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Literatura Portuguesa Contemporânea

Código: LEBA20437    Sigla: LPC
Área Científica: Formação na Área de Docência - Português

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Línguas e Literaturas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 52 Despacho n.º 7346/2020 5
Despacho nº 15080/2014 5 60 135

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA3-A

Teórico-Práticas: 2,00

LEBA3-B

Teórico-Práticas: 2,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Ana Patrícia Antunes Fanha Rodrigues   0,50
Ana Rita Bruno Guilherme   2,00
Manuela Sofia da Conceição Silva   1,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Patrícia Antunes Fanha Rodrigues Responsável
Teresa Claudia Esteves Oliveira Tavares Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objetivos gerais: Desenvolver as competências descritas no Decreto-Lei nº 74/2006, Cap. II, art. 5, que levam o/a estudante a:
(i) Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidade de compreensão;
(ii) «Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos [...]»;
(iii) Demonstrar «capacidade de resolução de problemas no âmbito de intercompreensão a nível pessoal [...] e de construção e fundamentação da sua própria argumentação»;
(iv) Demonstrar «competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções».

Objetivos específicos:
1. Reconhecer e saber aplicar critérios de avaliação literária
2. Conhecer uma panorâmica de autores/as e caraterísticas relevantes do sistema literário português pós 25 de abril.
3. Demonstrar conhecimentos terminológicos aplicáveis ao sistema literário português pós 25 de abril.

Conteúdos programáticos

1. Terminologia de base
1.1. Campo literário e agentes.
1.2. Literariedade, literatura de massas, para-literatura
1.3. Autoria
1.4. História Literária, cânone, clássico
2. Técnicas de análise textual: críticas feminista e marxista, psicocrítica, análise intersecional
3. Critérios de avaliação literários: efabulação, inovação, polissemia, coesão e coerência
4. Panorâmica da literatura portuguesa contemporânea
4.1. Antecedentes: desconstrução linguística e intertextualidade- As Três Marias, Mª V. da Costa; Novas Cartas Portuguesas, Mª Isabel Barreno, Mª Teresa Horta e Mª Velho da Costa;
4.2. Realismo Histórico vs Mágico - M. de Carvalho, A. L. Antunes; J. Saramago; T. Gersão
4.3. Poesia ¿ Adília Lopes, Luiza Neto Jorge, Claúdia R. Sampaio, Rita Taborda Duarte
4.5. Sátira - R. Araújo Pereira
4.6. Quotidiano - I. Pedrosa, L. Jorge, C. Pinto Correia
4.7. Dramaturgia ¿ Sara Barros Leitão
4.8 Nova geração - G. M. Tavares, D. Mª Cardoso, V. Hugo Mãe, I. Figueiredo, J.L. Peixoto, Joana Bértolo

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Dado que a UC visa apresentar uma visão panorâmica da literatura portuguesa do primeiro quartel do século XXI, o estudo versará primeiramente sobre conceitos basilares no âmbito da Literatura, focando as tendências literárias contemporâneas. Pretende-se contribuir para a formação crítica do/a estudante, estabelecendo relações entre literatura e cultura/sociedade, contextualizando o período histórico-cultural, ideológico e estético.
Os conteúdos definidos, nomeadamente no que concerne aos autores/as e obras trabalhados, permitirão atingir os objetivos definidos, dotando cada estudante com um maior conhecimento da literatura portuguesa do período em foco e permitindo-lhe problematizar temáticas, utilizando técnicas de análise textual e explorando critérios de avaliação da qualidade literária.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

1. Aulas teórico-práticas.
Seguindo o paradigma comunicativo, as docentes são facilitadoras e o/a estudante o centro da aprendizagem. As docentes enquadram um tópico e orientam o exercício hermenêutico e crítico do/a estudante, consubstanciado em produtos orais e escritos. É também objetivo de as docentes trazerem convidados/as para que os discentes possam ter contacto com autores, pensadores, artistas, promovendo a aprendizagem através de múltiplas interações. No final de cada módulo, o/a estudante auto-avalia-se.
2. Trabalhos de pares ou pequeno grupo. As estratégias de lecionação assumem que todos/as contactaram com a matéria em níveis de ensino anteriores, embora com aprendizagem diversas. Rentabilizar-se-á essa heterogeneidade distribuindo tarefas significativas.
Participação (aulas e moodle) - 15%
Frequência - 45% (nota mínima 8 valores)
Recensão crítica individual escrita- 20%
Apresentação oral, apoiada em suporte digital, em grupo de obra atribuída escrita- 20%
(10% oral; 10% PPT) 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias permitirão efetuar a análise e interpretação de textos literários de géneros distintos numa perspetiva de construção do conhecimento e exercício das capacidades críticas. Os/as estudantes terão oportunidade de se familiarizar com autores/as e obras representativos/as da Literatura Portuguesa contemporânea, estabelecendo relações entre literatura e cultura/sociedade, contextualizando o período histórico-cultural, ideológico e estético. A metodologia utilizada para trabalhar os conteúdos, nomeadamente o acompanhamento individualizado e em grupo durante a exploração de obras e temáticas, dotará os/as estudantes de uma maior autonomia na exploração de obras e autores/as da literatura portuguesa do período em foco e permitir-lhes-á problematizar temáticas, utilizando técnicas de análise textual e e explorando critérios de avaliação da qualidade literária. A exploração de recursos de natureza diversa, contemplados na bibliografia, mas não só, também concorrerá para o atingir dos objetivos elencados. O trabalhar (em grupo) de uma obra integral também se constitui como uma mais-valia, dado que permitirá aos/às estudantes compararem análises, leituras e autoras, problematizando géneros e temáticas. A esta UC (5ECTS) correspondem 60TP de contacto e 75h de trabalho autónomo [distribuídas da seguinte forma: preparação de elaboração e apresentação de trabalhos (20h), resolução de fichas de atividades ou outros trabalhos (20h), preparação de prova de avaliação (20h) e resolução de trabalhos no Moodle (15h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

CEIA, C., E-Dicionário de Termos Literários - http://edtl.fcsh.unl.pt
MATOS, Mª V.; BORGES, V. (2017). Introdução aos Estudos Literários. Coimbra: Almedina
PAZ, O.; MONIZ, A. (1997). Dicionário Breve de Termos Literários. Coimbra: Almedina.
REAL, M. (2012). O Romance Português Contemporâneo 1950-2010. Lisboa: Caminho.
REIS, C. (2008). O conhecimento da Literatura. Coimbra: Almedina.
Indicar-se-ão outros textos e recursos digitais seguindo a progressão na matéria. 

Observações