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Pedagogia Social e Fundamentos da Educação Social

Código: LESO10140    Sigla: PSFES
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 64 Despacho n.º 12917/2016 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO1-A

Teórico-Práticas: 56,00

LESO1-B

Teórico-Práticas: 52,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira Responsável
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Constitui objectivo principal da unidade curricular permitir ao estudante situar a Educação Social enquanto área de saber e campo profissional, reconhecendo pressupostos orientadores e tendências de desenvolvimento da Educação Social. Pretende-se, em simultâneo, enquadrar o perfil de formação a desenvolver no ciclo de estudos e apoiar a reflexividade sobre a identidade profissional do educador social ao longo do percurso de aproximação à prática profissional.
O estudante deverá ser capaz de:
a) Contextualizar a emergência da Educação Social e compreender os seus fundamentos teóricos e metodológicos;
b) Compreender a relação entre Educação Social e Pedagogia Social;
c) Dominar as principais perspectivas sobre a Educação Social e as tendências de desenvolvimento do campo;
d) Reconhecer âmbitos de intervenção sócioeducativa e confrontar a diversidade de contextos e agentes;
e) Reflectir sobre a construção da identidade profissional dos educadores sociais.

Conteúdos programáticos

1. Emergência da Educação Social
- Educação e desenvolvimento humano;
- Sociedade do conhecimento e sociedade do bem-estar
- Direitos humanos e cidadania solidária
- Mudança social e participação
2. Educação Social e Pedagogia Social
- Origens e desenvolvimento da Pedagogia Social
- Confluência (s) e interdisciplinaridade (s)
- Pedagogia Social, ciência da Educação Social?
- Um quadro de fundamentos teóricos e de práticas.
3. Educação Social: problemas e perspectivas
- Uma definição abrangente, um espaço de acção amplo
- Intervenção sócioeducativa, educação e acção social?
- Formação para a socialização ou compromisso educativo no trabalho social
- Do pedagógico ao social, perspectiva e prática sócioeducativa
4. Tendências de desenvolvimento da Educação Social
- Âmbitos de intervenção socioeducativa
- Complexidade e diversidade de contextos e agentes de intervenção
- Ser educador social? Reflexividade, saber profissional e compromisso ético
- Formação e construção da identidade profissional

