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Perspetivas Sociológicas para a Inclusão Social

Código: LESO10144    Sigla: PSIS
Área Científica: Sociologia e Outros Estudos

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 67 Despacho n.º 12917/2016 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO1-A

Teórico-Práticas: 36,00

LESO1-B

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Fábio Rafael Gonçalves da Silva Augusto   4,00
Vanessa Pinto Carvalho da Silva   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vanessa Pinto Carvalho da Silva Responsável
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

a) Identificar os conceitos fundamentais em torno dos quais se estrutura a inclusão social. b) Adquirir conhecimentos atualizados e aprofundados sobre as problemáticas da desigualdade, pobreza e da exclusão social. c) Analisar os processos sociais na origem dos mecanismos de exclusão social e as suas implicações. d) Problematizar os conceitos de desvio e marginalidade. e) Identificar os grupos em situação de vulnerabilidade social e os constrangimentos que têm vindo a enfrentar. f) Problematizar os conceitos de identidade e de etnicidade. g) Identificar diferentes modelos de integração social.

Conteúdos programáticos

1. Debates sociológicos em torno do conceito de inclusão social 1.1. Questões introdutórias 2. Conceitos fundamentais: desigualdade, pobreza, exclusão social, desvio e marginalidade 2.1. A Pobreza 2.2. A exclusão 2.3. O desvio 3. A inclusão social dos grupos em situação de vulnerabilidade social 3.1. Identidades e etnicidades 3.2. Tipos de migrações 3.3. Dimensões da integração 4. Modelos teóricos das relações interétnicas: medidas, modelos e dinâmicas 4.1. Assimilacionismo, integracionismo, pluralismo e interculturalismo 4.2. Multiculturalismo Vs. Interculturalismo 4.3. O "Modelo" Português 4.4. Medidas de integração social

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A concretização desta UC prevê a complementaridade entre momentos de abordagem teórica, centrados na exposição e análise dos conteúdos programáticos da UC, intercalados com aulas teórico-práticas, centradas na discussão no espaço da sala de aula de textos indicados pela docente e previamente trabalhados pelos estudantes, aulas práticas, centradas no debate a partir de recursos como filmes, documentários ou outros e, por último, trabalho autónomo dos estudantes (participação nas aulas, pesquisas bibliográficas e leitura prévia dos textos obrigatórios). Distribuição do trabalho autónomo: Preparação de recursos para discussão em sala de aula: 10h Leitura e preparação de documentos: 10h Realização de pesquisa autónoma: 10h Realização trabalho de grupo: 20h Preparação para o teste: 15h A avaliação dos alunos terá como base os seguintes elementos obrigatórios: Teste individual (40%) Trabalho de grupo (30%) Apresentação de texto em grupo (10%) Trabalho individual (20%)

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A concretização desta UC prevê a complementaridade entre momentos de abordagem teórica, centrados na exposição e análise dos conteúdos programáticos da UC, intercalados com aulas teórico-práticas, centradas na discussão no espaço da sala de aula de textos indicados pela docente e previamente trabalhados pelos estudantes, aulas práticas, centradas no debate a partir de recursos como filmes, documentários ou outros e, por último, trabalho autónomo dos estudantes (participação nas aulas, pesquisas bibliográficas e leitura prévia dos textos obrigatórios). A avaliação dos alunos terá como base os seguintes elementos obrigatórios: Teste individual (40%) Trabalho de grupo (30%) Apresentação de texto em grupo (10%) Trabalho individual (20%)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O desenho metodológico prevê, por esse facto, uma articulação entre momentos mais expositivos e outros de pendor mais prático e participativo, por forma a dar cabal prossecução a essa duplicidade formativa supramencionada. Especificamente, a procura de textos feitos pelos alunos para os diversos conteúdos, desde logo, para a identificação de dimensões diversificadas da gestão das organizações sociais, revela-se um momento indispensável, na mútua troca de argumentos a favor ou desfavor das várias metodologias e políticas em confronto. Os critérios de avaliação preconizados procuram refletir sobre ambos os níveis de competências, dando especial relevo à vertente mais prática.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Ágoas, F. & Neves, J. (Orgs.) (2016) O espectro da pobreza: história, cultura e política em Portugal no século XX. Editora Mundos Sociais.  
Capucha, L. (2005) Formulação de Propostas de concepção estratégica de Intervenção Operacional no Domínio da Inclusão Social - Relatório Final; Lisboa; Direção Geral de Desenvolvimento Regional e CIES-ISCTE.  
Carmo, R., Sebastião, J., Azevedo, J., Martins, S. & Costa, A. (Orgs.) (2018) Desigualdades sociais: Portugal e a Europa. Editora Mundos Sociais.  
Castles, S. (2005) Globalização, Transnacionalismo e Novos Fluxos Migratórios - dos trabalhadores convidados às migrações globais. Fim de Século.  
Diogo, F., Castro, A. & Perista, P. (Orgs.) (2015) Pobreza e exclusão social em Portugal: contextos, transformações e estudos. Edições Húmus. 
Giddens, A. (2008) Sociologia; 6.ª Edição; Fundação Calouste Gulbenkian; Lisboa. 
Sobral, J. & Vala, J. (Orgs.) (2010) Identidade Nacional, Inclusão e Exclusão Social; Imprensa de Ciências Sociais.