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Fundamentos Socioculturais da Educação

Código: LEBA20434    Sigla: FSE
Área Científica: Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 41 Despacho nº 15080/2014 3 36 81
Despacho n.º 7346/2020 3

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA3-A

Teórico-Práticas: 18,00

LEBA3-B

Teórico-Práticas: 15,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 4,80
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida   1,20
Luis Aristides Ramalhete Vidigal   1,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Responsável
Luis Aristides Ramalhete Vidigal Responsável
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica
Luis Aristides Ramalhete Vidigal Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Módulo 1 - História e Filosofia da Educação.

1 - Adquirir conceitos operativos para análise em Educação Comparada;
2 - Identificar problematizações relativas à História e Filosofia da Educação;
3 - Reconhecer tendências e especificidades educativas;
4 - Identificar os principais modelos educativos que enformam historicamente os sistemas de ensino;
5 - Caracterizar algumas propostas pedagógicas apresentadas ao longo do tempo;
6 - Adquirir métodos e técnicas de recolha de dados, comentário crítico e apresentação de resultados. 
Módulo 2 - Sociologia da Educação.
1. Reconhecer a sociologia como ciência social e os pressupostos da perspetiva sociológica do fenómeno educativo; 
2. Compreender os processos educativos enquanto conjunto de práticas socialmente organizadas, complexas e plurais 
3. Caracterizar a evolução dos sistemas educativos mordernos
4. Relacionar as desigualdades escolares e as desigualdades sociais
5. Conhecer diferentes espaços, tempos e atores educativos