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

No 1º bloco temático contextualizam-se circunstâncias históricas, sociais e educacionais que envolvem a emergência da Educação Social, para introduzir a reflexão sobre fundamentos teóricos e sobre a origem e desenvolvimento da Pedagogia Social, a explorar no 2º bloco temático. Procura-se enquadrar a Educação Social a partir da problematização da confluência entre esfera educativa e social e dos contributos desse quadro científico e referencial. No 3º bloco temático reúnem-se e aprofundam-se argumentos para a compreensão de principais conceitos e perspetivas para apoiar um olhar exploratório sobre tendências de desenvolvimento do campo. No último bloco temático, permite-se enunciar a complexidade e diversidade que envolvem as práticas e os contextos de intervenção do educador social, incentivando à reflexão sobre a formação e a identidade profissional do educador social.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O desenvolvimento da UC faz-se através de aulas teórico práticas, orientação tutorial e trabalho dos alunos. As aulas preveem complementaridade entre: Enquadramento dos temas, apresentação e análise de conteúdos programáticos; Discussão, análise e aprofundamento de problemas e situações mobilizando referentes teóricos; Realização de exercícios teórico práticos, envolvendo a análise de textos de apoio ou outros recursos, e dinamizando grupos de discussão; Orientação e acompanhamento do trabalho autónomo, propondo recursos didáticos de apoio ao trabalho letivo e à aprendizagem; Organização de dossier de formação. A avaliação contínua pressupõe a regularidade de presença nas aulas e o cumprimento das tarefas estipuladas, considerando os seguintes elementos e ponderações: Produto escrito individual (50%); Produto escrito de grupo (30%); Apresentação oral de trabalho de pesquisa (10%); Assiduidade e participação no processo formativo(10%). É possível optar pela realização da UC em exame.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A concretização dos objetivos faz-se através de aulas teórico-práticas que privilegiam reflexão sobre temáticas e visam dotar o estudante da capacidade de pesquisar, analisar, aplicar conhecimentos. Pressupõem-se consolidação de conhecimentos prévios, contacto com perspetivas teóricas e aplicação da capacidade de problematização e análise própria de uma perspetiva socioeducativa. Por isso, as aulas abrangem períodos de exposição teórica e de análise e discussão apoiando-se na leitura de textos. Articula-se o enquadramento do tema, com a dinamização de exercícios e a orientação e acompanhamento do trabalho autónomo. O enquadramento das temáticas é apresentado a partir da bibliografia, articulando conteúdos e análise de temas. Os exercícios mobilizam a compreensão, o treino das competências de análise bibliográfica e a aplicação dos pressupostos para discussão e problematização. Procura-se introduzir a aplicação destas competências a contacto com temáticas, âmbitos e contextos de intervenção. Atribui-se destaque ao acompanhamento do trabalho dos alunos, em atividades que incluem: a participação, a pesquisa e consulta da bibliografia, a pesquisa, análise e apresentação de abordagens de problemáticas diversificadas, a realização de trabalhos escritos. Desafia-se os alunos a integrar de um modo contínuo e ativo a sistematização dos temas abordados, das atividades desenvolvidas e dos recursos utilizados, num exercício reflexivo sobre o percurso de formação, aprendizagens e dificuldades. Para tal, propõem-se recursos pedagógicos para o acompanhamento das aulas e o processo formativo no seu todo, promovendo a construção de dossier individual de formação. Este constituirá um produto final -com o acervo de atividades letivas, aprendizagens, documentação, pesquisa- incentivando metodologias ativas e participativas. Os elementos de avaliação são produtos do processo contínuo, integrando o trabalho do aluno ao longo da Uc, e abrangendo a compreensão e análise teórica de textos e temas, mas também a reflexão individual. Considerando-se os objetivos do perfil de formação e a articulação horizontal, esta Uc, ocupando lugar no plano dos fundamentos, introduz conteúdos para reforçar a identidade do curso e para complementar ou apoiar saberes a desenvolver no 2º semestre noutras Uc, na área da Educação Social. A carga de trabalho autónomo (65h) é assim distribuída:- Elaboração de Dossier individual de Formação (25h): relatórios de formação; compilação de registos e recursos pedagógicos; análise de textos e temáticas; desenvolvimento de exercícios;- Elaboração de trabalho escrito individual (15h) e de trabalho em grupo, escrito e oral (25h): conceção e aplicação de recursos de planificação e desenvolvimento da análise teórica, da reflexão crítica e da elaboração escrita; pesquisa, seleção e análise de bibliografia; operacionalização de conceitos e perspetivas teóricas e de reflexão crítica sobre percurso de formação; desenvolvimento de avaliação de acompanhamento.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Carvalho, A.; Baptista, I. (2004). Educação Social, Fundamentos e estratégias, Porto: Porto Ed. Caput, M. ; Lemay, M. (2005). Da Educação à Intervenção Social. Porto: Porto Ed. Caride, J. A. (2005). Las Fronteras de la Pedagogia Social. Gedisa. Barcelona. López, A. & Visus, C. (Coords.), (2013). Derechos humanos y educacion social. València: Ed. Germania. Romans, M.; Petrus, A., & Trilla, J. (2003). Profissão: Educador Social. Porto Alegre: Artmed. Quintana, J. 1984. Pedagogia Social. Madrid: Dikynson. Teixeira & outros (2015). A formação dos educadores sociais: reflexividade e capacitação para a mudança. In Mateus, M. (Ed.), III Jornadas Ibéricas de Educação Social: livro de atas. Bragança: I.P. Teixeira, L. (2021). Olhares e propostas sobre a formação e profissionalidade em Educação Social: convicções, apelos e desassossegos de uma experiência formativa. In Revista Interações, número temático ¿Educação Social: Diálogos entre a formação e a profissionalidade.17 (56), 87-116.

Observações