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Educação e Formação de Adultos

Código: LESO10154    Sigla: EFA
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 45 Despacho n.º 12917/2016 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO2-A

Teórico-Práticas: 18,00

LESO2-B

Teórico-Práticas: 16,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha   1,33
Vanessa Pinto Carvalho da Silva   2,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha Responsável
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro Coordenação Científica
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica
Luis Aristides Ramalhete Vidigal Coordenação Científica
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os estudantes deverão no final da UC:
- Compreender a importância da EFA face às grandes questões educativas das sociedades contemporâneas; - Contextualizar a EFA no âmbito do ciclo de vida e das diferentes modalidades de educação: formal, não formal e informal; - Relacionar os processos de EFA com o desenvolvimento de conhecimentos e de competências transversais em todos os contextos de vida, pessoal, social e profissional; - Compreender e reconhecer o valor da aprendizagem significativa e experiencial dos adultos; -Dominar as correntes humanistas e socio-cognitivistas; -Perspetivar a educabilidade cognitiva e os processos de mudança; - Compreender a articulação entre as práticas de EFA e os processos de desenvolvimento local e comunitário; - Conhecer, compreender e refletir sobre tendências, modelos e práticas EFA; - Perspetivar a EFA como uma área de intervenção socioeducativa da Educação Social; - Refletir sobre os possíveis papéis do educador social no campo da EFA.

Conteúdos programáticos

1. O(s) lugar(s) da educação e formação no contexto das sociedades do conhecimento e da informação e das dinâmicas sociais contemporâneas 

2. Contributos da educação e da psicologia para a aprendizagem do adulto
- Variáveis psicológicas e tarefas de desenvolvimento 
- Modelos das correntes humanistas e cognitivistas
- Valorização da motivação, aprendizagem experiencial e da reflexividade
- Educabilidade, cognição na fase adulta e processos de mudança 
 3. A EFA em Portugal - um campo heterogéneo de modalidades, práticas e atores
 - Principais pressupostos e eixos de desenvolvimento e intervenção
 - Programa Qualifica: Cursos EFA e  Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)
 - O Desenvolvimento local e a intervenção comunitária enquanto processos de capacitação territorial e de adultos
 - Projetos de EFA - objetivos, estratégias de intervenção e impactos
 -  Educadores e formadores de adultos
4. O campo da educação e formação de adultos e o(s) lugar(es) da educação social 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Através dos conteúdos programáticos propostos procura-se que os/as estudantes desenvolvam conhecimentos teórico-práticos sobre o campo da educação e formação de adultos. Procura-se que os/as estudantes desenvolvam uma perspetiva compreensiva e reflexiva, potenciadora do desempenho de funções profissionais neste campo de intervenção socioeducativo. Para isso torna-se fundamental compreender as dinâmicas e o papel da educação e formação de adultos nas sociedades contemporâneas, e particularmente na sociedade portuguesa, assim como os pressupostos, os modelos e as práticas de uma intervenção, que promova o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos e a sua participação em processos de desenvolvimento local e comunitário.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Sessões teórico-práticas: enquadramento, exposição e análise, pelas docentes, dos conteúdos programáticos, apelando ao debate coletivo. Realização de exercícios teórico-práticos que envolvem a leitura e análise da bibliografia sugerida pelas docentes e/ou proposta pelos estudantes, ou outros recursos (filmes, documentários, etc). Trabalho autónomo. Quanto à avaliação os estudantes podem frequentar esta UC através das modalidades de avaliação contínua ou de exame final. A avaliação contínua dos alunos pressupõe a regularidade de presença nas aulas e o cumprimento das tarefas estipuladas, considerando os seguintes elementos e ponderações: 1. Exercício escrito individual (40% - mínimo 8 valores para ponderação); 2. Trabalho de grupo (30%); Apresentação oral (10%) 4. Participação (20%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Através das metodologias propostas procura-se promover uma atitude compreensiva, reflexiva e crítica relativamente aos temas propostos. Os/as estudantes são convidados/os a desenvolver um processo investigativo, realizado individualmente e em grupo, e de uma forma colaborativa que seja potenciadora da construção coletiva de aprendizagens. É nesta linha que se propõe o desenvolvimento de atividades quer individual quer coletivamente, que promovam o desenvolvimento de competências ao nível do saber-saber (conhecimentos), do saber-fazer (aptidões) e do saber-ser (atitudes), e do saber estar com o Outro (potenciadoras de um bom desempenho profissional enquanto educadores (as) sociais. Em síntese procura-se: - Estimular o desenvolvimento da reflexão individual; - Criar oportunidades de reflexão conjunta e colaborativa; - Promover o desenvolvimento de competências de investigação e de intervenção; - Fomentar a interação entre pares. A UC tem um total de 125 horas de trabalho, sendo 60 horas de contacto e 65 horas de trabalho autónomo, sendo estas últimas distribuídas da seguinte forma: pesquisa bibliográfica e documental (10h); análise bibliográfica e documental (15h); realização de componente de trabalho de grupo/trabalho de pesquisa teórico-empírico (15h); redação de trabalho de grupo/trabalho de pesquisa teórico-empírico (20h); preparação da apresentação oral de trabalho de grupo/trabalho de pesquisa teórico-empírico (5h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, P.; Lameiras, J. & Henriques, M. (2009). A aprendizagem experiencial. In A urgência de educar para os valores: Um contributo para a literacia social. (pp. 65-85). 

Ávila, P. (2008), A Literacia dos Adultos. Competências-Chave na Sociedade do Conhecimento. Celta. 
Capucha, L. (2018). Educação de adultos : A ideologia conta. Forum Sociológico, 32 (1), 7-27. 
Cavaco, C. (2020). Reconhecimento e validação de adquiridos experienciais de adultos pouco escolarizados em Portugal: uma medida de política pública inovadora- Perspectiva, 38 (1), 1-22. 
Delgado, L. (2015), Trajetórias, Motivações e Projetos de Adultos que "Regressam à Escola", ISCTE-IUL, tese de doutoramento. Fonseca, V. (2014). Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia; 31(96): 236-253. 
Trindade, R. (2020). A difusão da obra pedagógica de Dewey em Portugal: O contributo de Adolfo Lima. Revista Portuguesa de Educação, 33(1), 21-37.