Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Sensibilizar os estudantes para uma unidade curricular eminentemente de raciocínio mental e
de procedimentos.
Competências Intelectuais:
Capacidade de tomada de decisões e de implementação no âmbito de operações de
investimento e de financiamento.
Competências Práticas:
Dominar os princípios fundamentais de matemática financeira;
Conhecer os diversos regimes de capitalização e conseguir comparar e diferenciar;
Distinguir as várias taxas de juro existentes;
Utilizar o conceito de renda no tratamento de sucessões de capitais que se vencem
periodicamente ao longo do tempo;
Simular e negociar empréstimos e os seus reembolsos de capital e pagamento dos juros.
Conteúdos programáticos
1. Conceitos Base
2. Regimes de capitalização
3. Taxas de Juro Efetivas e Taxas de Juro Nominais
4. Equivalência de Valores generalizados a N Capitais
5. Rendas Financeiras
6. Empréstimos Indivisos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Este ramo da matemática aplicada tem por objetivo a introdução do raciocínio matemático no
estudo de operações financeiras a curto, médio e longo prazo e, é indispensável na prática
profissional do gestor, quer a sua atividade se situe ao nível micro económico, com especial
referência à gestão empresarial, quer a sua ação se desenvolva ao nível macroeconómico de
âmbito sectorial ou nacional.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O sistema de avaliação adotado na unidade curricular é a avaliação contínua, conforme
definido no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos em vigor, o qual implica a
frequência de pelo menos 2/3 do número total de horas efetivamente ministradas. Realizarse-á durante o semestre um teste sobre o conteúdo programático desenvolvido nos capítulos
2 e 3 e um segundo teste com toda a matéria lecionada a marcar posteriormente. A
ponderação a utilizar na avaliação final será de 35% para o 1.º teste e 65% para o 2.º teste.
Serão dispensados de exame os alunos que obtenham na avaliação periódica uma nota não
inferior 10 valores. Todas as avaliações terão que ter uma classificação igual ou superior a 7 (sete) valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Na preparação matemática do gestor assume posição relevante o estudo do cálculo financeiro.
O cálculo financeiro é um conjunto de modelos e ferramentas matemáticas que permitem
entender a lógica das operações financeiras a curto, médio e longo prazo, desta forma, torna-se indispensável no dia-a-dia de um gestor público. De facto, as decisões que se tomam com
base em critérios económicos apoiam-se frequentemente em modelos matemáticos dinâmicos
cuja construção e manuseamento exigem, em certos casos, a utilização do cálculo financeiro.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
CADILHE, M., Matemática Financeira Aplicada, Edições Asa, 1995.
CANADAS, N., A Matemática do Financiamento e das Aplicações de Capital. 1ª ed. Lisboa :
Plátano Editora, 1998.
LISBOA, J. V., AUGUSTO, MÁRIO, Cálculo Financeiro, 2ª ed., Vida Económica, 2019
MASIÉRI, W., Mathématiques Financières, Editions Sirey, 5ª ed., 1989.
MATEUS, J. M. A., Cálculo Financeiro. 5ª ed. Lisboa : Edições Sílabo, 1999.
MATEUS, J. M. A., Exercícios de Cálculo Financeiro. 5ª ed. Lisboa : Edições Sílabo, 1999.
Matias, F., Martins, A, Monteiro, C., Matemática Financeira ¿ Teoria e Prática, Edições Sílabo,
Lda., 1ª ed., 2020
MATIAS, ROGÉRIO, Cálculo Financeiro ¿ Teoria e Prática, Escolar Editora, 6ª ed., 2018
RODRIGUES, A. e NICOLAU, I., Elementos de Cálculo Financeiro. Lisboa : Edições Rei dos Livros,
1983.
QUELHAS, ANA PAULA, CORREIA, FERNANDO, Manual de Matemática Financeira, 4ªed.,
Editora Almedina, 2017.