Código: | LESO10149 | Sigla: | I | |
Área Científica: | Línguas e Literaturas Estrangeiras |
Área de Ensino: | Línguas e Literaturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LESO1 | 30 | Despacho n.º 12917/2016 | 1º | 4 | 0 | 0 |
Teórico-Práticas: | 45,50 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Inglês
O objetivo geral consiste no aperfeiçoamento da língua inglesa em ambiente académico, social e no contexto de trabalho em Educação Social. Os objetivos específicos (nível B1do QECRL) são os seguintes:
A. Oralidade (receção e produção)
1. Compreender expressões e vocabulário
2. Extrair adequadamente informações
3. Responder e fazer perguntas simples e de desenvolvimento
4. Repetir, clarificar, reformular e comparar informação
5. Expor e justificar opiniões
6. Relacionar causa e efeito
7. Estabelecer sequências
8. Estruturar e realizar intervenções orais
9. Participar em debates com diferentes formatos e graus de formalidade
B. Leitura e escrita
1. Compreender expressões e vocabulário
2. Extrair adequadamente informações
3. Distinguir diferentes protótipos textuais
4. Clarificar, reformular e comparar informação
5. Expressar e justificar opiniões
6. Relacionar causa e efeito
7. Estabelecer sequências
8. Identificar e aplicar mecanismos de coerência e coesão textual
9. Citar e referenciar adequadamente
1. Técnicas de compreensão e expressão escrita e oral
2. Protótipos textuais
3. Definições e verbetes
4. Comparação de ideias / conceitos / factos
5. Desenvolvimento de argumentos
6. Informação essencial e acessória
7. Estruturas linguísticas e organizações textuais
8. Expressões de causalidade
9. Expressões de sequência
10. Estatísticas / tendências / gráficos / figuras
11. Ética e Fiabilidade de fontes
12. Citações e referências bibliográficas
Dada a especificidade da Unidade Curricular, todos os objetivos de aprendizagem visam uma melhor expressão em língua inglesa, que permita a comunicação eficaz, tanto em contexto académico e profissional nacional, como internacional. Deste modo, os objetivos são concretizados através do explorar de tópicos gramaticais e vocabulário específico, quer a nível oral, quer a nível escrito.
A exploração de diversas produções orais e escritas pretende culminar num tratamento eficaz da informação recebida, tanto na ótica da sua aquisição, como reprodução.
No domínio da oralidade, prevê-se que os alunos consigam comunicar eficazmente não só em contexto estritamente académico, mas também num contexto social de troca de informações e experiências com colegas internacionais, tanto durante o seu percurso escolar, como posteriormente enquanto profissionais.
Metodologia
O ensino será teórico-prático: a docente realiza o enquadramento concetual das temáticas, orientando depois o trabalho individual e de pequeno grupo. Destaque para a realização de tarefas e interpretação de textos, e posterior reformulação escrita e oral, bem como para o desenvolvimento das competências orais dos alunos.
O número máximo de 16 alunos por turma permite um contacto próximo e um melhor controlo da aprendizagem.
Apesar de a maioria das horas de ensino ter lugar no contexto de sala de aula, há também uma componente de eLearning.
O ensino a distância será um espaço onde os alunos terão acesso a materiais multimédia em Inglês que apresentam temas diversos. Os alunos deverão realizar tarefas relacionadas com esses tópicos, os quais serão posteriormente utilizados nas discussões em sala de aula.
Avaliação
1. Assiduidade e participação (oral /escrita) individual nas aulas e na plataforma (20%)
2. Trabalho em grupo (componente escrita e oral) (40%)
3. Teste individual (40%)
As metodologias previstas estão focadas na aprendizagem dos alunos, concretizada pelo atingir dos objetivos de aprendizagem elencados. O tratamento dos conteúdos explora um conjunto diversificado de textos e recursos adaptados às competências gerais e comunicativas mais diretamente relacionadas com a língua que se pretendem desenvolver.
A utilização de materiais didáticos de natureza diversa adequados às necessidades específicas da Unidade Curricular também concorre para o sucesso da aprendizagem. O uso de materiais autênticos (artigos, palestras, entrevistas, etc.) também concorre para a destreza na utilização do Inglês para Fins Académicos em contexto real.
Está prevista a simulação de situações de comunicação relativas ao futuro desempenho académico dos alunos que lhes permitirão desenvolver a compreensão e utilização dos processos de estruturação em discursos interacionais, orais e escritos.
A esta UC (4ECTS) correspondem 48TP de contacto e 52h de trabalho autónomo [distribuídas da seguinte forma: preparação de elaboração e apresentação de trabalhos (18h), resolução de fichas de atividades (14h), preparação de prova de avaliação (10h) e resolução de trabalhos no Moodle (10h).
Carter R. & McCarthy M. (2006), Cambridge Grammar of English: a Comprehensive Guide. Cambridge: CUP.
Crystal, D. (2003) English as a Global Language. Cambridge: CUP.
Dummett, Paul & Hird, Jon (2015). Oxford EAP: Pre-Intermediate/B1: Student's Book. Oxford: OUP.
McCarthy, Michael & O'Dell, Felicity (2016). Academic Vocabulary in Use. Cambridge: CUP.
Murphy, Raymond (2012). English Grammar in Use. Cambridge: CUP.
Paterson, Ken & Wedge, Roberta (2013). Oxford Grammar for EAP: English grammar and practice for Academic Purposes. Oxford: OUP.
Redman, Stuart (2011). English Vocabulary in Use: Pre-Intermediate and Intermediate. Cambridge: CUP.
Williams, Erica (2008). Presentations in English. Find your voice as a Presenter. UK: Macmillan.
NB: Outros recursos e matérias didáticos serão disponibilizados nas aulas e no Moodle.