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Educação para a Saúde e Prevenção de Comportamentos de Risco

Código: LESO10164    Sigla: ESPCR
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 45 Despacho n.º 12917/2016 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO2-A

Teórico-Práticas: 15,00

LESO2-B

Teórico-Práticas: 15,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Paulino Gomes Rosa   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulino Gomes Rosa Responsável
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira Coordenação Científica
Marisa Sofia Monteiro Correia Coordenação Científica
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)


  • Definir os conceitos de educação, de ensino, de aprendizagem e de educação para a saúde;
  • Identificar os principais problemas de saúde prioritários para intervenção em educação para a saúde;
  • Conhecer a Educação para a Saúde nas suas diferentes dimensões; 
  • Entender as orientações Internacionais e Nacionais para o sector da Saúde;
  • Reconhecer a importância de Indicadores de Saúde relevantes; 
  • Identificar Teorias e Modelos de Educação para a Saúde;
  • Integrar a educação para a saúde nos projetos educativos.

Conteúdos programáticos


  • Bloco Temático - Educação para a saúde: desafios em pleno séc.XXI
    • Conceitos centrais e integrados de Educação em Saúde
    • Perspetiva evolutiva do conceito
    • Indicadores e metas em Saúde: sua importância
    • Teorias e Modelos de Educação para a Saúde
      • O empowerment como princípio básico na educação para a saúde
      • Determinantes da Saúde
  • 2º Bloco Temático - Intervenções educativas de educação para a saúde
    • A promoção de estilos de vida saudáveis ao longo do ciclo vital
      • Os comportamentos e as situações de saúde em risco
      • Projetos individuais e coletivos em Educação para a Saúde

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes. Incluem as principais abordagens sobre o conceito de Educação para a Saúde, associado a um conjunto de valores: qualidade de vida, saúde, solidariedade, equidade, democracia, cidadania, desenvolvimento, participação e parceria, entre outros.

Estas premissas apontam para a necessidade de que este profissional contribua para a formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, desenvolvendo uma postura ativa e coresponsabilizada em todas as dimensões da vida, incluindo a da saúde, entendida como recurso num contexto global da vida, como um meio de desenvolvimento de bem-estar.  


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Serão utilizados recursos como a leitura de textos e discussão em plenário, jogos pedagógicos que estimulem a interação e o desenvolvimento dos conceitos, teorias e modelos de intervenção apreendidos
A modalidade de avaliação é a de Avaliação Contínua, com os seguintes elementos:
    • trabalhos de grupo = 40%;
    • momento de avaliação individual = 60%.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias utilizadas favoreceram o desenvolvimento do perfil do Educador Social, perspetivando-se o desenvolvimento de competências cognitivas, práticas e comunicacionais, no sentido de procurar desenvolver nos utentes competências que lhes permitam uma positiva integração social no contexto em que vivem, bem como no sentido de informar, esclarecer e promover a sua participação. 
As competências cognitivas são desenvolvidas através da exposição participativa; as competências práticas e de comunicação, através da realização de trabalhos em grupo e integração nos projetos em desenvolvimento na ESE, bem como através de dinâmicas de grupo e apresentações orais a integrar/mobilizar em contexto de Estágio.
Nesta UC a carga média de trabalho autónomo do estudante (65h) é distribuída da seguinte forma:
    • Análise documental (10h);
    • Estudo de bibliografia específica (20h);
    • Trabalho em grupo (20h);
    • Elaboração de trabalho de avaliação individual (15h). 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Melo, P; (2020) Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública, ISBN 978-989- 752- 529Lisboa: Lidel.
  • Carvalho, A; et al.(2017) Referencial de Educação para a Saúde. Ministério da Educação ¿ Direção-Geral da Educação Direção-Geral da Saúde. 
  • Carvalho, A; Carvalho, G. (2006) Educação para a Saúde: conceitos, práticas e necessidades de formação. Loures: Lusociência.
  • Fernandes, M. (2008). A Saúde Também se Educa. Almada: Instituto Piaget. 
  • Matos, M. (2008). Consumo de Substâncias: Estilo de vida? À procura de um estilo?. Instituto da Droga e da Toxicodependência. Lisboa.
  • Ministério da Saúde (2003). Contributos para um plano nacional de saúde Orientações estratégicas. Lisboa: Autor.
  • Ministério da Saúde (2021). Plano Nacional de Saúde - Orientações estratégicas para 2021-2030. Lisboa: DGS .
  • Rodrigues, M.; Pereira, A.; Barros, T. (2005). Educação para a saúde formação pedagógica de educadores de saúde. Coimbra: Formasau.
  • Silva, M. (2017). Educação para a Saúde, Lisboa: Lidel. 

Observações