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Macroeconomia

Código: LGEB10109    Sigla: MAC
Área Científica: Economia

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 132 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 4,5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-1-D-PL

Teórico-Práticas: 42,00

GE-1-D-TB

Teórico-Práticas: 43,33

GE-1-D-TA

Teórico-Práticas: 43,33

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Luíz Filipe Martins Rainha - ESGT   6,00
Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD]   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luíz Filipe Martins Rainha - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular pretende proporcionar uma introdução à teoria macroeconómica. Procura-se compreender a realidade económica do país, bem como o funcionamento da economia nacional com o resto do mundo. É esperado que os estudantes obtenham competências no uso de técnicas e instrumentos de análise que lhe permitam compreender os mecanismos de funcionamento da atividade económica e os diversos circuitos económicos.


Conteúdos programáticos

1. Porquê estudar Macroeconomia
2. Contabilidade Nacional
3. Modelos Keynesianos
4. Mercado Real e Mercado Monetário
5. Equilíbrio Macroeconómico em Economia Aberta
6. Crescimento Económico

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A divisão dos conteúdos programáticos em seis capítulos pretende abarcar os aspetos tidos como fundamentais na introdução ao estudo da macroeconomia. Em cada um destes capítulos são fornecidos aos alunos conhecimentos necessários para alcançar os objetivos estabelecidos, designadamente no uso de técnicas e instrumentos de análise para melhor compreenderem as teorias base da macroeconomia.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A unidade curricular integrará o estudo de conceitos e técnicas de análise macroeconómica no âmbito de cada capítulo, acompanhadas pela resolução de exercícios práticos, bem como a realização de um trabalho individual, que será entregue ao professor em data previamente estabelecida. Esta unidade curricular requer uma intensa participação dos estudantes na resolução de exercícios práticos. Tal, permite uma aprendizagem interativa e aplicativa.
A avaliação será realizada através de teste escrito (80%) e da realização de um trabalho pratico individual (20%). Nesta avaliação os alunos têm de obter nota mínima de 8 valores na frequência para serem avaliados neste âmbito. 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O foco em técnicas de aprendizagem participativa permite que os alunos apliquem na prática os conceitos teóricos que são expostos no decurso das aulas. Na prática, haverá uma exposição teórica inicial dos conceitos e das técnicas de análise acerca de cada capítulo, pelo professor. Depois, serão resolvidos exercícios práticos acerca desse mesmo capítulo, que ajudarão os alunos a compreender aqueles diferentes conceitos e técnicas, sempre com o acompanhamento personalizado do professor.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barbosa, A. Pinto (2012) Macroeconomia, Fundação Calouste Gulbenkian.
Burda M., Wyploz C. (2011) Macroeconomics, A European Text 6th Edition, Oxford University Press.
(versão em português: Macroeconomia: uma visão europeia, edição Verlag Dashofer, 2011).
Krugman, P, Wells R. (2009) Macroeconomics, Worth Publishers.
Samuelson, P, Nordhaus, W. (2011) Macroeconomia, 19ª ed, McGraw-Hill. 

Observações