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Matemática Aplicada à Gestão

Código: LGEB10101    Sigla: MAG
Área Científica: Métodos Quantitativos

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Métodos Quantitativos

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 238 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 5,5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-TC

Teórico-Práticas: 58,00

GE-1-D-PL

Teórico-Práticas: 62,50

GE-1-D-TB

Teórico-Práticas: 54,00

GE-1-D-TA

Teórico-Práticas: 54,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 3 12,00
António Miguel Viriato Soares Lopes - ESGT   12,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Miguel Viriato Soares Lopes - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A estrutura programática desta unidade curricular tem como objetivos proporcionar aos alunos uma preparação quantitativa e a aquisição de conhecimentos nas seguintes temáticas: álgebra linear, cálculo diferencial e integral com funções reais de uma única variável real e programação linear. Pretende-se que os alunos desenvolvam a sua capacidade analítica e de raciocínio abstrato, tendo consequentemente uma maior facilidade para a formulação e resolução de problemas. A aprendizagem dos conteúdos ministrados, revelar-se-á num instrumento de mais-valia para a compreensão de outras temáticas quantitativas abordadas nesta licenciatura.

Conteúdos programáticos

1. Álgebra Linear
1.1 Matrizes
1.1.1 Definições e Generalidades
1.1.2 Operações Elementares e Característica da Matriz
1.1.3 Sistemas de Equações Lineares
1.1.4 Inversão de Matrizes
1.2 Determinantes: Definições e Generalidades
1.2.2 Propriedades
1.2.3 Regra de Sarrus
1.2.4 Teorema de Laplace
1.3 Resolução de sistemas de equações lineares: Regra de Cramer; método: explicitação e Gauss-Jordan
2. Programação linear
2.1 Definições
2.2 Formulação Matemática
3.Método Gráfico

3.1 Outras Situações¿
3.2 Exercícios de Representação Gráfica
3. Bases Teóricas do Método do Simplex
3.1 Forma Geral e Forma Padrão de um Modelo de PL
4. Método do Simplex
4.1 Quadro do Simplex
4.2 Algoritmo do Simplex ¿ RF de ¿¿¿ ¿ Problema dos Petróleos
4.3 Método das Duas Fase: Restrições Funcionais de ¿=¿ e ¿¿¿
4.4 Outras Situações
5. Versão Matricial do Método do Simplex
6. Versão Dual do Simplex

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos estão em linha com os objetivos da unidade curricular dado que o programa foi concebido para abordar diferentes temáticas de métodos quantitativos bem como a sua aprendizagem. As metodologias implementadas apresentam igualmente uma relação estreita com os objetivos propostos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

1.- Exposição da matéria teórico/prática com recurso a casos práticos;
2.- Resolução de fichas de exercícios referentes a cada tópico do programa;
3.- Disponibilização de material de apoio para uma maior assimilação dos conceitos e temas propostos;
4.- Interação permanente com os alunos com o objetivo de rever de forma breve os conceitos principais ministrados na aula anterior;
5.- Incentivar os alunos para a implementação das metodologias expostas na resolução de problemas.
A avaliação contínua será feita com duas provas escritas com igual ponderação e com nota mínima de 7,5 valores. Os alunos que não obtenham o valor mínimo de 9,5 serão sujeitos a exame final (exclusivamente prova escrita - sem prova oral). Apenas serão admitidos à avaliação contínua, os alunos que tenham uma assiduidade mínima de 66% (2/3 das aulas) caso contrário serão avaliados por exame.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se que os alunos adquiram competências nesta unidade curricular. Para o efeito os alunos têm de aprender a resolver exercícios sobre as diversas temáticas, exercícios esses presentes nas diversas fichas práticas. O regime de avaliação foi concebido para medir até que ponto as competências foram de facto assimiladas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

"Ferreira,M.,Amaral,I. (2008). Matemática Álgebra Linear Vol. I - Matrizes e Determinantes (7ª Edição). Edições Sílabo;
"Hillier,S.,Lieberman,J.(2012). Introduction to Operations Research (9th Edition). McGraw-Hill, New York;
"Haeussler,F.,Paul, R., Wood, R. (2011). Introductory Mathematical Analysis for Business, Economics and the Life and Social Sciences (13 Edition). Pearson Education International Edition;
"Harshbarger, R.,Reynolds,J. (2006). Matemática Aplicada - Administração, Economia e Ciências Sociais e Biológicas (7ª Edição). Editora McGraw-Hill;
Ramalhete, M.; Guerreiro, J.; Magalhães, A. (1984). Programação Linear, Vol. 1. McGraw-Hill de Portugal;
Bazaraa, M.; Jarvis, J.; (1977). Linear Programming and Network Flows. Ed. John Wiley & Sons
Levin, R.; Rubin, D.; Stinson, J.; (1986) Quantitative Approaches to Management, (6th edition), McGraw-Hill.

Material elaborado pelo docente:
Fichas de exercícios e sua resolução
Folhetos das apresentações das aulas
Sebenta da Unidade Curricular