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Introdução à Didática do Estudo do Meio

Código: LEBA20432    Sigla: IDEM
Área Científica: Didáticas Específicas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2216
Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 62 Despacho nº 15080/2014 4 48 108
Despacho n.º 7346/2020 4

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA3-A

Teórico-Práticas: 56,00

LEBA3-B

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,40
António George Camacho   1,60
Marisa Sofia Monteiro Correia   1,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marisa Sofia Monteiro Correia Responsável
Marisa Sofia Monteiro Correia Coordenação Científica
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira Coordenação Científica
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Coordenação Científica
António George Camacho Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Adquirir e mobilizar conhecimentos científicos, didáticos e curriculares necessários à conceção de abordagens didáticas que visem a aprendizagem desses alunos nas áreas das Ciências Sociais e Ciências Físico Naturais.
2. Desenvolver atitudes de rigor, reflexão crítica, curiosidade, flexibilidade, respeito pela evidência e de avaliação do impacto da ciência e tecnologia na resolução dos problemas humanos.
3. Adquirir capacidades de deteção das conceções alternativas dos seus alunos, capacidade de organizar atividades de mudança conceptual e capacidade de problematizar as questões dos alunos de forma a poder orientá-los na sua resolução.
4. Adquirir capacidade de desenvolver trabalho prático relacionado com a experimentação-investigação.
5. Adquirir capacidade de encontrar situações de aprendizagem com real significado para os alunos, além das capacidades de comunicação e argumentação.

Conteúdos programáticos

Módulo 1

1. Natureza da didática: conceitos e domínios que a integram
2. O Programa de Estudo do Meio:
2.1. Sua relação com a filosofia global do Currículo Nacional
2.2. Lógica organizativa e estrutura temática
2.3. Dimensões da conceção curricular
3. As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEP) e a área de Conhecimento do Mundo
3.1. Conceitos, processos e articulação com as outras áreas de conteúdo
3.2. Dimensões da conceção curricular
4. O Estudo do Meio e as aprendizagens do aluno
4.1. Conceções alternativas e mudança concetual
4.2. O desenvolvimento de competências intelectuais básicas
4.3. O desenvolvimento de competências científicas
5. Estratégias de ensino e aprendizagem
5.1. Atividades de mudança concetual
5.2. Construção/discussão de mapas de conceitos
5.3. Atividades experimentais de tipo investigativo
5.4. Discussão de situações problemáticas

Módulo 2

6. Estratégias e sugestões didáticas:
6.1. Investigação social e a sua utilização didática
6.2. Os jogos de papéis enquanto estratégia didática
6.3. As simulações
6.4. Atividades de investigação em grupo ¿ trabalho de projeto
6.5. O trabalho de campo e a importância das observações

7. Sociedade e cultura
7.1. Organização e estruturas sociais
7.2. Dinâmicas sociais e as suas implicações a nível escolar
7.3. Problemas sociais: investigação e utilização didática
8. Património cultural, História e cidadania
8.1. Património cultural
8.2. O património e a Escola
8.3. O património imaterial: sua importância e utilização didática
8.4. Património construído: investigação e utilização didática
9. Sociedade e Território
9.1. A relação da sociedade com o território
9.2. Registo e análise dos padrões de organização espacial
9.3. O espaço como recurso didático

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular envolve as áreas relativas às Ciências Sociais e Ciências Físicas e Naturais do currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico e das OCEPE, numa abordagem que privilegia o seu desenvolvimento integrado em atividades. Os pontos 4 e 5 envolvem aspetos relativos ao ensino-aprendizagem, articulando-o com outras áreas disciplinares, de modo a contribuir para que os estudantes desenvolvam conhecimentos, aptidões e competências respeitantes aos O2, O3, O4 e O5. Também neste ponto se visa desenvolver conhecimentos científicos didáticos e curriculares essenciais para o educador e professor do 1.º CEB. O ponto 6 centra-se mais sobre as estratégias didáticas que são mais facilitadoras das aprendizagens no domínio das ciências sociais, indo de encontro principalmente aos O1, O3 e O5. Os pontos 7, 8 e 9 procuram satisfazer os O1, O2 e O5 na medida em que através da análise das dimensões sociais do estudo do meio pretendem desenvolver abordagens didáticas.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Esta UC está por isso estruturada de forma a que haja oportunidade de realizar atividades diversas em termos dos conhecimentos e experiências dos formandos e da componente teórica desenvolvida. Assim, são desenvolvidas atividades de aprendizagem individuais e em grupo que proporcionem não só essa reflexão como também o desenvolvimento de competências de comunicação e de argumentação. Recorre-se ainda a situações que permitam uma maior proximidade da realidade das salas de aula do Ensino Básico. Os elementos de avaliação são recolhidos a partir da participação e do empenho dos estudantes na realização das atividades letivas. Como avaliação realizar-se-á um trabalho de grupo que consta da planificação de uma unidade de ensino. A avaliação contínua envolve a:
a) participação ativa nas atividades propostas (20%);
b) realização e apresentação de um trabalho de grupo (50%);
c) realização de uma reflexão individual (30%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nesta UC são realizadas diferentes experiências educativas centradas no desenvolvimento do estudante como futuro profissional. A discussão e análise das orientações curriculares relativas à área do Estudo do Meio e sobre situações de ensino-aprendizagem no Pré-Escolar e 1.º CEB proporcionam experiências de formação visando a mobilização de conhecimentos pelos estudantes (Objetivo 1 ao 5). A mobilização de conhecimentos científicos, didáticos e curriculares sobre diferentes temáticas do Estudo do Meio é fundamental na preparação de situações de aprendizagem (Objetivo 1).
Os estudantes têm a oportunidade de formular ideias, tomar consciência de perspetivas alternativas, envolver-se em reflexão colaborativa sobre problemas reais com que se deparam (ou poderão vir a deparar). Esta abordagem visa aprofundar o seu conhecimento sobre o modo como os alunos aprendem e sobre os aspetos a trabalhar com eles (Objetivo 1 ao 5). Para que os futuros professores consigam implementar com o maior sucesso possível determinado tipo de abordagem, estratégia ou atividade nas suas aulas, é importante que primeiro tenham oportunidade de experimentar e de compreender por si próprios os processos envolvidos na aprendizagem através destas abordagens, estratégias ou atividades, pelo que serão convidados a experimentá-las em simulações na sala de aula (podendo concretizá-las no seu estágio).
É promovida a elaboração e a discussão de planificações, bem como a preparação da utilização de materiais manipuláveis e tecnológicos em sala de aula, proporcionando-se a mobilização de conhecimentos e o desenvolvimento de atitudes e capacidades necessárias à conceção do ensino e aprendizagem na área do Estudo do Meio (Objetivo 1 a 5). Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (60h) é distribuída da seguinte forma: realização de trabalhos de pesquisa (10h); elaboração de uma reflexão individual (15h); elaboração de trabalhos de grupo (10h); preparação de uma propostas didática (20h); preparação de apresentações orais (5h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Alexandre, F., & Diogo, J. (1993). Didáctica da Geografia - contributos para uma educação no ambiente. Texto Editora.
Aikenhead, G. (2009). Educação científica para todos. Edições Pedago.
Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., & Couceiro, F. (2006). Educação em ciências e ensino experimental: Formação de professores. Ministério da Educação, Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.

Ward, H., Roden, J., Hewlett, C., & Foreman, J. (2010). Ensino de ciências (2.ª ed). Artmed.