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Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais I

Código: LESO10141    Sigla: MTICSI
Área Científica: Ciências Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 61 Despacho n.º 12917/2016 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO1-A

Teórico-Práticas: 56,00

LESO1-B

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Fábio Rafael Gonçalves da Silva Augusto   2,00
Tatiana Matos de Jesus Ferreira   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Tatiana Matos de Jesus Ferreira Responsável
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

  1. Conhecer as principais características da investigação científica;
  2. Compreender e articular as etapas do procedimento científico;
  3. Conhecer os métodos e técnicas de investigação em Ciências Sociais;
  4. Selecionar os métodos mais adequados em função de diferentes propósitos e tipos de investigação/intervenção social;
  5. Utilizar criticamente as diferentes técnicas, tendo em vista os objetivos de pesquisa;
  6. Identificar as principais potencialidades e limitações das técnicas de investigação em contextos de intervenção socioeducativa;
  7. Distinguir os diferentes tipos de amostragem;
  8. Adquirir competências práticas de iniciação à elaboração de questionários;
  9. Analisar dados quantitativos: análise descritiva de dados originais e secundários;
  10. Organizar e apresentar dados quantitativos.

Conteúdos programáticos

  1. Perspetivas da pesquisa social científica;
  2. A investigação e a análise de fenómenos sociais;
  3. As etapas do procedimento científico;
  4. Dilemas éticos e Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados na investigação e intervenção social;
  5. Métodos e técnicas de pesquisa social: paradigmas, estratégias de inquérito e desenhos de investigação;
  6. Planos de investigação: das questões de investigação ao desenho da pesquisa empírica;
  7. O acesso ao campo: questões, estratégias e procedimentos;
  8. Amostragem: amostragens probabilísticas ou estatísticas e amostragens teóricas ou criteriais;
  9. Principais métodos e técnicas de recolha de dados: métodos quantitativos: potencialidades e limites;
  10. Inquérito por questionário;
  11. Análise quantitativa de dados: literacia estatística; software de análise de dados e representação/apresentação dos dados (gráficos, infografias, etc.);
  12. Relatório de investigação: orientações gerais para a sua elaboração 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A UC de MTICS I pretende oferecer aos estudantes um espaço de contacto com o método científico e a sua aplicabilidade ao campo da educação social. Pretende-se atingir este objetivo através da tomada de conhecimento, por um lado, dos referenciais teóricos da metodologia de investigação científica e, por outro, da aplicação de técnicas de recolha de dados.
Os conteúdos programáticos incidem, num primeiro momento, na exposição das perspetivas da teoria e pesquisa social e introdução aos principais atos epistemológicos (rutura, construção e verificação) e etapas do procedimento científico. 
Num segundo momento, privilegia-se o contacto e experienciação das técnicas de pesquisa mais usadas em ciências sociais, com destaque para os Métodos e Técnicas Quantitativos, tal como o inquérito por questionário. Esta abordagem deverá possibilitar aos estudantes conhecer, compreender, identificar e usar criticamente diferentes opções técnico-metodológicas, constituindo isso o objetivo desta UC.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A concretização dos objetivos da UC compreende aulas teórico-práticas, constituídas por momentos expositivos, bem como exercícios práticos de exploração/experienciação das técnicas abordadas, orientação tutorial e trabalho autónomo. Sendo uma UC com uma forte componente prática, a avaliação resulta do conjunto de atividades formativas (cooperativas), desenvolvidas ao longo do semestre. Sempre que possível, será promovida a articulação com outras UC e fomentado o contato com entidades e projetos relevantes.

Serão considerados em avaliação contínua os alunos que realizem:
- um teste individual, escrito, presencial, que incide sobre a globalidade dos conteúdos programáticos (50%);
- um portfolio de grupo (40%);
- presença e participação nas aulas e no processo de supervisão (10%).

A avaliação contínua pressupõe a presença em, pelo menos, 75% das aulas. Se a nota do teste ou do trabalho de grupo for igual ou inferior a 7,5 valores o/a estudante será proposto para avaliação por exame final.  


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A UC de MTICS I pretende proporcionar um suporte de formação que procura articular a reflexão teórica com a concretização de exercícios práticos no domínio dos métodos e técnicas de investigação científica. Tal concretiza-se através de uma abordagem introdutória aos atos epistemológicos do procedimento científico, às etapas da sua aplicação prática e aos principais métodos e técnicas de investigação.
Os estudantes serão confrontados ao longo das sessões desta UC com técnicas de investigação quantitativa e respetivas aplicações em diferentes áreas, tendo em vista a identificação e análise das opções tomadas no domínio da definição da problemática, construção do modelo de análise, hipóteses ou questões de investigação, decisões sobre métodos e técnicas de investigação, tratamento da informação, apresentação e disseminação do conhecimento produzido (Obj. 1, 2, 3, 9 e 10).
Adicionalmente, os estudantes irão abordar, numa vertente teórica e prática, os métodos quantitativos e cada uma das suas técnicas/instrumentos com atividades práticas que envolvem pesquisa, exploração, observação, recolha e análise de informações e outros recursos pedagógicos sobre técnicas quantitativas (Obj. 4 ,5, 6, 7, 8, 9 e 10). 
Nesta UC o trabalho autónomo é distribuído da seguinte forma: estudo para provas de avaliação teóricas individuais - 15 horas; trabalhos de pesquisa e levantamento de informação com vista à realização das atividades formativas propostas - 15 horas; leitura e análise de textos obrigatórios - 10 horas - elaboração do portefólio de grupo - 20 horas; preparação das apresentações orais no âmbito das atividades formativas propostas - 5 horas. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Albarello, L. (Org.) (1997). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva.
Bravo, S. (2008). Técnicas de investigacion social: teoría y ejercicios. Thompson.
Bryman, A. (2016). Social research methods. Oxford University Press.
Campenhoudt, L. (2003). Introdução à análise dos fenómenos sociais. Gradiva.
Carmo, H., & Ferreira, M. (2015). Metodologia da Investigação: guia para a autoaprendizagem. Universidade Aberta.
Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Almedina.
Creswell, J. W. (2009). Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches. Sage.
Fody, W. (1996). Como perguntar. Teoria e prática de construção de perguntas em entrevistas e questionários. Celta.
Ghiglione, E., & Matalon, B. (1992) O inquérito, teoria e prática. Celta.
Hill, M. M., & Hill, A. (2005). Investigação por questionário. Ed. Sílabo.
Quivy, R., & Campenhoudt, L. (2003). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva.