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Metodologias de Animação Sociocultural

Código: LESO10160    Sigla: MAS
Área Científica: Ciências Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://apmgaleriavirtual.wordpress.com/
Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 48 Despacho n.º 12917/2016 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO2-A

Teórico-Práticas: 0,00

LESO2-B

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes Responsável
Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira Coordenação Científica
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro Coordenação Científica
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes Coordenação Científica
Luis Aristides Ramalhete Vidigal Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1. Pesquisar, interpretar, tratar e apresentar informação relevante no sentido de fundamentar uma reflexão sobre metodologias de animação sociocultural; O2. Reconhecer o papel destas metodologias na transformação sociocultural;  O3. Compreender a importância do trabalho em grupo/colaborativo e a necessidade do trabalho multi e interdisciplinar na educação não formal, em geral, e na animação sociocultural, em particular;  O4. Selecionar e aplicar métodos e técnicas de investigação em animação sociocultural, dando ênfase às metodologias de recolha e análise qualitativa, recorrendo (entre outras) a jogos e estratégias lúdicas; O5. Conhecer, analisar e aplicar a estrutura básica de procedimento em animação, assim como métodos e técnicas de diversas modalidades e áreas de intervenção em animação e cibernanim@ção; O6. Refletir de modo sistémico sobre contextos de intervenção presenciais e a distância, cruzando os saberes adquiridos nesta UC e noutras UC do curso. 

Conteúdos programáticos

CP1. ASC na intersecção da educação formal e não formal; CP2. Questionamento dos paradigmas da ASC CP3. Modalidades cultural, socioeducativa, comunitária; CP4. Delimitação do conceito de metodologia no âmbito da ASC; CP5. Definição de conceitos adjacentes: método, técnica, estratégia, procedimento; CP6. Estrutura básica de procedimento e introdução às metodologias de investigação para diagnóstico e avaliação; de intervenção; CP7. Métodos e técnicas de diagnóstico, planificação, avaliação; CP8. Métodos e técnicas de ação em diversas modalidades da ASC aplicados a áreas específicas de intervenção presencial e a distância:  -Animação e Educação Artística, Museológica, Turística, Ambiental; -Animação e Educação de Crianças/Jovens, de Pessoas Adultas/Seniores; -Animação em meio escolar, associativo, empresarial, hospitalar; -Animação do livro, da leitura/escrita e das Bibliotecas; -Animação Territorial e Desenvolvimento Local/Comunitário, etc. CP9. Estudo de casos de animação/ciberanim@ção.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos estão declinados transversalmente nos conteúdos, visando proporcionar aos estudantes um espaço praxeológico, desenvolvendo e consolidando de competências essenciais de animação sociocultural. A exposição teórica por parte da docente será acompanhada de uma exploração de metodologias utilizadas em "percursos" de trabalho de projeto em animação sociocultural, centrada na participação ativa e atitude crítica dos/as estudantes.  Os conteúdos acima apresentados serão abordados tendo como base o "ofício" da animação, tentando-se: i) apoiar a reflexão sobre metodologias de animação em contextos reais de intervenção presenciais e a distância; ii) realizar um trabalho prático de análise e aplicação de métodos e técnicas de diversas modalidades e áreas específicas de intervenção em animação e ciberanim@ção.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas teórico-práticas com metodologia interativa, centrada na autorresponsabilização das estudantes, de modo a atingir os objetivos propostos, baseando os conteúdos na exploração de documentos escritos e audiovisuais que permitirão realizar exercícios de reflexão crítica sobre situações concretas e de aplicação de metodologias, sob orientação presencial ou a distância. Avaliação contínua da participação em todas atividades do semestre (70% da nota):  - Realização de um trabalho de grupo sobre métodos/técnicas de ASC (40%).  - Outras atividades de participação em projetos (observação participante), análises de textos e resolução de exercícios (30%). Avaliação sumativa: Teste escrito (30%).     Exame: provas escrita (60%) e oral (40%).  Carga média trabalho autónomo:  realização de pesquisa, leitura e análise de informação (15h); Realização de trabalho de grupo (20h); Participação em projetos de animação com CJ (20h); Estudo para o teste escrito (10h).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular é de cariz teórico-prático. Os objetivos de aprendizagem pressupõem, assim, a consolidação de conhecimentos e competências prévias adquiridas ao longo do percurso académico, bem como o contacto com novas perspetivas teóricas e práticas, proporcionadas, por exemplo, pela apresentação e análise crítica de projetos e atividades já implementados presencialmente e a distância, mas também através da leitura e discussão coletiva e/ou em pequenos grupos de leituras fundamentais no âmbito dos métodos e técnicas de educação não formal e animação sociocultural.

Numa abordagem que privilegia o trabalho autónomo, os conteúdos de natureza teórica são trabalhados preferencialmente através de exercícios de discussão e debate, bem como através da produção de contributos escritos (individuais ou em pequeno grupo), que pressupõem o acompanhamento por parte dos/das estudantes das sugestões de leitura efetuadas ao longo do semestre.

A par do desenvolvimento de competências crítico-reflexivas, os/as estudantes fazem um trabalho de pesquisa e aplicação, em espaço de sala de aula e em contextos reais de intervenção na comunidade local, de metodologias de diagnóstico, desenho, desenvolvimento e avaliação de atividades de animação e ciberanim@ção.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cembranos, F.; Montesinos, D. H.; Bustelo, M. (2005). La animación sociocultural: una propuesta metodológica. Madrid: Editorial Popular.

Da Silva, A. (2013). ¿(Des)investimento em arte e cultura nas políticas de I & D¿. Animação Sociocultural, Cidadania e Política Europeia, pp. 79-84, S.l: APDASC. ISBN: 978-989-98727-0-7.

Da Silva, A. (2011). Former des professionnels d¿animation socioculturelle et d¿éducation sociale pour l'économie solidaire et les clubs de troc: Atas on-line do Colóquio Internacional de Animação Sociocultural. Saragoça: Universidad Zaragoza

Da Silva, A. (2013). ¿La formation des animateurs et animatrices au Portugal¿. Revue Internationale d¿ Animation, 4, pp.13-22. http://www.atps.uqam.ca/numero/n4/pdf/ATPS_daSilva_2013.pdf ~

Da Silva, A. (2016) ¿Um olhar sobre o passado da animação sociocultural para um futuro menos tecnológico e mais humano¿. Quaderns de animació I educació social, 23, pp. 1-16. Disponível em http://quadernsanimacio.net/index_htm_files/Um%20Olhar.pdf

Da Silva, A. et al. (2009). Solidariedade Cidadã - Uma Experimentação Partilhada. Coord. Associação In Loco. São Brás de Alportel: In Loco

Lopes, M. (2011). Metodologias de Investigação em Animação Sociocultural. Chaves: Intervenção.

Marchioni, M. (2004). Planificación social y organización de la comunidad. Madrid: Editorial Popular.

Serrano, G. P. (coord.) (2001). Modelos de investigación qualitativa en educación social y animación sociocultural. Madrid: Narcea.

Trilla, J. (Coord) (2005) Animação Sociocultural. Teorias. Programas e Âmbitos. Lisboa: Instituto Piaget.