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Educação Social e Animação Com Crianças e Jovens

Código: LESO10171    Sigla: ESACJ
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://apmgaleriavirtual.wordpress.com/
Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 36 Despacho n.º 12917/2016 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO3-A

Teórico-Práticas: 0,00

LESO3-B

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes   2,50
Tatiana Matos de Jesus Ferreira   1,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes Responsável
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro Coordenação Científica
Luis Aristides Ramalhete Vidigal Coordenação Científica
Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira Coordenação Científica
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1. Identificar e diferenciar características da ES e da ASC; O2. Caracterizar perfil e funções do/a educador/a social na ASC com crianças e jovens (CJ); O3. Analisar experiências e possibilidades de ASC com CJ em contextos de lazer e tempo livre; O4. Pesquisar e analisar estratégias (entre outras, de mediação), atividades e recursos para ASC com CJ; O5. Caracterizar práticas socioculturais de CJ num contexto específico de educação formal ou não formal da comunidade local, de forma a poder identificar i) interesses e expetativas, problemas e necessidades; ii) diferenças entre culturas e tensões decorrentes da diversidade sociocultural; O6. Desenvolver competências de planificação, implementação, avaliação e reformulação de atividades de animação e ciberanim@ção com CJ.

Conteúdos programáticos

CP1. Competências e funções do/a ES na ASC com CJ; CP2. Processos participativos e colaborativos, reflexivos, de negociação, acordo e compromisso, simulação de papéis, mediação-ação no trabalho com CJ; CP3. Contextos lazer e tempos livres: ateliês de tempos livres e instituições com atividades de enriquecimento curricular, campos de férias, museus, bibliotecas, ludotecas, associações juvenis, etc.; CP4. Diversidade de modalidades e áreas específicas de ASC, de subgrupos etários e socioculturais (nomeadamente com NEE); CP5. Estratégias de mediação entre recursos e potencialidades, interesses individuais e coletivos, no marco de uma educação para a justiça social, os direitos, a liberdade, a igualdade, a democracia, a inclusão, a solidariedade e outros valores humanos; CP6. Metodologias de desenho e desenvolvimento de projetos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Uma vez que esta UC vem na sequência da UC Metodologias de Animação Sociocultural, começa-se por relembrar os fundamentos da animação sociocultural, comparando características da animação sociocultural e da educação social, nomeadamente no trabalho do/a educador/a social com crianças e jovens, articulando-se os seguintes objetivos e conteúdos programáticos: O1, O2, O3, CP1, CP2, CP3. Os conteúdos programáticos CP4 e CP5 possibilitam um processo de pesquisa, apresentação e discussão de estratégias e experiências de animação com crianças jovens, permitindo o cumprimento dos objetivos O4 e O5. Pretende-se que, para além das estratégias e experiências de animação analisadas, as estudantes planifiquem atividades de animação com crianças e jovens de instituições socioeducativas da comunidade local, concretizando assim os O5 e O6, apoiando-se no conteúdo programático CP6. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologia de ensino teórico-prática, métodos são ativos e centrados nas estudantes. Exposição sistematizada de conteúdos, questionamento e discussão dos conteúdos, experimentação de métodos e técnicas na sala de aula, aplicação de aprendizagens através da planificação, implementação e avaliação de atividades de animação e/ou ciberanim@ção com CJ jovens no âmbito de projetos de ASC. Avaliação por frequência: prova escrita individual (40%); Trabalho de grupo DE planificação, implementação e avaliação atividades animação e/ou ciberanim@ção ou trabalho investigação com CJ na ESES ou na comunidade (30%); Participação ativa nas aulas e em todas as outras atividades realizadas (30%). Exame: provas escrita (60%) e oral (40%). Carga média trabalho autónomo:  Pesquisa, leitura e análise de informação (15h); Trabalho grupo e participação em atividades e projetos de animação e/ou ciberanim@ção (40h); Estudo para teste escrito (10h).



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Através da orientação do trabalho de pesquisa e desenvolvimento teórico e metodológico das atividades dentro e fora da sala de aulas, presencialmente e a distância são aprofundados conteúdos e facilitada a transferência dos conhecimentos para a prática, através da conceção, implementação e avaliação de atividades de animação e/ou ciberanim@ção com crianças e jovens. O Moodle é um espaço coletivo de discussão e partilha de saberes e experiêncas. Esta abordagem coletiva contribui transversalmente para o cumprimentos de todos os objetivos de aprendizagem.  

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Caballo, M. (2001). Los Educadores Sociales en la Animación Sociocultural. Pedagogia Social, 8, 199-207 Conselho da Europa (2004). All Different ¿ All Equal, Education Pack. Estrasburgo: European Youth Center Da Silva, A. (2016). Desenho e aplicação de um projeto de animação sociocultural para desenvolvimento psicoafectivo e sexual numa escola do Ensino Básico e Secundário. [Tese de Doutoramento]. Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Vigo Liamouri-Bajja, N. et al. (2012) Youth Transforming conflict. Estrasburgo: Yahel Oana |Conselho da Europa e Comissão Europeia Lafortune, J.-M. (2008). De la médiation à la médiaction : le double jeu du pouvoir culturel en animation. Lien social et Politiques, 60, 49-60. Palhares, J. (2008). Os sítios de educação e socialização juvenis. Experiências e Representações num contexto não escolar. Educação, Sociedade e Culturas, 27, 109-130; Viché, M. (2014). Ciberanimaç@o. www.marioviche.es, Valência : MVG