• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LESO10166
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estágio I ( Observação)

Código: LESO10166    Sigla: E I
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 46 Despacho n.º 12917/2016 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO2-A

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

LESO2-B

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 4,00
Tatiana Matos de Jesus Ferreira   2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 8,00
Luísa Maria da Silva Delgado   2,00
Perpétua Maria dos Santos Silva   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luísa Maria da Silva Delgado Responsável
Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira Coordenação Científica
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Refletir sobre situações onde a intervenção do Educador Social se revela pertinente;
2. Participar no processo de identificação de instituições e serviços de âmbito socioeducativo que possam receber os estudantes na qualidade de estagiários, no âmbito de protocolo a celebrar com a ESES;
3. Promover o contacto direto com realidades de intervenção do Educador Social;
4. Aprofundar o conhecimento sobre as funções do Educador Social em contextos socioeducativos concretos;
5. Iniciar a prática do diagnóstico em diferentes contextos socioeducativos;
6. Dominar e aplicar técnicas de caracterização de diferentes contextos socioeducativos;
7. Desenvolver capacidades analíticas e reflexivas sobre diferentes realidades e contextos profissionais da intervenção social.

Conteúdos programáticos

1. Questões teórico-práticas relativas ao processo de observação, caracterização e diagnóstico: contextos de atuação, dinâmicas organizacionais, áreas de intervenção e públicos alvo;
2. Princípios e procedimentos éticos da integração dos estudantes nos contextos de estágio;
3. Modelos e metodologias de trabalho em Educação Social aplicados aos diversos contextos socioeducativos;
4. As possíveis funções do Educador Social nesses diferentes contextos socioeducativos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos propostos vão ao encontro do processo de consolidação de competências de cariz profissionalizante exigíveis nesta etapa formativa, concretizando-se os objetivos de aprendizagem de forma transversal e contínua ao longo do semestre e do processo de Estágio. Propomos que os estudantes, acompanhados pela equipa docente, explorem campos de atuação da educação social desenvolvendo um conjunto de estratégias de observação (de forma direta e/ou indireta) que permitam caracterizar contextos e instituições e identificar necessidades/potencialidades. A interação com os contextos de estágio faz-se integrando permanentemente princípios éticos de atuação e pressupõe a iniciação a processos de diagnóstico, de forma teórica e empiricamente fundamentada, em que os estudantes consolidam competências e conhecimentos na aplicação de metodologias de investigação e de desenvolvimento de trabalho social.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

1. Sessões coletivas de aprofundamento de conteúdos em áreas fundamentais ao desenvolvimento dos estágios; definição das linhas orientadoras do processo de seleção de instituições; orientação do trabalho de pesquisa para caracterização e diagnóstico de realidades socioeducativas; promoção da discussão sobre princípios e procedimentos éticos; balanço a partir da informação recolhida sobre as experiências nos contextos de intervenção.
2. Sessões de supervisão com cada par de estágio. Avaliação contínua com base nos seguintes elementos obrigatórios:
- Tarefas preparatórias do processo de observação (5%);
- Operacionalização do processo de observação (5%);
- Apresentações orais ao grupo turma (15%);
- Relatório final (60% - Componente de grupo 30%; Componente individual 30%);
- Assiduidade e participação no processo de supervisão (8%);
- Autoavaliação (2,0%);
- Avaliação da instituição de estágio (5%);
NOTA: Classificação mínima na componente individual 8,0 valores.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Estágio I (Observação) é uma unidade curricular de natureza eminentemente prática promotora de competências de análise e reflexividade crítica, integrando conhecimentos técnico-científicos desenvolvidos ao longo do curso. Serão desenvolvidas sessões coletivas, participadas e dialógicas, em que se abordam diferentes conteúdos e se promove o desenvolvimento de competências transferíveis para a prática. Considera-se que esta abordagem (coletiva) favorece transversalmente o cumprimento dos objetivos de aprendizagem. Ao longo das sessões coletivas e das sessões de tutoria abordam-se as questões teórico-práticas que se colocam ao processo de observação e diagnóstico dos contextos de atuação, dinâmicas organizacionais, áreas de intervenção e populações alvo; discutem-se os princípios e procedimentos éticos na integração nos contextos de estágio e o papel do Educador Social em espaços específicos de intervenção, promovendo-se o desenvolvimento de uma perspetiva crítica e reflexiva sobre o processo formativo e sobre as possíveis funções do Educador Social em contextos socioeducativos diversos. O trabalho autónomo desta unidade curricular implica tarefas relacionadas com a preparação do processo de observação em áreas de intervenção e contextos institucionais específicos (5h); a elaboração de instrumentos a mobilizar no desenvolvimento do processo de observação (5h); o tratamento e análise da informação recolhida (7,5h); a preparação de apresentações orais (2,5h); a preparação e redação do relatório final (10h)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Banks, S. & Kirtsten, N. (Coord.) (2008). Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social, Coleção Educação e Trabalho Social, Nº 8. Porto: Porto Editora. Barros, R. & Fragoso, A. (2018), Investigação em Educação Social - prática e reflexão. UAlgarve Carvalho, A. D. e Batista, I. (2004). Educação Social, Fundamentos e Estratégias, Coleção Educação e Trabalho Social, Nº 1, Porto: Porto Editora. Correia, F., Martins, T., Azevedo, S., & Delgado, P. (2014). A Educação Social em Portugal: novos desafios para a identidade profissional. Interfaces Científica-Educação, 3(1), 113-124. Guerra, I. C. (2002). Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Ação, Cascais: Principia. Pappámikail, L., Delgado L. (eds.) (2021) "Educação Social: Diálogos entre a formação e a profissionalidade", Interacções, Vol.17(56) Romans, M., Petrus, A. & Trilla, J. (2003). Profissão: Educador Social, Porto Alegre: Artmed

Observações