Conteúdos programáticos

Módulo 1-HFE
1.1-Pré-Requisitos, origem, âmbito e finalidades da H.F.E.;
1.2-Diacronia curricular;
2.1 - Das Sociedades Recolectoras à Revolução Urbana;
2.2 - Educação para a Cidadania na Grécia e Roma Antigas;
2.3 - Os modelos da educação cristã medieval;
2.4- A Educação Islâmica;
2.5- Educação na Europa Moderna;
2.6 - A revolução pedagógica do século XVIII;
3.1 - Processos de escolarização durante o século XIX;
3.2 - A «Escola Nova»;
3.3 - A Educação em Portugal na 1ª metade do século XX;
3.4 - Mudança social e educação no mundo contemporâneo.
Módulo 2-SE
1. Objeto e método da Sociologia.
2. A dimensão social da educação: autores e correntes teóricas fundamentais.
3. De uma sociologia da escola a uma sociologia da educação (escolar e não escolar)
4. O desenvolvimento do sistema educativo em Portugal: políticas educativas em análise
5. Desigualdades escolares e sociais: principais abordagens teóricas.
6. Espaços, processos, tempos e atores educativos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Módulo 1-História e Filosofia da Educação.
Os textos e elementos necessários ao desenvolvimento dos Conteúdos, e que servirão como base para a Avaliação (através do teste) serão proporcionados aos alunos sob a forma de Módulos de Textos de Auto-Aprendizagem (trata-se dos «Cadernos do Projecto Museológico» com os números 23, 24 e 25).
As metodologias de ensino demonstram coerência com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular.
Módulo 2-Sociologia da Educação.
A abordagem aos temas específicos da sociologia da educação implica necessariamente que se explore, ainda que superficialmente, a origem da disciplina e os seus principais conceitos, de modo a tornar clara a dimensão social da educação. Explora-se em particular, o processo de rutura com o senso comum e o problema da familiaridade com o social, as teorias da socialização enquanto condição necessária à existência da própria disciplina, assim concretizando o primeiro e segundo objetivos de aprendizagem. Estando a génese da sociologia da educação associada às dinâmicas da instituição escolar, enquanto prova social e institucionalmente organizada e prescrita universalmente nas sociedades contemporâneas, operacionalizam-se o segundo, terceiro e quarto objetivo de aprendizagem no estudo e análise da evolução e lugar dos sistemas educativos modernos e as políticas educativas que os transformaram, bem como no papel da sociologia da educação na denúncia do fracasso do desígnio de justiça social e igualdade de oportunidades, ao demonstrar a relação entre desigualdades escolares e desigualdades sociais. Pretende-se, neste tema em particular, ir mais longe, explorando tendências e correntes contemporâneas que permitem um conhecimento mais preciso das dinâmicas e fatores que explicam essa relação. Por fim, é necessário dar a conhecer contributos e debates científicos contemporâneos que ampliam e complexificam o fenómeno educativo, permitem (re)conhecer e caracterizar os múltiplos espaços, tempos e atores que nele intervêm (nomeadamente crianças e jovens e suas dinâmicas específicas), operacionalizando deste modo o quinto objetivo. Transversalmente procura mobilizar-se uma perspetiva ajustada à formação inicial de professores, privilegiando temas e objetos da Sociologia da Educação  que contribuam significativamente para a construção da profissionalidade.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Módulo 1-HFE
Exposições teóricas do docente,
Análise e discussão de documentos e guiões de auto-aprendizagem, e
Exposições dos estudantes.
Os elementos de trabalho e Avaliação são os «Cadernos do Projecto Museológico» com os nºs 23-4-5).
Avaliação:Teste Escrito-80 pontos, Exposição Oral-80 pontos, Participação(leituras e preparação extra-aula + intervenção na aula)-40 pontos.A nota final neste Módulo resulta da adição das 3 avaliações parciais (80+80+40=200 pontos=20 valores). (50% de FSE).
Módulo 2-SE
Abordagem teorico-prática dos conteúdos, prevendo-se a complementaridade entre o enquadramento dos temas, a exposição e análise dos conteúdos programáticos, a realização de exercícios teórico-práticos, envolvendo a análise pelos estudantes de textos de apoio ou outros recursos (como filmes e documentários), e dinamizando grupos de discussão.
A avaliação contínua dos alunos pressupõe a participação nas aulas (10%) e um teste de avaliação de conhecimentos (90%) -nota mínima 9 v. (50% de FSE)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Módulo 1-HFE. Os textos e elementos necessários ao desenvolvimento dos Conteúdos, e que servirão como base para a Avaliação (através do teste) serão proporcionados aos alunos sob a forma de Módulos de Textos de Auto-Aprendizagem (trata-se dos «Cadernos do Projecto Museológico» com os números 23, 24 e 25). As metodologias de ensino demonstram coerência com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular.
Módulo 2-SE. A concretização dos objetivos desta unidade curricular faz-se através de aulas teórico-práticas privilegiando-se a reflexão crítica das temáticas que visam dotar os estudantes da capacidade de pesquisar, analisar e aplicar os conhecimentos significativos. Os diferentes objetivos de aprendizagem pressupõem, de facto, quer a consolidação de conhecimentos prévios e o contacto com perspetivas teóricas, quer a aplicação prática da capacidade de problematização e análise inerentes ao desenvolvimento de uma perspetiva sociológica.
As aulas abrangem períodos de exposição teórica e períodos de análise e discussão apoiando-se na leitura complementar, pelos estudantes, de textos selecionados da bibliografia de trabalho indicada, podendo ser acrescentadas sugestões adicionais. Articula-se o enquadramento do tema por parte do docente, com a dinamização de exercícios teórico-práticos, e com a orientação e acompanhamento do trabalho autónomo dos estudantes.
O enquadramento das temáticas pelo docente é apresentado a partir da seleção de contributos da bibliografia, sempre com a preocupação de articular os conteúdos lecionados e a análise de situações concretas, aplicada a exemplos com outros recursos pedagógicos também.
Os exercícios teórico-práticos permitem mobilizar a compreensão de conhecimentos, mas também o treino das competências de análise bibliográfica e a aplicação dos pressupostos para a discussão e problematização nos termos sociológicos.
Inevitavelmente, atribui-se destaque ao acompanhamento em contexto letivo do trabalho dos estudantes, o qual abrange um conjunto de atividades que incluem: a participação nas aulas, a consulta da bibliografia de referência e pesquisa autónoma de bibliografia complementar, a pesquisa, análise e apresentação de temas, as discussões acerca dos recursos mobilizados, nomeadamente em grupo.
Os alunos são convidados a integrar de um modo contínuo e ativo a sistematização dos temas abordados, das atividades desenvolvidas e dos recursos utilizados, num exercício reflexivo sobre o seu percurso individual de formação, principais aprendizagens e dificuldades. O elemento de avaliação constitui um produto desse processo contínuo de elaboração e reflexão. Com esta abordagem metodológica articulada, considerada no seu todo, procura-se promover quer a compreensão e reflexão em tornos de perspetivas e conceitos teóricos fundamentais, quer a análise e discussão sociológica de problemas educativos, operacionalizando-se de modo transversal os diferentes objetivos de aprendizagem.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Vidigal, L. (2010). « Périssables et Transmissibles: Typologie des produits de la culture des enfants, selon les collections portugaises», in MEDA,J., MONTINO, D. e SANI, R. (Ed), School Exercise Books. A Complex Source for a History of the Approach in Schooling and Education in the 19th and 20th Centuries.Edizioni Polistampa, vol.I, pp.195-99.
Vidigal, L. (2019). «The value of professional life stories from Portuguese school masters during Salazar¿s dictatorship (1932-1968)», conferência na 14th. International Symposium for School Life and School History Collections
Pappámikail, L., & Beirante, D. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 1: Gestão da Educação Inclusiva
(S. Colaço, & I. Piscalho, Eds.). Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação.
Pappámikail, L., Beirante, D., & Cardoso, I. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 2: Diversidade, Equidade e Inclusão. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação

Observações

As aulas serão asseguradas presencialmente sempre que isso seja possível. No caso de o não ser, será utilizada a plataforma Moodle da ESE.

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.