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Estágio II (Desenho de Projeto)

Código: LESO10176    Sigla: EII
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 40 Despacho n.º 12917/2016 8

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO3-A

Ensino Prático e Laboratorial: 40,00

LESO3-B

Ensino Prático e Laboratorial: 40,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 6,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 13,00
Fernanda Maria Monteiro Pinheiro   3,25
Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira   3,25
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida   3,25
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro   3,25

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Responsável
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Identificar e analisar reflexivamente problemáticas e públicos-alvo de intervenção socioeducativa, mobilizando perspetiva interdisciplinar de conhecimentos e habilidades; 2. Estabelecer contactos institucionais formais para a realização de um estágio curricular, exibindo competências relacionais e éticas adequadas à postura profissional de um educador social em fase avançada de formação; 3. Desenvolver processos de diagnóstico organizacional e identificação de necessidades e potencialidades junto das populações alvo, com recurso a métodos e técnicas de investigação em ciências sociais 4. Desenhar projetos de intervenção dominando e operacionalizando modelos e metodologias de intervenção socioeducativa; 5. Aprofundar a discussão sobre princípios e procedimentos éticos do posicionamento dos estagiários na abordagem e integração nas instituições; 6. Abordar a evolução do campo profissional da Educação Social e desenvolver o saber profissional de forma técnica e científica abrangente.

