenação Científica
Teresa Farmhouse Cavalheiro Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver o sentido lúdico, a criatividade e a expressão pessoal, incluindo linguagem específica.

Aprender a organizar o espaço de trabalho e dominar técnicas e materiais de expressão plástica tridimensional.
Conhecer e aplicar as TIC na resolução de problemas de natureza artística visual. 
Compreender a importância da escolha e observação de obras artísticas na contextualização e desenvolvimento de atividades.
Realizar projetos, evidenciando capacidades de resolução de problemas, persistência e adequação. 


Conteúdos programáticos

Expressão Plástica Tridimensional:
Volume, Forma, Estrutura, Textura, Equilíbrio, Expressividade

Modelação, Escultura, Materiais e Técnicas de transformação ou construtivas.
TIC
Trabalho de Projeto.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Através dos conteúdos (domínio de técnicas /ferramentas físicas e digitais, materiais e conceitos), os alunos atingem os objetivos propostos. Os exercícios a realizar bem como o Projeto a empreender, além dos já ditos conteúdos, irão desenvolver a criatividade e a expressão pessoal das alunas, bem como a capacidade de resolução de problemas de natureza criativa. 


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas práticas associadas a momentos de demonstração técnica ou processual, bem como exposição do enunciado ou proposta.

Os exercícios serão individuais no início sendo gradualmente alargado a grupos cada vez maiores, consoante a complexidade dos mesmos. Finalmente, o Projeto Turma, que envolverá toda a turma na metodologia de projeto artístico.
Orientação e avaliação individuais ou em grupo, conforme a natureza do trabalho e as necessidades sentidas.


A avaliação é contínua, realizada por frequência, de onde se valoriza a assiduidade e participação ativa nas aulas (50%).
O trabalho realizado ao longo do semestre será compilado num porfólio final, de onde constem os exercícios realizados e respetivo processo, bem como os enunciados, e reflexões finais. Este objeto de avaliação é individual (50%).
Nesta Unidade Curricular não existe avaliação por exame.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As atividades de expressão plástica têm momentos para a resolução individual dos problemas e outros em grupo, onde as ideias se geram com mais fluidez e criatividade. A prática da interação na tomada de decisões é absolutamente essencial no perfil de futuros educadores. Através de propostas desafiadoras, as alunas serão levadas a ultrapassar inibições e concretizar objetos e ações que implicam o domínio de técnicas e de materiais específicos.
Sabendo que as escolas, em geral, não possuem condições para as práticas de atelier, as alunas terão contacto com soluções alternativas e materiais acessíveis, tantas vezes reciclados, aprendendo a olhar e a valorizar as potencialidades dos mesmos.

Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (75h) é distribuída da seguinte forma: realização de pesquisas complementares à matéria lecionada em aula (15h);  Resolução ou conclusão de trabalhos práticos, individualmente ou em grupo (25h); realização de relatórios de atividades práticas e portfólio final (35h). 




Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Mills John W.;Encyclopedia of sculpture techniques. , Londres: Batsford, 2005. ISBN: 0-7134-8930-8. Rich Jack C.;The materials and methods of sculpture. , New York: Dover Publications, , 1974. ISBN: 0-486-25742-8 John lidstone;Construções com papelão, Kapelutz, 1976 John Lidstone;Building With WireApr 1972, 1972. ISBN: Hardcover, London John Lidstone;Design activities for the classroom, Davis Publications / Worcester, Massachusetts Lord, Lois;Collage and Construction, Davis Publications / Worcester, Massachusetts, 1970 Além destas referências, os materiais e documentação para a informação ou motivação dos alunos são dados ou sugeridos pela docente de acordo com a natureza dos trabalhos, recorrendo-se principalmente a informação visual, audiovisual, pelos meios digitais. Os mesmos são colocados no Moodle (página da UC).