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Português Língua não Materna

Código: LEBA20439    Sigla: PLNM-2
Área Científica: Formação na Área de Docência - Português

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=3301#section-1
Área de Ensino: Línguas e Literaturas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 24 Despacho n.º 7346/2020 5
Despacho nº 15080/2014 5 60 135

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA3-A

Teórico-Práticas: 4,00

LEBA3-B

Teórico-Práticas: 4,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Ana Luísa Nunes de Oliveira [ESE-ESGT]   2,00
Maria Inês Almeida Cardoso   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Inês Almeida Cardoso Responsável
Maria Inês Almeida Cardoso Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conhecer e utilizar documentos orientadores nacionais e internacionais para o ensino de línguas. 

2. Problematizar e experimentar as especificidades do ensino de Português Língua Não Materna (PLNM). 
3. Analisar e refletir sobre a situação atual do ensino do português para falantes de outras línguas em Portugal e noutros países. 
4. Consciencializar-se das especificidades do ensino de português a vários públicos e, portanto, dos diferentes estatutos da língua para os aprendentes e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. 
5. Aprender a centralizar a aula de PLNM no aprendente e no desenvolvimento de habilidades condutoras à excelência da competência comunicativa - linguística, sociolinguística e pragmática. 
6. Programar, com base nas aprendizagens coconstruídas e na investigação, atividades para o ensino de PLNM. 
7. Aprofundar a capacidade de reflexão sobre a língua, essencial na formação como professor de português.

Conteúdos programáticos

1. Documentação de referência para o ensino de línguas e de PLNM. 

2. Conceitos, princípios e questões pertinentes no âmbito do ensino de ensino de línguas não maternas, nomeadamente, perfis sociolinguísticos dos aprendentes de PLNM. 
3. Contextos de aprendizagem - aquisição e aprendizagem em PLNM articuladas com aspetos externos e internos ao ambiente de sala de aula. 
4. Estratégias e metodologias de ensino ajustadas ao perfil dos aprendentes. 
5. Recursos didáticos e de avaliação para PLNM.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considera-se importante que o professor tenha por base informação atualizada, contacto com investigação recente e orientações internacionais e nacionais para o ensino de línguas, em geral, e de PLNM, mais em particular (Conteúdo 1 - C1; Objetivo 1 - O1). A fim de problematizar e experimentar as especificidades do ensino de PLNM (O2), é importante procurar respostas para as principais indagações de quem ensina uma língua não materna, dominar conceitos operatórios, analisar materiais e práticas, apropriar-se de princípios e formular o seu próprio sistema de orientação do ensino-aprendizagem, com fundamentação (C2). Por meio de leituras teóricas, estudos empíricos, relatos de experiência, os estudantes terão contacto com diferentes contextos de aprendizagem de PLNM (C3), considerando-se a abrangência linguística do conceito e não somente a atuação em Portugal (O3 e 4), procurando-se, com isto, desconstruir crenças, oferecer orientação para uma atuação didática e pedagógica ajustada aos públicos-alvo, sendo, por essa razão, essencial que o professor seja autónomo e reflexivo. Os estudantes percorrerão, assim, um percurso que os levará a uma interação produtiva entre a teoria e a prática, usando conhecimento para analisar criticamente e produzir recursos, repensar estratégias e metodologias conducentes ao desenvolvimento da competência comunicativa dos discentes (O5, C4 e C5), avaliada formativamente (C5); aprenderão, igualmente, que o aprofundamento do conhecimento metalinguístico sobre a própria língua (português) (O7) é condição sine qua non para uma programação fundada cientificamente e pedagogicamente flexível e consequente (O6, C4 e 5).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As aulas apostarão grandemente na interação entre alunos e professoras e alunos e alunos; a informação científica veiculada ¿ e cuja pesquisa se oriente e recomende ¿ será articulada com as dúvidas dos discentes, para lhes propor respostas orientadoras do seu trabalho prático. A turma terá oportunidade de desenvolver aprendizagens em serviço junto de alunos da Escola para quem o português não é língua materna bem como, eventualmente, de alunos de escolas ou projetos parceiros, o que implicará aprofundamentos teóricos, análise, adaptação e construção de materiais e sua implementação, com registos destinados à regulação de todo o processo de aprender a ensinar PLNM. Componentes de avaliação: Aprendizagem em serviço com alunos para quem o Português é LNM ¿ 55%, incluindo: - Tutoria - Adaptação e elaboração de materiais - Diário de bordo (acerca de leituras e da experiência) - Interação oral Participação na aula ¿ 15% Questão-problema ¿ 30% (nota mínima: 8 valores em 20)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Será solicitado aos alunos que tenham como ponto de partida as suas dificuldades, receios e experiências no que concerne à integração de alunos estrangeiros na turma ou à lecionação de português onde não é língua materna, e que busquem, nos documentos reguladores, orientações para a prática pedagógica (O1 e O2), avaliando a sua própria evolução na capacidade de resposta às múltiplas realidades de PLNM. A participação em aula, com discussões, reflexões, análise conjunta e troca de experiências, servirá os propósitos de analisar e refletir sobre a situação atual do ensino do português para falantes de outras línguas em Portugal e noutros países (O3) e será uma oportunidade colaborativa de construção de conhecimento e de robustecimento metodológico para atuação pedagógico-didática em PLNM (O4, 5 e 6). A aprendizagem em serviço colocará desafios e necessidades reais de ensino-aprendizagem de PLNM (O5, 6 e 7), a resolver pelos estudantes, pelo que lhes permitirá, concretamente, partir da especificidade do seu público-alvo (O4), apoiar-se nas orientações oficiais (O1) e, efetivamente, programar para promover a proficiência linguística dos discentes estrangeiros em português (O5 e 6), em regime de tutoria e de trabalho em equipa, em que a reflexão contínua é exigida e alicerce para a construção da profissionalidade docente. Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (75h) é distribuída da seguinte forma: estudo, através de leituras teóricas, de consulta de planificações e materiais e tomada de notas para alicerçar a construção de conhecimentos científicos e pedagógico-didáticos, a participação em aula e a aprendizagem em serviço (30h); aprendizagem em serviço, que também inclui tempo de tutoria de estudantes estrangeiros de PLNM, adaptação e elaboração de materiais e diário de bordo acerca de leituras e da experiência (45h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Camões Referencial PLE Castro, C. & Madeira, A. (ed.). (2023). Desenvolvimento de Materiais Didáticos para Português como Língua Não Materna: Experiências e desafios.
  • CE (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e Companion Vol. with new descriptors
  • Ferrão Tavares, C. (2007). Didáctica do Português - LM e NM no EB. Porto E.
  • Ferreira, T., Cardoso, I. & Melo-Pfeifer, S. (2019). Gramática. PLNM (Vol. 1 e 2). Porto E.
  • Flores, C. (2013). PLNM: discutindo conceitos de uma perspetiva linguística. In R. Bizarro, M. A. Moreira & C. Flores (Ed.), PLNM: Investigação e Ensino, pp. 36-46.
  • Mateus, M. H. M., & Solla, I. (2013). Ensino do Português como LNM: Estratégias, Materiais e Formação. FCG
  • Olmo, F. d., Melo-Pfeifer, S. & Souza, S. (2022). PLNM: contextos, estatutos e práticas de ensino numa visão crítica. UPorto P.
  • Pappámikail, L., Beirante, D. & Cardoso, I. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 2: Diversidade, Equidade e Inclusão.

Observações