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Literacia Digital e Recursos Multimédia para a Educação Social

Código: LESO10142    Sigla: LDRMES
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=3199
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 59 Despacho n.º 12917/2016 4

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO1-A

Teórico-Práticas: 48,50

LESO1-B

Teórico-Práticas: 45,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,40
Ana Cristina de Castro Loureiro   0,10
Inês Teixeira de Sousa Messias   3,10

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina de Castro Loureiro Responsável
Inês Teixeira de Sousa Messias Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Compreender a importância de ser digitalmente literado
- Aprender a recolher e organizar informação nas bases de dados bibliográficas
- Aprender a construir recursos multimédia em função de diferentes contextos
- Compreender o impacto da utilização de ferramentas web 2.0 em contextos profissionais e académicos
- Promover a utilização dos recursos digitais de forma segura e competente.
- Aprender a partilhar informação através das redes sociais

Conteúdos programáticos

1. Literacia Digital
1.1 Conceito, competências, desafios e possibilidades para o educador social
1.2 Literacia de Informação
1.2.1 Repositórios científicos e bases de dados
1.2.2 Pesquisa, seleção, organização e análise de informação
2. Produção de recursos multimédia
2.1 Exploração de ferramentas e aplicações em função de objetivos, conteúdos e contextos no âmbito da educação social
2.2 Elaboração de recursos multimédia
2.3 Divulgação, integração e partilha de recursos multimédia em ambientes online e offline
3. As redes sociais na educação social
3.1 Desafios e possibilidades
3.2 Criação de comunidades de interação, comunicação, partilha e divulgação

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos estão em sintonia com os objetivos programáticos da UC, uma vez que os conteúdos a abordar permitirão desenvolver as competências acima descritas, dotando os estudantes com capacidades de criação, edição e manipulação de conteúdos digitais no âmbito da educação social. Permitirá, ainda, aos estudantes, desenvolver competências de trabalho autónomo, de raciocínio crítico e de discernimento e as capacidades de compreensão e resolução de problemas, sendo capaz de construir e fundamentar a sua própria argumentação. As competências de comunicação e de colaboração também serão desenvolvidas, em situação síncronas e assíncronas online e em situações presenciais. Pretende-se ainda, desenvolver e fomentar competências de aprendizagem ao longo da vida.
Os conteúdos visam, ainda, dar resposta ao estipulado no Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 Março, Capítulo II, artigo 5º, alíneas a) a f).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas teórico-práticas, baseadas na apresentação, exploração, interação e manipulação diretas com as ferramentas e aplicações em utilização na U.C. Prevê-se a intervenção direta dos estudantes, nomeadamente através da realização de projeto práticos

A avaliação Contínua terá em conta:
- (20%) a participação/intervenção dos estudantes ao longo das aulas;
- (30%) a realização de uma frequência teórica ou de um trabalho individual;
- (50%) a realização de trabalhos práticos de grupo.


A avaliação por exame incluirá uma parte teórica (50%) e uma parte prática (50%).



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Privilegiar-se-á o contacto direto entre o estudante e o computador. As aulas assumirão um carácter TP, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadramento ferramentas e recursos alvo de estudo, orientando o estudante na sua exploração crítica. A adoção desta metodologia implica a distribuição dos estudantes por grupos de trabalho. Prevê-se a participação dos estudantes em projetos de intervenção e investigação a decorrer na ESES. No caso dos estudantes que não possam frequentar em presença a UC e desejem ter aproveitamento por avaliação por frequência é necessário que realizem os exercícios disponibilizados no Moodle e os publiquem em local próprio para o efeito, com indicação do nome do estudante, do conteúdo do exercício, das dúvidas e dificuldades na sua realização, nas datas previstas para o efeito. 
A avaliação refletirá o carácter TP da unidade curricular. Todos os estudantes deverão estar inscritos na disciplina Moodle correspondente. A avaliação só poderá ser aplicada aos estudantes que se encontram inscritos na referida disciplina em virtude de parte da sua realização depender desta ferramenta.

A UC tem um total de 135h, sendo que 60h são de contacto e 75h de trabalho autónomo. Estima-se, assim, que o estudante, de forma a cumprir as atividades propostas pela UC, disponha de:
- elaboração do trabalho individual (pesquisa, seleção, análise, reflexão, redação, revisão, formatação) = 30h
- levantamento e análise de bibliografia sobre os temas abordados na UC = 10h
- elaboração de trabalhos práticos de grupo (exploração de ferramentas e desenvolvimento de recursos digitais, redação dos relatórios de acompanhamento) = 35h

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


  • Daniela, L. (2022) Inclusive Digital Education. Series Title: Educational Communications and Technology: Issues and Innovations. Springer Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-14775-3
  • Passey, D., Leahy, D., Williams, L., Holvikivi, J., Ruohonen, M. (2022). Digital Transformation of Education and Learning - Past, Present and Future - IFIP TC 3 Open Conference on Computers in Education, OCCE 2021, Tampere, Finland, August 17¿20, 2021, Proceedings. Publisher: Springer Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-97986-7;
  • Tomczyk, L., Fedeli, L. (2022) Digital Literacy for Teachers. Publisher: Springer Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-19-1738-7
  • Loureiro, A. (2013). Construção de Conhecimento em Ambientes Virtuais: influência das relações interpessoais. Tese de Doutoramento [Documento não publicado]. Aveiro: Universidade de Aveiro. [http://hdl.handle.net/10773/11532]
Ao longo das sessões serão indicadas outras fontes de informação.