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Estagio III (intervenção e Avaliação)

Código: LESO10177    Sigla: EIII
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 41 Despacho n.º 12917/2016 30

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO3-A

Ensino Prático e Laboratorial: 40,00

LESO3-B

Ensino Prático e Laboratorial: 40,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 8,76

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 17,52
Fernanda Maria Monteiro Pinheiro   4,38
Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira   4,38
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida   4,38
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro   4,38

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Responsável
Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira Coordenação Científica
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Analisar criticamente projetos de intervenção socioeducativa, a sua pertinência, adequação e aplicabilidade;
2. Refletir continuamente sobre a prática profissionalizante através da experiência de formação;
3. Desenvolver a autonomia na implementação e avaliação de projetos de intervenção;
4. Saber aplicar métodos adequados de avaliação de projetos de socioeducativos;
5. Aprofundar a discussão sobre o posicionamento profissional e deontológico do Educador Social;
6. Apresentar publicamente projetos de intervenção socioeducativa, discutindo fundamentos, práticas e resultados;
7. Ampliar a confiança relativamente ao papel do educador social no seio da comunidade envolvente.

Conteúdos programáticos

1.Os critérios formais e técnico-científicos da organização e fundamentação de propostas de estágio;
2.A integração ativa de propostas de intervenção nos contextos institucionais e comunitários, com procedimentos adequados;
3.A adequação de procedimentos, recursos e estratégias de intervenção previstas;
4.A operacionalização de metodologias adequadas ao desenvolvimento e avaliação do processo de intervenção;
5.O aprofundamento de recursos técnicos e teóricos que permitam adequar o posicionamento e prática profissionalizantes;
6.A identificação e integração de procedimentos éticos inerentes ao exercício do trabalho social e educativo, nas situações concretas ao longo do processo de estágio;
7.A discussão, de modo articulado, sistemático e criativo, de contributos teoricamente fundamentados relativos a cenários e práticas da intervenção profissional do Educador Social.
8.A apresentação pública do processo de intervenção, suas etapas e resultados.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos propostos vão ao encontro do processo de consolidação de competências de cariz profissionalizante exigíveis nesta etapa formativa, concretizando-se os 2.º e 6.º e 7.º objetivos de aprendizagem de forma transversal e contínua ao longo do semestre. Assim, propõe-se que os estudantes, com uma autonomia supervisionada, procedam à implementação de projetos de intervenção, dando resposta aos 1.º, 2.º e 3.º objetivos. A implementação de projetos e a sua  avaliação, planeada antecipadamente de um modo refletido e coerente, respondem aos objetivos 3.º e 4.º. A apresentação pública dos projetos permite concretizar o 6º objetivo de aprendizagem. Ao longo de todo o semestre, procede-se a uma reflexão teórica e empírica e eticamente estruturada sobre o papel do educador social nos campos em que o/a estagiário/a se encontra a agir, bem como sobre o seu papel na comunidade envolvente, o que permite uma ligação entre a transversalidade dos conteúdos programáticos e os objetivos 5.º e 7.º.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Complementaridade entre sessões coletivas, presenciais e a distância (síncronas, máx. 25%): sessões coletivas de mobilização de conhecimentos em áreas fundamentais; de orientação da pesquisa sobre problemáticas e metodologias de intervenção e avaliação; discussão de princípios e procedimentos éticos e  das experiências vivenciadas em contexto de estágio; Sessões de tutoria regulares e sistemáticas, quer individuais quer em grupo de supervisão com a respetiva orientadora (presenciais e com recurso a EaD). Desenvolvimento de atividades formativas propostas pela equipa docente. Consideram-se como elementos obrigatórios (cujos objetivos e dimensões são oportunamente explicitados): Proposta de estágio (20%); Relatório Final (40%)*; Apresentação Pública (15%); Autoavaliação (1,5%); Avaliação pela Instituição de Estágio (15%)*; Assiduidade e participação no processo de supervisão (8,5%)*.