Conteúdos programáticos

1.O processo de levantamento e seleção de instituições e serviços de âmbito socioeducativo; 2.Os critérios formais e técnico-científicos da organização e fundamentação de propostas de estágio; 3.Os princípios e procedimentos éticos na integração e participação na dinâmica das instituições de acolhimento dos estágios; 4.O estudo das características estruturais e dinâmicas de instituições bem como das características da população alvo; 5.O desenho de projetos de intervenção, partindo das características específicas da instituição ou serviço; 6.A construção de quadros teóricos de enquadramento dos projetos; 7.A identificação de recursos (humanos, físicos, materiais, financeiros) e estratégias para operacionalização; 8.O reconhecimento de espaços específicos de intervenção; 9.O desenvolvimento de uma perspetiva crítica e reflexiva sobre o processo formativo e sobre as possíveis funções do Educador Social em contextos socioeducativos amplos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos visam promover a consolidação de competências exigíveis nesta etapa, concretizando-se os 5º e 6º objetivos ao longo de todo o semestre. Propõe-se que os estudantes explorem o campo de atuação da educação social local desenvolvendo contactos de forma a proporem o contexto de estágio, aferindo as condições deste em acolher projetos de intervenção, respondendo aos 1º e 2º objetivos de aprendizagem. A integração no contexto, observando princípios éticos de atuação, pressupõe o desenvolvimento de processos de diagnóstico aprofundados, teórica e empiricamente fundamentados, em que os estudantes consolidam conhecimentos de metodologias de investigação, dando resposta ao 3º objetivo de aprendizagem. O 4º objetivo concretiza-se no desenho de um projeto que deve responder ao diagnóstico produzido anteriormente e em que devem ser mobilizadas competências de desenho e desenvolvimento de projetos (fundamentação, objetivos, estratégias, recursos, orçamento, modelos de avaliação).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Complementaridade entre sessões coletivas, presenciais e a distância (síncronas, máx. 20%), onde se mobilizam conhecimentos, se orienta o trabalho de pesquisa sobre problemáticas e metodologias de intervenção e se discutem princípios e procedimentos éticos e experiências vivenciadas em contexto de estágio e sessões tutoria regulares, individualmente e em grupo de supervisão com a respetiva orientadora. Pressupondo apenas avaliação contínua, consideram-se como elementos obrigatórios (cujos objetivos e componentes são oportunamente explicitados): Relatório de progresso (20%); Proposta de projeto (40%); Auto-avaliação (2,5%); Avaliação da Instituição de estágio (20%); Assiduidade e participação no processo de supervisão (17,5%).Reprovam à unidade curricular os estudantes que: nos elementos/componentes avaliativos individuais ou na avaliação da instituição de estágio obtenham uma classificação inferior a 9 valores.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A práxis do educador social assenta em competências de análise e reflexividade, em que participam conhecimentos técnico científicos desenvolvidos ao longo do curso e que encontram nesta UC oportunidade para serem mobilizados e aplicados aos processos de estágio. Nessa medida são oportunas sessões coletivas, participadas e dialógicas, em que se reveem conteúdos e se promove a sua transferibilidade prática. A orientação do trabalho de pesquisa e desenvolvimento teórico e metodológico beneficia do espaço coletivo de discussão e partilha (em pequeno e grande grupo e/ou com recurso a dinâmicas de grupo) efetuado de forma regular. Estas sessões contribuem para a elevação da qualidade dos estágios, por via da identificação de dilemas e fragilidades, bem como potencialidades comuns. Procura-se igualmente dinamizar em fases mais avançadas grupos de discussão em função das problemáticas de intervenção e/ou públicos-alvo, onde os estudantes abordam as especificidades dos seus processos de estágio. Esta abordagem coletiva é essencial ao cumprimento dos 1º, 2º, 3º e 4º objetivos em particular, e influi transversalmente no cumprimento dos restantes objetivos de aprendizagem. Não obstante se confira central importância aos tempos coletivos de construção de conhecimento e desenvolvimento de competências, consideram-se os momentos de acompanhamento individualizado e/ou em grupo de supervisão essenciais à cabal concretização dos objetivos da UC, justificando-se o recurso pontual a sessões a distância, menos disruptoras dos processo de estágio. Situando-se esta UC numa fase final da formação, em que se promove justamente a autonomização do estudante e se testam as suas competências de desenhar, desenvolver e avaliar projetos de intervenção socioeducativa, é nos espaços intersubjetivos de diálogo e acompanhamento que o 5º e 6º objetivos de aprendizagem se concretizam plenamente. Nestes tempos atende-se às especificidades de cada estudante e, mais ainda, às particularidades do seu processo de estágio, uma vez que dada a amplitude do campo profissional se registam variações assinaláveis do ponto de vista institucional, da problemática de intervenção, das características do público-alvo, do reportório de metodologias de intervenção, etc. Estas sessões individuais e em grupo de supervisão, contribuem igualmente, e de forma decisiva, no cumprimento dos 3º e 4º objetivos de aprendizagem, uma vez que é nestes momentos que se procede à revisão sistemática de documentos e processos e se identificam e analisam, com o(s) estudante(s), fragilidades e potencialidades, propondo-se percursos que maximizem a oportunidade formativa que a UC Estágio II constitui. O trabalho autónomo desta unidade curricular implica tarefas relacionadas com o aprofundamento bibliográfico (7,5h); a preparação das atividades de diagnóstico (5h); a preparação de apresentações orais (5h); o tratamento e análise dos dados recolhidos (7,5h); a preparação e redação dos produtos de avaliação (10h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Banks,S.&Kirtsten,N.(2008). Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social. Porto Ed. Caride, J. A., Gradaílle, R., & Caballo, M. B. (2015). De la pedagogía social como educación, a la educación social como Pedagogía. Perfiles educativos, 37(148), 04-11. Capul, M., Lemay, M. (2005). Da Educação à Intervenção social. Porto Ed. Carvalho, A.D.&Batista,I.(2004).Educação Social, Fundamentos e Estratégias. Porto Ed. Correia, F., Martins, T., Azevedo, S., & Delgado, P. (2014). A Educação Social em Portugal: novos desafios para a identidade profissional. Interfaces Científica-Educação, 3(1), 113-124.Guerra, I. C. (2000). Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Ação. Principia; Pappámikail, L., Delgado L. (eds.) (2021) "Educação Social: Diálogos entre a formação e a profissionalidade", Interacções, Vol.17(56); Romans, M., Petrus, A. & Trilla, J. (2003). Profissão: Educador Social. Artmed; Barros, R. & Fragoso, A. (2018), Investigação em Educação Social - prática e reflexão. UAlgarve