Código: | LEBA20436 | Sigla: | MM | |
Área Científica: | Formação na Área de Docência - Matemática |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LEBA1 | 55 | Despacho n.º 7346/2020 | 3º | 5 | ||
Despacho nº 15080/2014 | 3º | 5 | 60 | 135 |
Teórico-Práticas: | 54,00 |
Teórico-Práticas: | 54,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
- Desenvolver uma visão da Matemática baseada no questionamento e na exploração, orientada para o trabalho a partir de problemas;
- Compreender a natureza de um processo de modelação matemática, nas suas várias fases;
- Identificar variáveis e relações entre variáveis de modo a construir modelos matemáticos;
- Construir e utilizar modelos matemáticos na resolução de problemas em contextos interdisciplinares e do quotidiano;
- Aprofundar o conhecimento matemático como resultado do trabalho de construção de modelos matemáticos;
- Analisar e interpretar resultados provenientes de modelos matemáticos.
A Modelação como atividade Matemática
- Matemática, Modelação e Resolução de Problemas
- O ciclo de Modelação Matemática
A Modelação Matemática é um processo cíclico, que se inicia com a análise de uma situação real e sua problematização, passando para a identificação das variáveis determinantes para a resolução do problema formulado, construção do modelo matemático, obtenção e interpretação de resultados e validação de conclusões. Compreender e operacionalizar todas estas fases permite compreender o processo em si, assim como ampliar a visão que cada indivíduo tem vindo a desenvolver da Matemática, acrescentando-lhe o questionamento e o trabalho orientado a partir da resolução de problemas. Sendo que um modelo matemático pode ser entendido como uma representação matemática do comportamento de um objeto ou fenómeno, a sua construção e utilização permite, em função das situações propostas, aprofundar o conhecimento das ferramentas e perspetivas que são referidas nos conteúdos programáticos.
O trabalho a realizar nas aulas desta UC será organizado segundo abordagens de tipo Inquiry, privilegiando-se a resolução de situações/problemas ou de descoberta guiada como ponto de partida para a abordagem dos conteúdos e para o desenvolvimento de capacidade de resolução de problemas através da modelação. Em algumas aulas realizar-se-ão atividades Inquiry seguindo a metodologia 7E, de perfil interdisciplinar, em estreita ligação aos conteúdos da UC de Ciências da Terra e da Vida, que faz parte do mesmo semestre do plano de estudos.
A avaliação terá por base os relatórios escritos de algumas atividades selecionadas, assim como as apresentações orais e por escrito de trabalhos realizados presencialmente ou a distância (mediados pela plataforma moodle) - 50% da classificação final - a que se junta uma atividade de avaliação escrita global (teste escrito) -50% da classificação final. Os estudantes poderão ainda obter aprovação em regime de exame.
As metodologias de ensino a adotar estão fortemente marcadas por abordagens de cunho exploratório e experimental, interdisciplinar, com trabalho orientado por problemas. A problematização e o questionamento, a matematização das situações e o foco na sua resolução como ponto de partida para novas aprendizagens matemáticas e a sua interpretação nos seus contextos constitui o fio condutor do trabalho. Ora, esta abordagem metodológica encontra-se completamente alinhada com os objetivos de aprendizagem, permitindo aos estudantes participar no ciclo da modelação matemática, através de experiências significativas interdisciplinares, ampliando simultaneamente os seus conhecimentos matemáticos e desenvolvendo a sua visão da Matemática e do método científico em geral, atingindo deste modo os objetivos desta UC.
Blum, W., Galbraith, P., Henn, H. & Niss, M. (Eds.) (2007). Modelling and Aplications in Mathematics Education. ICMI and Springer.