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Educação Ambiental

Código: LESO10162    Sigla: EA
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=79
Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 46 Despacho n.º 12917/2016 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO2-A

Teórico-Práticas: 47,50

LESO2-B

Teórico-Práticas: 47,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Marisa Sofia Monteiro Correia   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marisa Sofia Monteiro Correia Responsável
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Coordenação Científica
Marisa Sofia Monteiro Correia Coordenação Científica
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Com esta unidade curricular (UC) pretende-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Compreender os conceitos e princípios ambientais relevantes para os futuros educadores; 2. Conhecer as causas, consequências, formas de prevenção e de remediação das mudanças ambientais e dos impactos antropogénicos sobre o ambiente; 3. Reconhecer a importância da Educação Ambiental para um desenvolvimento sustentável; 4. Promover a preservação do património natural e incorporar e difundir os valores do desenvolvimento sustentável; 5. Promover uma cultura de cidadania e de participação cívica ativa e estimular as práticas que promovam o desenvolvimento sustentável; 6. Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidades de compreensão relativos a conteúdos e práticas de Educação Ambiental em contextos de educação formal e não formal; 7. Planificar, implementar e avaliar atividades de educação ambiental para diferentes públicos-alvo.

Conteúdos programáticos

1. Conceitos, objetivos e contextos da Educação Ambiental 1.1. Conceito de Ambiente; o ambiente na legislação portuguesa e comunitária; conceitos associados à temática ambiental 1.2. O ambiente como sistema: a visão sistémica; os paradigmas ambientalistas 1.3. Conceito de Educação Ambiental; principais etapas, contextos e mudanças na Educação Ambiental; Princípios orientadores, finalidades e objetivos da Educação Ambiental; a Educação Ambiental formal e não formal 1.4. Educação Ambiental em Portugal: principais marcos históricos e realizações; Contributos das associações, autarquias e das organizações para a Educação Ambiental 2. O Homem como agente de mudanças ambientais 2.1. Relações Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente 2.2. Poluição do solo, do ar e da água 2.3. Alterações climáticas e desflorestação 2.4. Ecossistemas urbanos e valorização dos resíduos 2.5. Consumo excessivo de recursos e a problemática energética 2.6. Perda de biodiversidade e sua conservação 2.7. Escalada demográfica 2.8. Conhecimentos, perceções e comportamentos relativamente ao ambiente 2.9. Desenvolvimento sustentável: uma mudança de paradigma 2.10. Políticas e estratégias de defesa do ambiente 3. Metodologias e abordagens pedagógicas em Educação Ambiental 3.1. Fontes de Informação e documentação em Educação Ambiental; Equipamentos e recursos para a Educação Ambiental 3.2. Atividades e projetos em Educação Ambiental

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Todos os conteúdos programáticos visam fornecer um conjunto integrado de conhecimentos fundamentais sobre ambiente e os princípios da Educação Ambiental (Objetivo 1) que conduzam o estudante a uma compreensão e resolução de problemas sócio ambientais locais/globais (Objetivo 2). Para tal, será explorada a influência dos impactos antropogénicos sobre os ecossistemas (Ponto 2). Esses conteúdos (2.2; 2.3; 2.4; 2.5; 2.6 e 2.7) serão explorados abordando o papel do indivíduo e do Estado (2.1; 2.8; 2.9 e 2.10), para consciencializar o estudante a reconhecer a importância da Educação Ambiental (Objetivo 3) e desenvolver ações mais sustentadas para preservar o património natural (Objetivo 4). Pretende-se, também, que os conteúdos sejam abordados de modo a que o estudante seja capaz de promover uma cultura de cidadania e de desenvolver atividades promotoras do desenvolvimento sustentável (Objetivo 5). Para o efeito, serão explorados os contributos formais e não formais (1.3) para que os estudantes desenvolvam e aprofundem conhecimentos ao nível dos conteúdos e das práticas de Educação Ambiental em diferentes contextos profissionais (Objetivo 6). Para além disso, visando o mesmo objetivo, serão analisados os contributos das associações, autarquias e das organizações para a Educação Ambiental (1.4) e abordados aspetos da ética ambiental (1.2). Serão dadas a conhecer aos estudantes diferentes abordagens pedagógicas e didáticas, fontes de documentação e recursos na área da Educação Ambiental (Ponto 3) visando a aprendizagem de conhecimentos fundamentais para que sejam capazes de conceber atividades para diferentes grupos-alvo (Objetivo 7). Pretende-se, ainda, que os conteúdos abordados nesta unidade curricular permitam a construção de conhecimentos necessários à conceção, implementação e avaliação de projetos e respetivas propostas de atividades, em diferentes contextos profissionais nacionais e internacionais (Objetivo 7).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Esta UC inclui sessões presenciais e sessões a distância (síncronas e/ou assíncronas) mediadas pela plataforma Moodle. Nas sessões será privilegiada a diversificação de atividades (atividades de pesquisa, construção e apresentação de documentos multimédia; discussão de dilemas, representação de papéis, planificação e implementação de atividades de Educação Ambiental), que serão contextualizadas em função dos conhecimentos, da motivação e da experiência dos participantes, e da componente teórica desenvolvida. 

A avaliação contínua basear-se-á na: a) realização de atividades propostas em sala de aula e a distância (25%); b) realização de um teste escrito e/ou prova oral (50%); c) elaboração e apresentação de um projeto em grupo (25%). 
A aprovação à UC está condicionada a uma classificação média superior a 9,0 valores no teste presencial, independentemente da obtenção de uma classificação positiva nos restantes elementos de avaliação.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A adoção de métodos e estratégias ativas de ensino, que incluam o recurso a atividades e materiais diversificados, individuais ou em grupo, presenciais ou online, é fundamental para o cumprimento de todos os objetivos propostos. Para tal, ao longo das aulas serão proporcionados diversos momentos de análise de textos devidamente selecionados, de modo a fomentar a discussão em atividades individuais ou de grupo. Será dinamizada a discussão de casos concretos, em que a relação entre o ambiente e a sociedade seja conspícua, de modo a que desenvolvam e aprofundem valores de preservação do ambiente de forma a implementarem ações mais sustentadas na sua comunidade (Objetivos 1 a 5). Nesse sentido, o uso de metodologias de ensino que privilegiam a análise crítica de investigação realizada nesta área serão fundamentais para o cumprimento de todos os objetivos desta unidade curricular. Pretende-se, ainda, proporcionar momentos de aprendizagem diversificados, de modo a capacitar os estudantes para a conceção, gestão e implementação de atividades promotores de valores da cidadania, no âmbito da preservação do ambiente (Objetivos 6 e 7). Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (75h) é distribuída da seguinte forma: realização de trabalhos de pesquisa (15h); elaboração de trabalhos de grupo (25h); preparação de apresentações orais (5h); estudo para o teste (30h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, A. (2007). Educação Ambiental. A importância da dimensão ética. Livros Horizonte. Hadjichambis, A., Reis, P., Paraskeva-Hadjichambi, D., Cincera, J., Boeve-de Pauw, J., Gericke, N., Knippels, M-C. (2020). Conceptualizing Environmental Citizenship for 21st Century Education. Springer. Caride, J., & Meira, P. (2004). Educação Ambiental e Desenvolvimento Humano. Instituto Piaget. Gaudiano, E. (2006). Educação Ambiental. Instituto Piaget. UNESCO (2017). Education for Sustainable Development Goals - Learning Objectives. UNESCO. Vaz, S. G. (2016). Ambiente em Portugal. Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Observações