Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No final da UC os estudantes deverão:
1. Conhecer os desafios face ao envelhecimento e ao bem estar na sociedade contemporânea;
2.Compreender o envelhecimento bio-psico-social; ciclo de vida, as inter-idades e os acontecimentos de vida do idoso;
3. Conhecer o envelhecimento ativo e saudável e a qualidade de vida: multifatorial, multidimensional;
4. Conhecer níveis de funcionalidade e autonomia, tarefas do cuidar, as demências e a finitude da vida;
5 . Integrar as redes de apoio, os laços familiares, as equipas multidisciplinares e as respostas sociais.
6. Refletir sobre mitos, preconceitos e violências face aos idosos
7. Compreender as perspetivas sociológicas sobre o envelhecimento;
8. Integrar os diferentes tipos de literacia e a animação visando um desenvolvimento integral e promoção das idades avançadas;
9. Refletir criticamente no âmbito do novo envelhecimento, a nova sociedade, respostas, mudança social e a educação social.
Conteúdos programáticos
Ciclo de Vida e Identidade; Demografia do envelhecimento: duplo envelhecimento e esperança média de vida; Envelhecimento e desigualdades sociais; As inter-idades; O envelhecimento e respetivas tarefas de desenvolvimento; O envelhecimento bio-psico-social. Maturidade e Sabedoria; O envelhecimento ativo e saudável; A família e o Idoso: funções da família; a família prestadora de cuidados informais; A afetividade e a crise existencial da meia-idade; demências, transições e vulnerabilidades. A hospitalidade e a hospitalização. A estimulação sensorial e cognitiva; Luto e cuidados paliativos; As políticas e as respostas sociais de acompanhamento ao envelhecimento e o papel da Educação Social; Reflexão crítica e articulação com a intervenção da Educação Social no contexto vivencial do envelhecimento, da educação permanente, da ocupação socioeducativa do tempo livre e das tarefas do cuidar perante a autonomia ou nos diferentes níveis de dependência nas idades avançadas, em equipa.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O comportamento humano sofre ao longo da vida e
especificamente nas idades avançadas influências individuais mas também sociais,
de descriminação. Numerosos estudos têm acentuado o papel ativo e construtivo que cada ser humano pode ter na sua vida adulta, e como sénior, no seu próprio desenvolvimento afetivo e social. No trabalho social o educador social é um profissional que deverá articular teoria e prática para melhor conhecer e intervir junto deste público alvo.
Assim:
-Os conhecimentos teóricos da Psicologia e das Ciências Sociais alicerçam a competência da compreensão e a capacidade de articulação de conteúdos;
- A descrição das diferentes etapas de desenvolvimento, variáveis e condicionalismos alicerçam a competência de pesquisa e de investigação;
-O domínio das técnicas de animação alicerçam a competência de intervenção tanto na planificação como na execução;
- A reflexão crítica e a articulação de conteúdos alicerçam a competência auto-reflexiva e a capacidade de avaliar a intervenção.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Dada natureza da unidade curricular, recorrerá os/as docentes a momentos de exposição teórica e organização de tempos para debate e partilha das leituras realizadas e de visionamento de videos indicando atempadamente textos de suporte e os recursos aos diversos temas/projetos abordados. Os docentes apoiarão os alunos no estudo, organização e elaboração dos trabalhos teorico-práticos. Pretende-se colocar também os/as estudantes com projetos reais que possam constituir uma base de pesquisa, intervenção e investigação.Quanto
à avaliação os estudantes podem frequentar
esta UC através das modalidades de avaliação
contínua ou de exame final. A avaliação contínua dos alunos pressupõe a
regularidade de presença nas aulas e o cumprimento das tarefas propostas, considerando os seguintes elementos e
ponderações: 1. Exercício escrito individual (40% - mínimo 8 valores para
ponderação); 2. Trabalhos de grupos (25% T+25% TP); 3. Participação (10%). 100% semestre/ exame.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Quer o programa como os seus instrumentos de avaliação foram construídos e estruturados por forma a desenvolver as seguintes competências nos/as estudantes:
1.Uma atitude atenta e sensível aos processos psicológicos que sustentam e promovem o envelhecimento, assim como aos percursos singulares, com vista a uma prática informada, flexível e refletida, capaz de responder à complexidade das situações socioeducativas e a enquadrar a intervenção social numa relação humana de qualidade, eticamente responsável e cientificamente fundamentada.
2.Uma atitude de pesquisa alicerçada na leitura e na reflexão crítica sobre estes âmbitos etários e numa perspetiva de ciclo de vida.
3.Capacidade de colocar em diálogo os conhecimentos adquiridos com as demais áreas do na descoberta de um sentido comum que possa orientar a futura prática profissional e de investigação;
4.Meios de comunicação, trabalho em grupo e co-reflexão interpares com vista ao desenvolvimento de uma prática aberta, crítica, flexível e colaborativa com equipas multidisciplinares.
UC 125h totais; Horas de contacto 60h TP; Horas Trabalho autónono 65h elaboração de trabalhos temáticos e de projeto.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Aurízia, A. & Sousa, C. (Coord) (2020). Envelhecimento Ativo e Educação (II). Faro: Universidade do
Algarve.
Jacob, L. (2019). Minute book I international scientific conference of educational projects for seniors. Goias: RUTIS. Lopes, A. (2011) Ageing and social class: towards a dynamic approach Cambridge: University Press.
Observatório Dinâmicas Envelhecimento (2020). Visões sobre o Envelhecimento. IPB Editorial.
Pereira, F. (Coord) (2012). Teoria e Prática da Gerontologia. Viseu: Psicossoma.
Pinheiro, J. (Coord) (2021). Olhares
sobre o Envelhecimento - Estudos Interdisciplinares. Funchal:Universidade da Madeira
Pocinho, R. Carrana et al (2020). Envelhecimento como perspectiva Futura. Thomson Reuters Proview.
Requejo Osório, A. & Cabral Pinto, F. (Coord). (2007). As Pessoas Idosas - Contexto Social e Intervenção Educativa. Lisboa: Piaget. SNS (2017). Estrategia Nacional para o envelhecimento Ativo e Saudável 2017-2025. Lisboa. DGS.