*A conclusão da UC está condicionada à obtenção de 9 valores nos elementos destacados.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Estágio III é uma unidade curricular de natureza eminentemente prática. Ainda assim, a práxis do educador social assenta em competências de análise e reflexividade, em que participam conhecimentos técnico-científicos desenvolvidos ao longo do curso e que encontram, no espaço letivo desta UC, oportunidade de serem mobilizados e aplicados aos processos empíricos que os estudantes estão a experimentar. Nessa medida, são oportunas várias sessões coletivas, como os seminários, participadas e dialógicas, em que se reveem alguns conteúdos e se promove a sua transferibilidade prática. Do mesmo modo, a orientação do trabalho de pesquisa e desenvolvimento teórico e metodológico dos processos individuais beneficia do espaço coletivo de discussão e partilha (em pequeno e grande grupo e/ou com recurso a dinâmicas de grupo) efetuado de forma sistemática e regular. Estas sessões contribuem para a elevação da qualidade dos processos de estágio nas suas diversas fases, por via da identificação de dilemas e fragilidades, bem como potencialidades comuns. Com efeito, procura-se igualmente dinamizar, em fases mais avançadas do processo, grupos de discussão em função das problemáticas de intervenção e/ou públicos-alvo, onde de forma mais precisa os estudantes abordam as especificidades dos seus processos de estágio. Esta abordagem coletiva é essencial ao cumprimento dos 5.º e 7.º objetivos em particular, e influi transversalmente no cumprimento dos restantes objetivos de aprendizagem. Não obstante se confira nesta UC central importância aos tempos coletivos e partilhados de construção de conhecimento e desenvolvimento de competências, consideram-se os momentos de acompanhamento individualizado, em estreito contacto com as instituições, mas também em grupo de supervisão, essenciais à cabal concretização dos objetivos da UC. Situando-se esta UC numa fase final da formação, em que se promove justamente a autonomização do estudante e se testam as suas competências de desenhar, desenvolver projetos de intervenção socioeducativa, é nos espaços intersubjetivos de diálogo e acompanhamento que os 1.º, 2.º, 3.º, 4.º e 6.º objetivos de aprendizagem se concretizam plenamente. Nestes tempos, atende-se às especificidades de cada par de estágio e, mais ainda, às particularidades do processo de estágio de cada estudante, uma vez que, dada a amplitude do campo profissional, se registam variações assinaláveis do ponto de vista institucional, da problemática de intervenção, das características do público-alvo, do reportório de metodologias de intervenção, etc. O trabalho autónomo desta unidade curricular implica tarefas relacionadas com o aprofundamento bibliográfico (25h); a preparação das atividades dos projetos de intervenção (70h); o registo diário das atividades realizadas no estágio (70h); a preparação de apresentações orais (20h); o tratamento e análise dos dados recolhidos (70h); a preparação e redação dos produtos de avaliação (50h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Banks,S.&Kirtsten,N.(2008). Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social. Porto Ed. Caride, J. A., Gradaílle, R., & Caballo, M. B. (2015). De la pedagogía social como educación, a la educación social como Pedagogía. Perfiles educativos, 37(148), 04-11. Capul, M., Lemay, M. (2005). Da Educação à Intervenção social. Porto Ed. Carvalho, A.D.&Batista,I.(2004).Educação Social, Fundamentos e Estratégias. Porto Ed. Correia, F., Martins, T., Azevedo, S., & Delgado, P. (2014). A Educação Social em Portugal: novos desafios para a identidade profissional. Interfaces Científica-Educação, 3(1), 113-124.Guerra, I. C. (2000). Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Ação. Principia; Pappámikail, L., Delgado L. (eds.) (2021) "Educação Social: Diálogos entre a formação e a profissionalidade", Interacções, Vol.17(56); Romans, M., Petrus, A. & Trilla, J. (2003). Profissão: Educador Social. Artmed; Barros, R. & Fragoso, A. (2018), Investigação em Educação Social - prática e reflexão. UAlgarve

Observações