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Práticas Profissionais em Educação Social: Laboratório de Iniciação à Investigação

Código: LESO10147    Sigla: PPESLI
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 66 Despacho n.º 12917/2016 4

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO1-A

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 16,25

LESO1-B

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 19,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,23
Ensino Prático e Laboratorial: 1,87

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 2,46
Francisco Paulo Vieira da Silva   0,67
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 3,74
Francisco Paulo Vieira da Silva   0,39
Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira   0,55

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Francisco Paulo Vieira da Silva Responsável
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Aproximar-se da realidade de contextos profissionais do educador social, de modo a inteirar-se do seu futuro campo profissional;

2. Analisar e investigar contextos reais de intervenção socioeducativa através da observação de cenários, situações habituais da prática profissional e perfis de educadores sociais;

3. Conhecer modalidades de configuração do campo de identidade profissional do educador social, ao nível de práticas e contextos de atuação.

4. Analisar as competências que desenvolve o educador social;

5. Aplicar técnicas e instrumentos de recolha de informação diversificados em cenários e situações envolvendo a prática profissional do educador social;

6. Discutir sobre diferentes dimensões do campo da Educação Social, mobilizando competências investigativas e comunicativas.

7. Incentivar a construção de um percurso formativo-investigativo interessado na construção de um saber reflexivo sobre a identidade profissional do educador social.

Conteúdos programáticos

1. Áreas e contextos de intervenção socioeducativa: instituições e públicos
2. Práticas profissionais, funções e competências do educador social
3. Intervenção socioeducativa, interdisciplinariedade e partenariado.
4. A pesquisa como metodologia de aproximação à realidade socioeducativa;
3. Técnicas e instrumentos de pesquisa para a aproximação à realidade socioeducativa;
4. Estudo in loco de contextos, âmbitos de intervenção, profissionais e práticas de intervenção socioeducativas;

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Acreditamos que introduzir a iniciação à prática da investigação como metodologia de aproximação à realidade socioeducativa constituirá uma estratégia adequada para analisar e investigar contextos reais de intervenção socioeducativa através da observação in loco de cenários, situações habituais da prática profissional e perfis de educadores sociais. A pesquisa, envolvendo a recolha de informação com recurso a diferentes técnicas e instrumentos de pesquisa e a elaboração de um relatório síntese dos resultados da pesquisa sobre contextos, agentes e práticas observados pretendem, por um lado, levar o estudante a aproximar-se da realidade de contextos profissionais do educador social que ofereçam ao estudante a possibilidade de se inteirar do seu futuro campo profissional e, por outro lado, possibilitar o treino de competências investigativas, potenciando a compreensão da trajetória da Educação Social e configuração do seu campo de identidade profissional.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Promove-se a capacidade do estudante, através de uma aproximação ao campo da intervenção socioeducativa e da iniciação à prática da investigação, relacionar contributos de diferentes UC. Espera-se que através de orientação tutorial e de atividades teórico práticas, os estudantes identifiquem contextos e contactem com testemunhos de educadores sociais, envolvendo os seus contextos e práticas. A adequação metodológica propõe operacionalizar-se no âmbito de projeto formativo investigativo, sendo apresentada em diferentes plataformas. 

Avaliação: Componente Individual (35%): Reflexão crítica sobre o percurso de formação na UC (nota mínima = 7,5/20); 
Componente em Grupo (50%): Relatório Final;
Assiduidade: (5%) 
Participação nas aulas e envolvimento no processo de supervisão: (10%). 
A avaliação contínua pressupõe a participação em todas as atividades alvo de avaliação e a presença efetiva em 80% das sessões. (Nr máximo de faltas = 3).
Não é possível realizar esta UC em avaliação por exame.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos centram-se na capacidade do estudante, através da aproximação ao campo da intervenção socioeducativa e da iniciação à prática da investigação, relacionar contributos de diferentes UC. Os estudantes terão a oportunidade de planear, em contexto de laboratório, a aproximação a um contexto real de intervenção socioeducativa e estabelecer contacto direto com um educador social, devendo, para tal, aplicar conhecimentos relativos a métodos e técnicas de investigação para a construção de diferentes instrumentos de observação e recolha de informação. Acredita-se que os estudantes, ao identificar e contatar, ainda que com a orientação dos tutores, contextos de intervenção socioeducativa e profissionais da educação social e suas práticas, possam iniciar o desenvolvimento de competências e atitudes favoráveis à continuidade da sua formação. Dado o carácter iminentemente prático da UC e a diversidade de aproximações a contextos profissionais, a organização do trabalho, privilegiando o trabalho em grupo e a orientação tutorial, possibilitarão um acompanhamento permanente do trabalho desenvolvido. A iniciação à prática da investigação, planeada através da aproximação in loco a contextos profissionais do educador social, permitirá ao estudante a possibilidade de se inteirar do seu futuro campo profissional. A realização em grupo de um trabalho de investigação permitirá lidar com as dificuldades e especificidades do trabalho de recolha e tratamento de informação. Com a apresentação e avaliação de um relatório descritivo dos resultados do trabalho de pesquisa treina-se a comunicação oral e escrita sobre diferentes dimensões do campo da Educação Social. A aplicação dos conhecimentos já obtidos (MTIC I e II), deverá possibilitar ao estudante a capacidade de descrever e analisar contextos reais de intervenção através da observação de cenários, situações habituais da prática profissional e perfis de educadores sociais. Espera-se que os contributos da UC PSFES acrescidos de documentos complementares que são compilados, permitam a compreensão da trajetória da Educação Social e configuração do campo de identidade profissional. A carga média de trabalho autónomo (52h) é assim distribuída: - Elaboração de Dossier de Formação (20h): registos de formação; compilação de registos e de recursos pedagógicos e investigativos; leitura e análise de textos e temáticas; desenvolvimento de exercícios;- Elaboração de trabalho escrito individual (12h) e de trabalho em grupo, escrito e oral (20h): conceção e aplicação de recursos técnicos para a planificação e desenvolvimento da análise, da reflexão crítica, e da elaboração escrita; pesquisa e análise de bibliografia; operacionalização de conceitos e perspetivas teóricas e de reflexão crítica sobre percurso de formação; conceção e aplicação de etapas, técnicas e instrumento de pesquisa; organização e desenvolvimento de visitas a contextos de intervenção; desenvolvimento de tarefas de avaliação de acompanhamento.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barros, R. (2018). Transpor fronteiras como modus operandi para uma Educação Social transformadora. In R. Barros & A. Fragoso, (Eds.), Investigação em Educação Social - prática e reflexão (pp.13-32). U. Algarve.
Bravo, R. S. (2008). Técnicas de investigación social: teoría y ejercicios. (14ª ed.). Paraninfo.
Vieira, A. M., Vieira, R., & Marques, J.C. (Orgs.) (2021). Temas e Contextos de Pedagogia-Educação Social. Afrontamento.
Gonçalves, S.P.; Gonçalves, J.P.; & Marques, C.G. (2021). Manual de Investigação Qualitativa - Conceção, Análise e Aplicações. Pactor.
Guerra, I. C. (2006). Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo: sentidos e formas de uso. Principia.
Romans, M., Petrus, A. & Trilla, J. (2003). Profissão: Educador Social. Artmed.
Teixeira, L. (2021). Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social: Convicções, Apelos e Desassossegos de uma Experiência Formativa. Interacções, 17(56), 87-116. https://doi.org/10.25755/int.21654 

Observações