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Educação e Intervenção Socioeducativa pela Arte

Código: LESO10163    Sigla: EISA
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 48 Despacho n.º 12917/2016 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO2-A

Teórico-Práticas: 32,50

LESO2-B

Teórico-Práticas: 32,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Carlos Filipe de Almeida Colaço   2,00
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro Responsável
Ana Margarida Almeida de Pinho Neno Togtema Coordenação Científica
Jose Manuel Basto Soares Coordenação Científica
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica
Teresa Farmhouse Cavalheiro Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

a)    a) Refletir sobre os conceitos de Arte, Educação Pela Arte e Intervenção pela arte; 

b) Desenvolver a capacidade de pensar e agir criativamente;
c) Compreender a importância da criatividade e imaginação no Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais;
d) Dominar técnicas e metodologias de expressão artística;
e) Compreender o potencial de diferentes técnicas de expressão artística no trabalho de educação e intervenção socioeducativa.

Conteúdos programáticos

1. Arte, Educação e Intervenção Pela Arte
1.1. Fundamentos psicológicos.
1.2. Diferentes conceções teóricas.
2.O Papel do Imaginário e da Criatividade no Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais.
3. A Expressão Artística: o potencial de diferentes técnicas.
4. Projetos de Educação e/ou Intervenção Pela Arte em Diferentes Contextos Socioeducativos. 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

 O ponto 1 dos conteúdos programáticos, introduz os conceitos de arte, educação pela arte, intervenção pela arte e a reflecção sobre a importância do papel das artes na educação e intervenção socioeducativa (objetivo a). Com o ponto 2 dos conteúdos pretende-se sobretudo desenvolver a capacidade de pensar e agir criativamente e conhecer e compreender a importância da criatividade e imaginação no Desenvolvimento e Competências Pessoais e Sociais (objetivos b e c).
Com o ponto 3 pretende-se desenvolver a capacidade de dominar técnicas e metodologias de expressão artística (objetivo d). O ponto 4 permite compreender o potencial de diferentes técnicas de expressão artística no trabalho de educação e intervenção socioeducativa (objetivo e).



Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A avaliação será contínua e com apresentação de trabalhos escritos. A avaliação contínua envolverá a participação em actividades presenciais e de trabalho autónomo. Serão utilizadas diferentes metodologias: expositiva através da qual se abordará as temáticas principais; interrogativa de modo a fomentar a reflexão por parte do estudante; ativa surgirá como meio para o estudante experienciar uma vivência real sobre determinadas temáticas, partilhando a sua subjetividade com o outro, permitindo assim a integração mais eficaz dos conteúdos lecionados. Serão efetuadas discussões sobre as temáticas abordadas, bem como propostas tarefas que utilizarão metodologias criativas e expressivas, que permitam uma melhor integração dos conteúdos apresentados teoricamente.

Avaliação contínua: Trabalho sobre visita cultural 20%; Diário de bordo 50%; Presença e Participação nas aulas 30%.

O estudante poderá optar pelo modelo de exame final: 100%. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para que se responda a todos os objetivos optou-se pela utilização de diferentes metodologias: Através da metodologia expositiva pretende-se partilhar com os estudantes as teorias de autores de referência e contribuições recentes da ciência para as temáticas (Oa;Oc;Oe); a metodologia interrogativa estimula no aluno a reflexão e questionamento permitindo discussões sobre os temas abordados em aula e motivando para a pesquisa autónoma (Oa;Ob;Oc;Od; Oe). A metodologia ativa será uma componente com grande peso nesta unidade curricular e permitirá ao estudante aprender experienciando (Ob), mas também vivenciar e sentir os processos que são abordados apercebendo-se de dinâmicas pessoais ou de outros que o rodeiam (Oe). Ao participar ativamente nestes processos o estudante estará a aprender, criar e desenvolver técnicas criativas que poderá usar futuramente (Od; Oe).


Horas de trabalho autónomo distribuídas por: trabalho de pesquisa bibliográfica 15h; preparação de trabalho escrito 30h; enriquecimento cultural através de visitas a eventos artísticos 20h. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Lopes, C., Lucas, A. & Pais, N. (2015). E a Estética onde fica? Conversas Sobre Arte e Educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Santos, J. (2009). É através da via emocional que a criança apreende o mundo exterior. Lisboa: Assírio e Alvim. Sousa, A. (2003). Educação Pela Arte e Artes na Educação. Bases Psicopedagógicas. Lisboa: Instituto Piaget. SPAT (2011). Arte Viva. N.2 Lisboa: Sociedade Portuguesa de Arte Terapia Reis, R. (2003). Educação Pela Arte. Lisboa: Universidade Aberta. Tagarro, M., & Catarino, S. (2013). In Body and Soul. Art Therapy interventions with social excluded people living with HIV and AIDS. In. C. Malchiodi. (Coord.) Art Therapy and Healthcare (pp.184-195). New York: Guilford. Xavier, J. ( 2016). A Cultura na Vida de Todos os Dias. Porto: Porto Editora.